Cicatriz hipertrófica é uma anormalidade da recuperação da pele após um ferimento que pode ser identificada pelo surgimento de uma cicatriz elevada, espessa e de cor diferente do restante da pele e por sintomas, como coceira ou dor, em alguns casos.
Esse tipo de cicatriz, é causado por um processo inflamatório mais prolongado da pele após uma lesão. Além disso, é mais frequente em partes do corpo em que pele é mais tensa ou em caso de ferimentos recorrentes no mesmo local, por exemplo.
Leia também: Cicatriz: o que é, tipos, causas e o que fazer tuasaude.com/cicatrizCaso a cicatriz hipertrófica provoque algum desconforto físico ou estético, é recomendado consultar um dermatologista ou cirurgião plástico. O tratamento pode envolver desde o uso de pomadas até a cirurgia para remover a cicatriz em alguns casos.
Como identificar
As principais características da cicatriz hipertrófica são:
- Cicatriz elevada;
- Espessamento da pele na área afetada;
- Vermelhidão ligeira ou despigmentação no local;
- Coceira na área da cicatriz;
- Dor, em alguns casos.
A cicatriz hipertrófica tende a começar a se desenvolver dentro dos primeiros 1 a 2 meses após um ferimento e costuma ser inicialmente notada pela alteração da cor da pele e seu espessamento.
Em alguns casos, o surgimento da cicatriz hipertrófica pode estar associado a outros sintomas no local afetado como irritação, coceira ou, em alguns casos, dor neuropática, devido à lesão de nervos relacionados com a sensibilidade da pele. Entenda melhor o que é dor neuropática e os sintomas.
Diferença entre cicatriz hipertrófica e queloide
Enquanto a cicatriz hipertrófica está confinada à área do ferimento, o queloide tende a crescer além das suas bordas. Além disso, a cicatriz hipertrófica tende a se desenvolver mais rapidamente após a lesão e, em alguns casos, pode desaparecer naturalmente, ao contrário do queloide.
Leia também: Queloide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-queloideComo confirmar o diagnóstico
Na maioria dos casos, o diagnóstico de cicatriz hipertrófica é feito pelo dermatologista ou clínico geral levando em consideração apenas as características da lesão na pele, que são suficientes para diferenciá-la de outros tipos de cicatriz.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:
Possíveis causas
A cicatriz hipertrófica é causada por uma reação inflamatória mais longa da pele devido a uma lesão, resultando em uma anormalidade no seu processo natural de recuperação e, assim, em uma cicatriz com mais colágeno e menos elastina.
Além disso, esse tipo de cicatriz é mais frequente em caso de ferimentos em áreas do corpo onde a pele é mais tensa, como as costas, peito ou braços, histórico de ferimentos recorrentes no mesmo local, queimaduras ou predisposição genética, por exemplo.
Leia também: Queimadura: sintomas, graus, tipos, o que fazer e tratamento tuasaude.com/queimaduraComo é feito o tratamento
As principais opções de tratamento para cicatriz hipertrófica incluem:
1. Pomadas para cicatriz hipertrófica
Em alguns casos, o médico pode indicar a aplicação de pomadas para a cicatriz hipertrófica que contêm gel de silicone ou corticoides, por exemplo. Essas pomadas podem reduzir o tamanho e a vermelhidão da cicatriz, além de melhorar a sua elasticidade.
O gel de silicone, por exemplo, deve ser aplicado diariamente, de acordo com a orientação do médico, e o tratamento pode demorar muitos meses até que se possa notar algum efeito.
Leia também: Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usar tuasaude.com/pomada-cicatrizante2. Injeção de corticoides
A principal forma de tratamento para cicatriz hipertrófica é a injeção de corticoides, que podem ajudar a reduzir a inflamação no local, diminuindo o seu tamanho e melhorando a sua elasticidade.
Algumas vezes pode ser utilizada para complementar o tratamento da cicatriz hipertrófica por cirurgia. O médico pode indicar a injeção por até 2 anos após a remoção da cicatriz para favorecer a cicatrização saudável do tecido e diminuir as chances de recorrência.
3. Terapia com laser
A terapia com laser pode ser indicada para o tratamento da cicatriz hipertrófica em alguns casos. Envolve a aplicação de laser diretamente sobre a cicatriz para estimular a sua diminuição, elasticidade e recuperação da cor normal da pele.
4. Crioterapia
A crioterapia para cicatriz hipertrófica é um tratamento que envolve a aplicação de frio diretamente sobre a lesão. Isso pode ser feito utilizando nitrogênio líquido, por exemplo, por meio de várias sessões com o objetivo de destruir o tecido anormal da cicatriz.
Leia também: Crioterapia estética: o que é e para que serve tuasaude.com/crioterapia-estetica5. Remoção por cirurgia
A cirurgia para remover a cicatriz hipertrófica normalmente é indicada quando não há melhora com outras opções de tratamento. Pode ser combinada a injeção de corticoide, por exemplo, para aumentar as chances de melhores resultados.
O objetivo da cirurgia para cicatriz hipertrófica é, além de remover a cicatriz, permitir que a pele se recupere de forma mais adequada.
Leia também: Cirurgia para remover cicatriz: como é feita, recuperação e quem pode fazer tuasaude.com/cirurgia-plastica-para-corrigir-cicatriz6. Radioterapia
A radioterapia é outra opção de tratamento que pode ser indicada em alguns casos de cicatriz hipertrófica e envolve a destruição do tecido anormal da cicatriz pela aplicação direta de radiação.
Pode ser indicada quando a cicatriz hipertrófica retorna após a sua remoção por cirurgia ou para complementar essa forma de tratamento, por exemplo.