A medida da circunferência do pescoço pode ser usada para avaliar se existe um risco aumentado de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes, ou obesidade, por exemplo.
O pescoço fica mais largo em pessoas que estão com excesso de peso, porque a gordura também fica acumulada nessa região. Medir o pescoço é uma boa maneira de descobrir se está dentro do peso ideal porque é simples e prática, com resultado fidedigno, levando vantagem em relação à medida da cintura e do quadril que pode dar resultados alterados, quando há distensão abdominal, movimentos respiratórios ou a pessoa tenta encolher a barriga para parecer mais magro, por exemplo.
Além de avaliar o tamanho do pescoço também é necessário avaliar outros parâmetros como o IMC, para confirmar se a pessoa está realmente acima do peso, além de verificar os valores de colesterol e triglicerídios no exame de sangue, assim como o estilo de vida de cada pessoa, para tornar o resultado mais confiável.
Como medir a circunferência do pescoço
Para medir o tamanho do pescoço deve-se ficar de pé e passar a fita métrica em volta do pescoço, posicionando-a exatamente no meio do pescoço.
A medida ideal da circunferência do pescoço é de até 37 cm para homens e de até 34 cm para mulheres.
Quando o homem tem menos de 39,5 cm e a mulher tem menos de 36,5 cm é considerado que têm baixo risco ter sofrer com doenças cardíacas ou distúrbios da circulação sanguínea, mas geralmente medidas maiores que estas são observadas em pessoas com IMC acima de 30, o que indica obesidade.
O que fazer quando a medida está maior que o ideal
Quando o homem apresenta mais de 37 cm, e a mulher, mais de 34 cm de pescoço é preciso aumentar a atividade física, apostando nos exercícios cardiovasculares como caminhada, corrida e natação, e também fazer dieta, diminuindo o consumo diário de açúcares, gorduras e consequentemente, de calorias.
Um nutricionista poderá indicar os alimentos que poderá ou não poderá comer, mas alguns deles são:
Em relação aos exercícios deve-se praticar, no mínimo, 3 vezes por semana alguma atividade física que possa queimar gordura.
Pode-se começar com uma caminhada de 1 hora diariamente, mas a intensidade do exercício deve progredir a cada mês, se tornando cada vez mais intenso, para que realmente possa queimar a gordura em excesso.
Exercícios como a musculação também é importante porque ajuda a formar mais músculos que irão consumir mais energia, facilitando a queima de gordura.