Cicatriz: o que é, tipos, causas e o que fazer

Cicatriz é um tecido fibroso que pode se formar naturalmente durante o processo de recuperação do organismo de uma lesão, podendo resultar em uma área de pele de cor diferente, mais grossa ou elevada que o seu entorno, por exemplo, em alguns casos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A formação de uma cicatriz é frequente após ferimentos ou cirurgias. Dependendo das suas características, como tamanho e gravidade da lesão inicial, podem ser classificadas em tipos específicos, como queloides ou contraturas.

Leia também: Queloide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-queloide

Caso a cicatriz provoque algum desconforto físico ou estético, é recomendado consultar um dermatologista ou cirurgião plástico. Existem diferentes opções de tratamento, que variam desde a aplicação de pomadas ou cremes até cirurgia.

Mulher jovem observando cicatrizes de espinha no rosto em frente ao espelho

Tipos de cicatriz

As cicatrizes podem ser classificadas em tipos como:

  • Cicatriz hipertrófica: um tipo de cicatriz grossa, mas que permanece dentro das bordas do ferimento inicial. Pode melhorar naturalmente em alguns casos;
  • Cicatriz queloide: uma cicatriz arredondada, de cor escura ou avermelhada e que cresce para fora das bordas do ferimento inicial; 
  • Contraturas: mais frequente quando uma grande área da pele é danificada ou perdida, podendo puxar as bordas da pele saudável;
  • Aderências: são cicatrizes que podem se formar internamente entre os órgãos após cirurgias, por exemplo, em alguns casos.

As opções de tratamento para cicatrizes dependem também do tipo de cicatriz, sendo importante consultar um dermatologista ou cirurgião plástico para saber as opções mais indicadas para cada um. 

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

Cirurgias e ferimentos são as principais causas de cicatrizes e alguns exemplos incluem:

1. Cicatriz de laqueadura

A cicatriz de laqueadura normalmente é pequena e fácil de esconder, especialmente quando feita por laparoscopia. Em alguns casos, pode ser notada uma cicatriz pequena no umbigo e outra na parte de baixo da barriga. Confira o que é a laqueadura e como é feita.

2. Cicatriz de mastopexia

A mastopexia é uma cirurgia para reduzir o excesso de pele da mama e corrigir a posição da aréola. Pode deixar uma cicatriz em formato de um “T” invertido no seio a partir da borda inferior da mama.

Leia também: Mastopexia: o que é, quando é indicada e recuperação tuasaude.com/mastopexia

No entanto, esta cicatriz tende a se tornar bastante discreta e até desaparecer com o tempo em alguns casos.  

3. Cicatriz de cesárea

A cesárea pode deixar uma cicatriz em alguns casos, porque normalmente é preciso ser feito um corte mais extenso no abdome.

No entanto, mesmo que a cicatriz não tenha aparência satisfatória, devido a sua localização na parte de baixo do abdome, geralmente pode ser facilmente escondida.

Leia também: Cicatriz de cesárea: o que fazer para diminuir tuasaude.com/cicatriz-de-cesarea

4. Cicatriz de abdominoplastia

A cicatriz de abdominoplastia normalmente é fina e se estende de um lado do quadril ao outro, na parte inferior do abdome. No entanto, dependendo da forma como é feita pode deixar cicatrizes menores ou com outros formatos. Entenda como é feita a abdominoplastia e a recuperação.

5. Cicatriz da cirurgia de vesícula

A cicatriz da cirurgia de vesícula varia dependendo da forma como é feita, sendo comum, em caso de laparoscopia, ser notado apenas o local de 3 ou 4 pequenas incisões feitas no abdome.

No entanto, quando é feita uma cirurgia aberta, a cicatriz tende a ser maior e, normalmente, se localiza do lado direito da barriga. 

Leia também: Cirurgia de vesícula: como é feita e como é a recuperação tuasaude.com/cirurgia-de-vesicula

6. Cicatriz da cirurgia de pedra nos rins

A cirurgia de pedra nos rins também pode deixar cicatriz no lado do abdome em alguns casos, especialmente se a retirada da pedra for feita de forma aberta. No entanto, quando feita por litotripsia percutânea, a cicatriz que pode ser formar tende a ser menor.

7. Cicatriz de acne

Cicatrizes de acne podem surgir, em alguns casos, especialmente quando as espinhas são profundas ou causam inflamação mais intensa na pele. 

Quando cicatrizes de acne se formam, tendem a se parecer com pequenos pontos em baixo relevo e, embora possam diminuir com o tempo, normalmente não desaparecem completamente. 

Leia também: Acne: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-acne

8. Cicatriz de queimadura

Queimaduras de 2º grau ou mais graves podem deixar cicatrizes em alguns casos, dependendo principalmente do seu tamanho e profundidade dos tecidos lesionados. As cicatrizes podem variar desde queloides até contraturas, quando mais extensas.

Leia também: Como tratar a cicatriz de queimadura (de 1º, 2º e 3º graus) tuasaude.com/como-tratar-a-cicatriz-de-queimadura

O que fazer

O tratamento para cicatrizes deve ser orientado por um dermatologista ou cirurgião plástico e depende do tipo de cicatriz, sua localização, sintomas associados, se existirem, e histórico de saúde da pessoa, por exemplo.

Algumas opções de tratamento para cicatrizes incluem:

  • Cremes e pomadas: especialmente indicados em caso de cicatrizes de acne;
  • Dermoabrasão: um tratamento que envolve um tipo de esfoliação leve da pele;
  • Peeling químico: envolve a aplicação de produtos para remover a camada mais superficial de pele da cicatriz;
  • Injeção de corticoides: pode ajudar a reduzir o tamanho da cicatriz, especialmente em caso de queloides ou cicatrizes hipertróficas;
  • Cirurgia de revisão: é uma cirurgia feita para remover a cicatriz como uma tentativa de permitir que se forme uma nova cicatriz, mas menos visível.

Existem também alguns remédios caseiros que podem complementar o tratamento para cicatrizes indicado pelo médico, como própolis ou mel, que possuem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, por exemplo. Conheça mais remédios caseiros para cicatriz.

No entanto, dependendo da cicatriz, algumas pessoas apenas optam por técnicas que podem ajudar a escondê-las, como utilizar tatuagens para cobrir a cicatriz ou produtos cosméticos.

Leia também: 5 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga tuasaude.com/tirar-cicatriz-antiga

Pomadas para cicatriz

Algumas pomadas ou géis para cicatrizes, como Cicatricure, Contractubex ou PDRN, podem ser indicadas pelo médico em alguns casos, especialmente para cicatrizes do tipo queloides.

Leia também: Pomadas para queloide: 7 melhores opções (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-queloide

Além disso, o dermatologista também pode indicar cremes e pomadas para cicatrizes de acne em alguns casos. Essas pomadas podem conter substâncias como retinoides ou ácido salicílico, por exemplo, que ajudam a tornar as cicatrizes menos visíveis. Veja como tirar cicatriz de acne do rosto.

Assista o vídeo para saber o que você pode fazer para que a sua cicatriz recente fique muito discreta:

3 DICAS PARA TIRAR CICATRIZ

03:38 | 891.000 visualizações

Vídeos relacionados

PIERCING INFLAMADO: o que fazer

03:11 | 178.830 visualizações

3 DICAS PARA TIRAR CICATRIZ

03:38 | 891.000 visualizações