Chikungunya: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Chikungunya é uma doença febril causada pelo alphavirus transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, causando sintomas como febre alta, calafrios, dor intensa nas articulações, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas na pele.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esta arbovirose, assim como a dengue e a Zika, possuem sintomas semelhantes, no entanto, a dor nas articulações é mais intensa, além de poder provocar sequelas, como rigidez articular e dor no corpo, que podem persistir por anos. 

Leia também: Como identificar o Aedes aegypti (mosquito da dengue) tuasaude.com/como-identificar-o-mosquito-da-dengue

Em caso de suspeita de Chikungunya é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral para iniciar o tratamento mais adequado, que geralmente envolve repouso, aumento da ingestão de líquidos e remédios para aliviar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de Chikungunya

Os principais sintomas de Chikungunya são:

  • Febre alta e calafrios;
  • Dor intensa nas articulações ou dor muscular; 
  • Manchas vermelhas no tronco, braços, pernas e rosto;
  • Coceira nas palmas das mãos ou sola dos pés, ou por todo corpo;
  • Inchaço no rosto, mãos e pés;
  • Dor de cabeça ou dor atrás dos olhos;
  • Ínguas no corpo; 
  • Dor abdominal, diarreia ou vômitos; 
  • Olhos vermelhos e lacrimejando.

A febre alta e a dor muscular normalmente são os primeiros sintomas de Chikungunya, surgindo cerca de 3 a 7 dias após a picada do mosquito, seguida pela dor intensa nas articulações. 

Essa dor nas articulações tende a ser intensa, prejudicando nas tarefas diárias e afetando de forma simétrica os dois lados do corpo, principalmente as mãos, cotovelos, tornozelos e joelhos. Saiba identificar todos os sintomas de Chikungunya e a sua duração.

Além disso, quando grave, a Chikungunya também pode afetar órgãos como o cérebro, coração ou rins, causando complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou meningite. 

Quais são as fases da Chikungunya?

Após a picada do mosquito Aedes aegypti, o vírus da Chikungunya fica encubado no corpo por cerca de 3 a 7 dias, até o surgimento dos primeiros sintomas, dando início à fase aguda da infecção, que pode durar de 5 a 10 dias.

Geralmente, os sintomas, principalmente a dor nas articulações, duram cerca de 1 a 3 semanas, podendo persistir por até 3 meses, sendo a fase pós-aguda da Chikungunya.

Já a fase crônica da Chikungunya é caracterizada pela dor nas articulações que dura mais de 3 meses. 

Em caso de suspeita de Chikungunya é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral para uma avaliação e iniciar o tratamento apropriado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de Chikungunya é feito pelo infectologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, principalmente a febre alta e a dor intensa em várias articulações.

Marque uma consulta com o infectologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Exames que identificam a Chikungunya

Os principais exames que identificam a Chikungunya são:

  • RT-PCR: principalmente durante a fase aguda da infecção, nos primeiros 5 dias após o início dos sintomas;
  • Sorologia viral por ELISA ou anticorpo fluorescente indireto (IFA): detecta anticorpos anti-Chikungunya IgM, presentes de 5 dias a várias semanas após o início dos sintomas, ou IgG presente de 2 a várias semanas.

Além disso, o médico deve solicitar um hemograma completo para ajudar no diagnóstico, já que a Chikungunya, a dengue e a Zika possuem sintomas semelhantes.

Na Chikungunya é mais comum observar uma diminuição da quantidade de linfócitos no sangue, chamada linfopenia, enquanto na dengue é mais comum de ocorrer a diminuição de neutrófilos e plaquetas do sangue.

Diferença entre Chikungunya, dengue e Zika

Tanto a Chikungunya quanto a dengue e a Zika são arboviroses causadas pela picada do mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

No entanto, a Chikungunya é causada pelo alphavírus da família Togavírus, enquanto a dengue é causada pelo Flavivírus sorotipos DENV-1, 2, 3 ou 4, e a Zika pelo vírus ZIKV.

Além disso, apesar dos sintomas serem semelhantes, existem diferenças, como a febre da Chikungunya é alta e surge de forma repentinas. Já na dengue, a febre é alta e está sempre presente, enquanto na Zika a febre pode estar presente mas é baixa. Saiba diferenciar os sintomas de dengue, Zika e Chikungunya.

Outra diferença é que a Chikungunya causa dor intensa em várias articulações ao mesmo tempo, de forma simétrica, ou seja, nos dois lados do corpo, enquanto a dengue causa dor moderada nas articulações, e a Zika pode causar dor leve.

Leia também: Dengue, Zika ou Chikungunya: qual a diferença? tuasaude.com/pode-nao-ser-dengue

Como acontece a transmissão

O vírus da Chikungunya é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que é o mesmo transmissor da dengue e Zika, acontecendo após o mosquito ter adquirido o alphavírus ao se alimentar do sangue de uma pessoa doente.

No entanto, a Chikungunya pode também ser transmitida da gestante para o bebê ou por meio de transfusão de sangue, no entanto essas formas de transmissão são mais raras.

Como é feito o tratamento

O tratamento da Chikungunya deve ser feito com orientação do infectologista ou clínico geral de acordo com a fase da doença e gravidade dos sintomas.

1. Tratamento da fase aguda 

Na fase aguda Chikungunya, nas primeiras semanas da infecção, o médico pode indicar o uso de remédios antitérmicos e analgésicos, como paracetamol ou dipirona, para aliviar os sintomas.

Remédios anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e diclofenaco, e AAS geralmente não são indicados devido ao risco de sangramento nos primeiros nos primeiros 2 dias do início dos sintomas, ou até 14 dias caso ainda exista a suspeita de dengue.

Além disso, é importante repousar, aumentar a ingestão de líquidos e fazer uma alimentação leve e anti-inflamatória. Veja a lista completa de alimentos anti-inflamatórios.

Leia também: 10 remédios caseiros para Chikungunya (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-febre-chikungunya

2. Tratamento da fase crônica

Na fase crônica da Chikungunya, o tratamento das sequelas pode envolver o uso de outros medicamentos, como corticoides ou hidroxicloroquina, que devem ser utilizados apenas com orientação médica. Entenda melhor para que serve a hidroxicloroquina.

Possíveis sequelas

As principais sequelas da Chikungunya são:

  • Dor nas articulações e outras partes do corpo;
  • Inchaço;
  • Dificuldade de movimentar as articulações;
  • Alterações do humor;
  • Pressão baixa ao mudar de posição.

Embora os sintomas da Chikungunya geralmente desapareçam com a melhora da infecção, as sequelas podem persistir por até 6 anos ou mais.

Assim, em caso de suspeita de sequelas da Chikungunya, é recomendado consultar o infectologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e, se necessário, iniciar o tratamento. Confira outras sequelas da Chikungunya e como tratar.

Como prevenir

A prevenção da Chikungunya pode ser feita por meio de medidas para evitar a picada pelo mosquito, como o uso de repelentes, telas nas janelas e mosquiteiros sobre as camas.

Além disso, é importante adotar outras medidas para controlar a proliferação dos mosquitos transmissores, como eliminar reservatórios de água parada em casa e o uso de inseticidas. Veja mais medidas para prevenir doenças como a Chikungunya.

Vídeos relacionados

O que fazer para RECUPERAR mais rápido DA DENGUE

07:10 | 188.233 visualizações

PARA A DENGUE NÃO TE PEGAR

02:51 | 43.864 visualizações

CHIKUNGUNYA: Tratamento para aliviar a dor RÁPIDO! | Marcelle comenta #9

01:04 | 360.056 visualizações

Repelente natural para afastar os mosquitos

02:28 | 143.205 visualizações