O que é:
A ciclofosfamida é remédio quimioterápico indicado para o tratamento de diversos tipos de tumores, como câncer de mama, câncer de ovário, câncer de pulmão, leucemias ou linfomas, podendo também ser usado para o tratamento de doenças autoimunes, como nefrite lúpica, por exemplo, devido sua ação imunossupressora que diminuem a ação do sistema imunológico.
Esse remédio, geralmente é usado em hospitais, aplicado diretamente na veia pelo enfermeiro, sob supervisão médica, encontrado com o nome Genuxal. Além disso, pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 50 mg, vendido mediante apresentação de receita médica.
A ciclofosfamida deve ser usada somente com indicação do oncologista, hematologista ou reumatologista, com doses individualizadas, calculadas pelo médico de acordo com a superfície corporal e doença a ser tratada.
Para que serve
A ciclofosfamida é indicada para o tratamento de:
- Câncer de mama ou de ovário;
- Câncer de pulmão de pequenas células;
- Leucemia mieloide, linfoblástica ou linfocítica;
- Linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin;
- Anemia aplásica grave;
- Mieloma Múltiplo;
- Neuroblastomas;
- Plasmacitoma;
- Retinoblastoma.
A ciclofosfamida age impedindo a multiplicação de células do câncer, sendo geralmente associada a outros remédios quimioterápicos, que variam de acordo com o tipo de câncer a ser tradado e estágio da doença.
Além disso, devido sua ação imunossupressora, a ciclofosfamida pode ser usada para o tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide, nefrite lúpica, granulomatose de Wegener ou rejeição de órgão transplantado.
Qual médico consultar?
O médico responsável pelo tratamento do câncer é o oncologista, que deve orientar as doses da ciclofosfamida, assim como acompanhar o surgimento de efeitos colaterais.
Como usar
A forma de uso da ciclofosfamida varia de acordo com sua apresentação e inclui:
1. Ciclofosfamida injetável
A ciclofosfamida injetável deve ser usada através de injeções diretamente na veia, aplicada pelo enfermeiro, no hospital ou em clínicas especializadas, sob supervisão do oncologista.
A posologia da ciclofosfamida injetável varia de acordo com a superfície corporal da pessoa, calculada pelo médico de acordo com o peso e altura da pessoa, assim como da doença a ser tratada e protocolos de tratamento padronizados.
A aplicação da ciclofosfamida deve ser feita de forma lenta, geralmente de 30 minutos a 2 horas, para reduzir o risco de efeitos colaterais durante sua administração.
2. Ciclofosfamida 50 mg comprimido
Os comprimidos da ciclofosfamida devem ser tomados por via oral, com um copo de água, sem partir ou mastigar o comprimido, de preferência pela manhã, antes de uma refeição. No entanto, o médico pode recomendar tomar após uma refeição leve para evitar enjoos.
As doses da ciclofosfamida na forma de comprimidos devem ser calculada pelo médico, de acordo com o tipo de doença a ser tratada e superfície corporal da pessoa.
Durante o tratamento com os comprimidos de ciclofosfamida é recomendado aumentar a ingestão de água, para estimular a produção e eliminação da urina, para evitar intoxicação no trato urinário, e surgimento de cistite hemorrágica. Desta forma, é recomendado tomar no mínimo 100 mL de água a cada hora.
Além disso, durante o tratamento com a ciclofosfamida, o médico pode recomendar tomar comprimidos de mesna, que ajuda a proteger o trato urinário, geralmente, tomada 2 horas antes da ciclofosfamida, e 2 e 6 horas após a dose de ciclofosfamida. As doses de mesna devem ser orientadas pelo médico de forma individualizada e de acordo com a dose recomendada da ciclofosfamida.
No caso de esquecer de tomar uma dose, deve-se tomar assim que lembrar. No entanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo médico. Neste caso, não se deve tomar o medicamento em dobro para compensar a dose esquecida.
O esquecimento da dose de ciclofosfamida comprimido pode comprometer a eficácia do tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a ciclofosfamida são:
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Perda de cabelos;
- Perda do apetite;
- Ciclo menstrual irregular;
- Infecções urinárias;
- Lacrimejamento, durante a aplicação da injeção.
Além disso, a ciclofosfamida pode diminuir os níveis de células sanguíneas e aumentar o risco de infecções. Por isso, deve-se comunicar imediatamente ao médico caso surjam sintomas como aftas na boca, febre, calafrios, dor ou ardor ao urinar, urina ou fezes com sangue, sangramentos, pele pálida, tontura ou falta de ar, por exemplo.
Cuidados durante o tratamento
Alguns cuidados são importantes durante o tratamento com a ciclofosfamida, como:
- Tomar os comprimidos de ciclofosfamida corretamente, conforme indicado pelo médico;
- Fazer os exames de sangue regularmente conforme solicitado pelo médico, como o hemograma, para avaliar as células sanguíneas;
- Não aumentar ou diminuir a dose do ciclofosfamida sem que tenha sido orientado pelo médico;
- Não interromper o tratamento por conta própria, sem orientação médica;
- Aumentar a ingestão de água durante o tratamento para evitar cistite hemorrágica;
- Evitar tomar chás ou remédios naturais durante o tratamento, pois podem interferir na ação da ciclofosfamida;
- Evitar tomar suco de toranja ou grapefruit durante o tratamento, pois pode reduzir a eficácia da ciclofosfamida;
- Evitar tomar remédios por conta própria e sem recomendação médica, pois podem interferir no tratamento;
- Evitar o contato com pessoas que estejam com gripes, resfriados ou outros tipos de infecção;
- Evitar tocar em superfícies e levar as mãos nos olhos, boca ou nariz;
- Lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete neutro, principalmente antes e após ir ao banheiro, comer, cozinhar, tocar animais, fazer jardinagem ou trocar a fralda da criança, por exemplo;
- Tomar vacinas somente se recomendado pelo médico, uma vez que algumas vacinas com vírus ativo ou atenuado são contra-indicados durante o tratamento;
- Evitar permanecer em ambientes fechados ou com muitas pessoas e com pouca circulação de ar por muito tempo, como shoppings ou academias
- Utilizar métodos contraceptivos seguros e preservativo durante o tratamento com ciclofosfamida e por pelo menos 1 ano após o tratamento, no caso de mulheres, pois a ciclofosfamida pode causar danos no feto;
- Utilizar método contraceptivo de barreira, no caso de homens, durante o tratamento e por pelo menos 4 meses após a última dose;
- Conservar os comprimidos da ciclofosfamida na embalagem original, tirando da cartela apenas os comprimidos que irá tomar;
- Guardar os comprimidos de ciclofosfamida na geladeira, em temperaturas entre 2º a 8ºC, e longe do alcance de crianças. É aconselhado não guardar na porta da geladeira, pois ao abrir e fechar a porta constantemente, pode causar variações de temperatura na ciclofosfamida. Não colocar os comprimidos no congelador.
A ciclofosfamida pode causar infertilidade que, às vezes, pode ser permanente, por isso, é recomendado discutir com o médico a possibilidade de conservação de óvulos ou esperma antes de iniciar o tratamento.
Quem não deve usar
A ciclofosfamida não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham infecções ativas, infecção urinária, como cistite, obstrução das vias urinárias, ou comprometimento grave da medula óssea.
Além disso, a ciclofosfamida não deve ser tomada por pessoas que tenham alergia à ciclofosfamida ou qualquer outro componente da fórmula.