As cianobactérias são um grupo de bactérias que obtém energia por meio da fotossíntese, o que é possível devido à presença de pigmentos como clorofila A, ficoeritrina, ficocianina e carotenoides.
Essa bactérias podem ser encontradas principalmente em água doce, no entanto pode também se desenvolver na água do mar, sedimentos, rochas e solos.
A presença de grandes de cianobactérias pode ser associada à presença de grandes quantidades de toxinas, que podem interferir diretamente na saúde das pessoas. Dessa forma, é importante evitar o contato e consumo de água em que possa ser observada a presença da camada verde, já que é indicativo de contaminação.
O que podem causar
As cianobactérias podem causar problemas para a saúde devido às toxinas que produzem, as cianotoxinas, que podem contaminar água e alimentos. Assim, ao ingerir água ou alimentos contaminados pelas cianotoxinas, é possível haver contaminação e o desenvolvimento de sintomas de acordo com a quantidade de toxina consumida.
Principais sintomas
Os sintomas de contaminação por cianobactérias podem variar de acordo com o tipo de toxina:
- Hepatotoxina, que atuam diretamente no fígado, interferindo no seu funcionamento e resultando no aumento desse órgão, vômitos e hemorragias, o que pode levar à morte num intervalo de poucas horas a poucos dias caso o tratamento não seja iniciado;
- Neurotoxinas, que atuam no sistema nervoso e podem resultar em convulsão e alterações respiratórias, podendo levar à parada respiratória e morte poucos minutos a horas após a ingestão de grandes quantidades de toxinas;
- Dermatoxinas, que provocam lesões na pele, o que poderia favorecer a ocorrência de infecções secundárias.
Além disso, a exposição prolongada e frequente a pequenas quantidades de toxina podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer a longo prazo. Assim, caso a pessoa seja exposta a pequenas quantidades de hepatotoxina ao longo do tempo, há maior risco de desenvolvimento de câncer do fígado, por exemplo.
A maioria dos casos de intoxicação por cianotoxinas acontecem em animais, no entanto existem casos de intoxicação em humanos por essas toxinas, sendo considerados graves.
O que fazer
Para evitar os possíveis efeitos das cianobactérias no organismo, é importante que se tenha atenção à qualidade da água, avaliando cheiro e cor e evitando o contato e o consumo de água ou alimentos, que estiveram em contato com essa água, que aparentam estar contaminados.
No caso de contato ou ingestão de água potencialmente contaminadas por cianobactérias, é importante que a pessoa vá ao posto de saúde ou hospital mais próximo para que sejam feitos exames que ajudem a avaliar os níveis de toxina presentes no organismo e funcionamento dos órgãos e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado caso haja necessidade. Veja também como tornar a água própria para o consumo.