Cintilografia pulmonar é um exame imagem que serve para avaliar a circulação de ar e sangue nos pulmões e detectar a presença de alterações na passagem do ar ou na circulação de sangue aos pulmões.
O exame de cintilografia pulmonar é indicado, principalmente, para auxiliar o diagnóstico e tratamento da embolia pulmonar, mas também para observar a existência de outras doenças pulmonares, como infarto, enfisema pulmonar ou deformidades nos vasos sanguíneos, por exemplo.
Leia também: Exames de imagem: 11 principais tipos e para que servem tuasaude.com/exames-de-imagemA cintilografia pulmonar é feita pelo radiologista, em 2 etapas, chamadas de inalação, também conhecida como ventilação, ou perfusão, usando radioisótopos, como o tecnécio 99m, e um aparelho (gama-câmara) para captar as imagens formadas.
Para que serve
A cintilografia pulmonar serve para avaliar a função e as estruturas dos pulmões, e observar a circulação de ar e sangue no órgão.
Além disso, a cintilografia pulmonar serve para observar áreas dos pulmões onde não há ventilação adequada, identificar causas de doenças pulmonares não esclarecidas e avaliar malformações nos pulmões.
Quando é indicado
A cintilografia pulmonar de ventilação e perfusão é indicada para:
- Embolia pulmonar;
- Câncer pulmonar, antes da cirurgia;
- Transplante pulmonar, após a cirurgia;
- Hipertensão pulmonar;
- Alterações congênitas nos pulmões.
A cintilografia pulmonar deve ser feita com indicação do pneumologista e realizada pelo radiologista, e os resultados devem ser interpretados pelo médico que solicitou o exame, junto com outros exames que avaliam os pulmões e o teste ergométrico.
Leia também: Cintilografia óssea: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/cintilografia-osseaCintilografia para detecção de aspiração pulmonar
A cintilografia pulmonar para detecção de aspiração pulmonar é um outro tipo de exame de imagem indicado nos casos de refluxo gastroesofágico.
Esse exame serve para avaliar o risco de aspiração do conteúdo do estômago para o pulmões, que pode causar pneumonia aspirativa. Entenda o que é pneumonia aspirativa.
Como se preparar para o exame
Não é necessário jejum ou nenhum outro preparo específico para a realização da cintilografia pulmonar.
No entanto, deve ser solicitado pelo médico um raio X do tórax 24 horas antes da cintilografia.
Antes de fazer o exame, é importante informar ao médico se apresenta alergia a contrastes radiológicos ou qualquer outro tipo de medicamento.
No dia da cintilografia pulmonar, deve-se levar outros exames realizados, para ajudar o médico a interpretar o resultado de uma forma mais precisa.
Leia também: Cintilografia da tireoide: para que serve, como é feita e preparo tuasaude.com/cintilografia-da-tireoideComo é feito
A cintilografia pulmonar é feita pelo radiologista, com a pessoa deitada em uma maca, e realizado em 2 etapas, que são:
1. Cintilografia pulmonar de inalação
A cintilografia pulmonar de ventilação ou inalação é a primeira etapa do exame.
Essa etapa é feita com a inalação de soro fisiológico contendo o radiofármaco DTPA-99mTc (ácido 99mTc-dietilenotriaminopentaacético).
Esses radioisótopos se depositam nos pulmões, para em seguida, formar as imagens que são captadas pelo aparelho de cintilografia.
2. Cintilografia pulmonar de perfusão
A cintilografia pulmonar de perfusão é a segunda etapa do exame.
Nessa etapa, é aplicada uma injeção na veia com outro radiofármaco, chamado de MAA marcado com tecnécio-99m (99mTc-MMA).
Em seguida as imagens da circulação sanguínea são captadas pelo aparelho de cintilografia.
Cuidados após o exame
Após a cintilografia pulmonar de ventilação e perfusão, alguns cuidados são importantes, como:
- Beber bastante água ou outros líquidos, exceto bebidas alcoólicas;
- Urinar com frequência para eliminar o resto do radiofármaco;
- Lavar bem as mãos após usar o banheiro, já que o radiofármaco pode estar presente nos líquidos corporais;
- Evitar o contato com grávidas ou crianças, algumas horas após o exame.
Além disso, para mulheres em amamentação, pode ser recomendado pelo médico interromper a amamentação por cerca de 1 a 2 dias após o exame, e descartar o leite ordenhado nesse período, devido ao uso dos radiofármacos.
Leia também: Cintilografia do miocárdio: quando é indicada, como é feita e riscos tuasaude.com/cintilografia-do-miocardioComo entender o resultado
O resultado da cintilografia pulmonar é fornecido pelo radiologista e no laudo é feita a descrição do que foi observado e das imagens que foram captadas durante o exame.
Assim, o resultado fornece informações se a ventilação e a perfusão pulmonar estão normais, ou se foram identificadas alterações que sugerem doenças pulmonares.
Os resultados da cintilografia pulmonar devem sempre ser analisados pelo médico que solicitou o exame, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado para cada condição de forma individualizada.
Possíveis riscos
O exame de cintilografia pulmonar de inalação e perfusão é bem tolerado e seguro.
No entanto, pode causar alguns efeitos colaterais devido ao contraste radiológico, como náuseas, vômitos, febre, dor abdominal, dor de cabeça, vermelhidão no rosto, coceira ou desmaio.
Esses efeitos colaterais geralmente são leves e não necessitam de internamento hospitalar.
Além disso, também pode ocorrer dor ou inflamação no local da injeção, ou reações alérgicas ao radiofármaco, que são tratadas imediatamente pelo médico.
Leia também: Exames com contraste: para que servem, tipos de contraste e riscos tuasaude.com/riscos-dos-exames-com-contrastesQuem não deve fazer
A cintilografia pulmonar de ventilação e perfusão não deve ser realizada em mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez para evitar a exposição do feto aos radiofármacos.
Leia também: Cintilografia renal: o que é, como é feita e como se preparar tuasaude.com/cintilografia-renal