A cirurgia para retirar um nódulo da mama é um procedimento médico indicado para tratamento ou investigação do câncer de mama ou para remover nódulos benignos, como fibroadenoma, por exemplo.
Essa cirurgia é simples e rápida, que é feito através de um pequeno corte na mama junto do nódulo. podendo ser feita com anestesia local, no entanto, quando a lesão é muito volumosa ou quando se pretende retirar mais de um nódulo, a cirurgia é feita sob anestesia geral.
A cirurgia para retirar o nódulo da mama, também conhecida como nodulectomia ou exérese de nódulo da mama, é feita pelo mastologista e conserva uma maior quantidade de tecidos do seio, mantendo o aspeto geral da mama.
Para que serve
A cirurgia para nódulo na mama é indicada para:
- Câncer de mama pequeno e localizado, em estágio inicial;
- Nódulos na mama categoria BIRADS 3 ou 4;
- Câncer de mama invasivo e único, menor que 5 cm;
- Carcinoma ductal in situ;
- Nódulos benignos, como o fibroadenoma;
- Nódulos com 3 a 5 cm e com crescimento progressivo.
Além disso, a cirurgia de retirada do nódulo da mama, pode ser indicado quando existem dúvidas diagnósticas na biópsia por punção aspirativa com agulha fina (PAAF).
Leia também: Mastectomia: o que é, quando é indicada, como é feita e pós-operatório tuasaude.com/mastectomiaComo se preparar para a cirurgia
Para se preparar para a cirurgia de nódulo na mama, deve-se esclarecer com o médico todas as dúvidas, cuidados e recuperação após o procedimento.
Deve-se também realizar os exames solicitados pelo médico, como raio X ou mamografia, e informar se possui alergias ou qualquer outro problema de saúde.
Além disso, deve-se informar todos os remédios que se usa com frequência, pois pode ser recomendado interromper o uso de anticoagulantes alguns dias antes da cirurgia..
No dia da cirurgia, deve-se fazer um jejum de 8 horas, conforme recomendado pelo médico.
Como é feita
A cirurgia para nódulo na mama é feita pelo mastologista no hospital, aplicando anestesia local com ou sem sedação ou anestesia geral.
Para fazer a cirurgia de nódulo na mama, o médico deve seguir alguns passos:
- Administrar a anestesia, que pode ser geral ou local com sedação intravenosa;
- Fazer a assepsia da pele da mama;
- Fazer um corte na borda da aréola ou sobre o nódulo na mama;
- Remover o nódulo e, se necessário, no caso de câncer de mama, remover tecidos saudáveis em volta do tumor;
- Fechar o corte com pontos;
- Fazer um curativo no local da cicatriz e enfaixar.
O nódulo retirado da mama é enviado ao laboratório para análise e o resultado deve ser interpretado pelo mastologista.
Em alguns casos, o médico pode colocar um dreno na mama, para remover qualquer excesso de sangue ou fluido que pode interferir no processo de cicatrização.
Como é a recuperação
A recuperação após a cirurgia pode variar de acordo com o grau de complexidade da cirurgia, mas é comum que a mulher fique 12 a 24 horas recuperando no hospital antes de regressar a casa, especialmente devido ao efeito da anestesia.
Cuidados após a cirurgia
Alguns cuidados para se recuperar da cirurgia de nódulo na mama são:
- Tomar os medicamentos analgésicos indicados pelo médico;
- Usar sutiã pós-cirúrgico de forma contínua para dar contenção e sustentação adequadas;
- Permanecer em repouso, evitando esforços e levantar os braços por cerca de 7 a 14 dias;
- Fazer exercícios para os braços após a cirurgia, após liberação e recomendação do médico, pois assim é possível evitar a rigidez do braço e do ombro do lado em que foi feita a cirurgia;
- Cobrir a área da cirurgia no momento do banho, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia.
De forma geral, o médico retira os curativos 1 a 2 semanas após a cirurgia durante a consulta de controle.
Possíveis riscos
A cirurgia para retirada do nódulo da mama é bastante segura, no entanto, como qualquer outra cirurgia, pode trazer algumas complicações como dor, hemorragia, infecção, surgimento de cicatrizes ou alteração da sensibilidade da mama, como dormência.
É importante comunicar ao cirurgião ou procurar o pronto socorro mais próximo caso a pessoa apresente sinais de infecção, como vermelhidão, dor intensa, inchaço ou liberação de pus pelo local da cicatriz.
Além disso, como em qualquer outra cirurgia que utilize anestesia, pode ocorrer reação alérgica ao anestésico.