Ciatalgia é a dor no nervo ciático, podendo causar sintomas como dor no fundo das costas, sensação de dormência ou formigamento em um lado do glúteo ou em uma perna, ou dificuldade para andar.
A ciatalgia é um sintoma que, na maior parte dos casos, é causada por uma compressão ou inflamação do nervo ciático devido a hérnia de disco, bico de papagaio ou lesões.
Leia também: Nervo ciático inflamado: sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/nervo-ciatico-inflamadoO tratamento da ciatalgia é feito pelo ortopedista ou clínico geral e, normalmente, envolve o uso de anti-inflamatórios ou analgésicos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Sintomas de ciatalgia
Os principais sintomas de ciatalgia são:
- Dor na coluna lombar;
- Dor que irradia para uma nádega ou perna;
- Sensação de choques ou queimação no glúteo ou perna;
- Formigamento, como se fosse alfinetadas ou agulhadas;
- Dormência na perna ou glúteo:
- Rigidez ou dificuldade para movimentar ou endireitas as costas.
Além disso, a ciatalgia pode causar fraqueza ou sensação de peso em uma perna, dificuldade para andar ou para ficar sentado ou em pé por muito tempo. Veja outros sintomas da dor lombar.
Na presença de sintomas de ciatalgia, deve-se consultar o ortopedista ou clínico geral para que sua causa seja identificada e iniciar o tratamento mais adequado.
No entanto, se a ciatalgia surgir após traumas ou lesões na coluna afetar os dois lados da coluna ou provocar falta de controle das fezes ou urina, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.
Onde dói a ciatalgia?
A ciatalgia dói no "fundo das costas", que é a região lombar
Essa dor pode ser forte, aguda e na forma de pontadas, queimação ou formigamento.
Além disso, como o nervo ciático se inicia na coluna lombar e desce para a região de trás do glúteo, coxa, perna e pé, essa dor pode irradiar para uma nádega ou uma perna.
Leia também: Dor no nervo ciático: o que é, sintomas e como aliviar tuasaude.com/nervo-ciaticoTeste online para saber se é ciatalgia
Se acha que pode estar com ciatalgia, selecione os seus sintomas e saiba quais as suas chances:
O teste de sintomas de ciatalgia é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o ortopedista ou clínico geral.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da ciatalgia é feito pelo ortopedista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, características da dor, histórico de saúde e de traumas na região lombar, e exame físico.
Marque uma consulta com o ortopedista na região mais próxima de você:
Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de imagem, como raio X da coluna, ressonância magnética ou tomografia computadorizada
Possíveis causas
As principais causas de ciatalgia são:
- Hérnia de disco lombar;
- Estreitamento do canal na coluna lombar por onde passa ciático;
- Desalinhamento de vértebras da coluna lombar;
- Bico de papagaio ou síndrome do piriforme;
- Lesão no nervo ciático ou traumas na coluna ou pelve.
Além disso, espasmos ou inflamações musculares, lombares ou pélvicas, ou neuropatia diabética também podem causar dor no nervo ciático e resultar em ciatalgia.
Embora seja mais raro, a ciatalgia também pode ser causada por tumores na coluna, infecções, hematoma ou abscesso epidural, por exemplo.
Leia também: Hérnia de disco lombar: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hernia-de-disco-lombarTipos de ciatalgia
A ciatalgia pode ser classificada de acordo com a duração do sintomas em:
1. Ciatalgia aguda
A ciatalgia aguda é caracterizada pela presença dos sintomas por cerca de 1 a 2 semanas.
Geralmente, esse tipo de ciatalgia é causada por hérnia de disco ou compressão do nervo ciático.
2. Ciatalgia crônica
A ciatalgia crônica é caracterizada pela persistência da dor na região lombar por 12 semanas ou mais, podendo durar meses ou anos.
Esse tipo de ciatalgia geralmente tem sintomas menos intensos do que a ciatalgia aguda, porém não responde bem ao tratamento e a dor pode ir e voltar com frequência.
Como é feito o tratamento
O tratamento da ciatalgia deve ser feito com orientação do ortopedista ou clínico geral e varia de acordo com sua causa e gravidade.
Os principais tratamentos para ciatalgia são:
1. Exercícios para ciatalgia
Os exercícios para ciatalgia podem ser indicados pelo médico para ajudar a aliviar a dor aguda.
Geralmente, os exercícios indicados são de alongamento que podem ser feitos com a pessoa deitada de barriga para cima e abraçando as pernas, por exemplo. Veja como fazer exercícios para ciatalgia.
Leia também: 7 formas de combater a dor ciática na gravidez tuasaude.com/nervo-ciatico-inflamado-na-gravidez2. Uso de remédios
O uso de remédios para ciatalgia pode ser indicado pelo médico para aliviar a dor e reduzir a inflamação no nervo ciático.
Os principais remédios que podem ser indicados pelo médico são:
- Analgésicos, como paracetamol ou dipirona;
- Anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno ou diclofenaco;
- Opioides, como tramadol ou codeína;
- Relaxantes musculares, como ciclobenzaprina ou diazepam.
Além disso, nos casos de ciatalgia crônica, o médico pode indicar o uso de anticonvulsivantes ou antidepressivos, como gabapentina, pregabalina ou amitriptilina, por exemplo.
Leia também: Remédios para dor no nervo ciático tuasaude.com/dor-ciatica3. Fisioterapia para ciatalgia
A fisioterapia para ciatalgia é indicado pelo médico e feito pelo fisioterapeuta, com exercícios de alongamentos e fortalecimento dos músculos das costas e core.
Isso ajuda a aliviar a dor, a inflamação e a compressão no nervo ciático.
Além dos exercícios, o fisioterapeuta também pode indicar a reeducação postural global (RPG) ou utilizar aparelhos, como TENS, por exemplo. Saiba o que é e como é feito o TENS.
Assista o vídeo a seguir o vídeo a seguir com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro com exercícios para ciatalgia:
EXERCÍCIOS PARA CURAR NERVO CIÁTICO INFLAMADO
06:24 | 6.090.134 visualizações4. Injeção de corticoide
A injeção de corticoide pode ser feita pelo médico nos casos de ciatalgia crônica, que não melhoram com os outros tratamentos.
Geralmente, esse tipo de tratamento é indicado para hérnia de disco lombar, bico de papagaio ou compressão do nervo ciático, por exemplo.
Leia também: Corticoide: o que é, para que serve, tipos e efeitos colaterais tuasaude.com/corticoides5. Cirurgia
A cirurgia para ciatalgia pode ser indicada nos casos mais graves de hérnia de disco que provocam perda do controle da urina e/ou fezes.
Além disso, a cirurgia também pode ser indicada para o tratamento de hematoma ou abscesso epidurais, ou tumores na coluna.
Tratamento caseiro para ciatalgia
O tratamento caseiro para ciatalgia pode ser feito com a aplicação de compressas frias na região lombar, nas primeiras 48 horas e, depois compressas mornas, para reduzir os espasmos musculares e reduzir a inflamação no nervo ciático.
Além disso, pode-se tomar chás anti-inflamatórios, como chá de gengibre ou chá de salgueiro branco, para aliviar os sintomas e a inflamação do ciático. Saiba como preparar chás anti-inflamatórios.
O tratamento caseiro para ciatalgia pode ser feito para complementar o tratamento médico, não devendo substituí-lo.
Leia também: Tratamento caseiro para nervo ciático inflamado tuasaude.com/remedio-caseiro-para-dor-ciaticaComo prevenir
Para prevenir a ciatalgia, é recomendado:
- Praticar exercícios físicos regulamente;
- Manter o peso adequado;
- Parar de fumar, caso a pessoa tenha o hábito de fumar;
- Ter boa postura ao sentar ou ao levantar pesos ou objetos;
- Manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia.
Além disso, é recomendado ter uma alimentação balanceada e nutritiva, pois o excesso de peso pode sobrecarregar a coluna lombar, e aumentar o risco de compressão no nervo ciático e ciatalgia. Saiba como fazer uma alimentação balanceada.
Leia também: 5 passos para aliviar o nervo ciático inflamado tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-nervo-ciatico