Cisticercose: o que é, sintomas, ciclo de vida e tratamento

Cisticercose é uma parasitose causada pela ingestão de ovos do verme Taenia solium que pode provocar sintomas, como dor de cabeça, crises epilépticas, fraqueza muscular ou perda da visão, dependendo do local de instalação das larvas no organismo.

Pessoas que têm este tipo de tênia no intestino, embora normalmente não desenvolvam cisticercose, liberam ovos nas fezes que podem contaminar alimentos ou água, provocando esta doença em outras pessoas, caso sejam ingeridos.

Em caso de suspeita de cisticercose, é recomendado consultar um infectologista. Embora nem sempre seja necessário um tratamento específico, o médico pode indicar medicamentos antiparasitários ou cirurgia, por exemplo, em alguns casos.

Médico explicando o exame de ressonância magnética do crânio para a uma paciente

Principais sintomas

Os principais sintomas de cisticercose incluem:

  • Dor de cabeça ou no olho;
  • Crises epilépticas;
  • Náusea e/ou vômitos;
  • Fraqueza muscular em partes do corpo;
  • Coração acelerado e palpitações;
  • Dificuldade para enxergar, perda da visão ou visão dupla;
  • Inchaço e/ou aumento da sensibilidade na pele ou músculo.

No entanto, os sintomas de cisticercose variam de acordo com a quantidade de larvas da tênia que invadiram o organismo depois que a pessoa ingeriu os ovos do parasita e partes do corpo em que se instalaram.

Embora as larvas possam se alojar em qualquer parte do corpo, causando a cisticercose, os sintomas são mais frequentes e graves quando o cérebro, olhos ou medula espinhal são afetados. A instalação no músculo ou coração tende a causar poucos ou nenhum sintoma.

Sintomas de cisticercose cerebral

Os principais sintomas da cisticercose cerebral, ou neurocisticercose, são dor de cabeça e crises epilépticas, que podem surgir muitos meses ou anos após a infecção, geralmente quando as larvas estão morrendo.

Em alguns casos, também pode surgir confusão mental, náusea e/ou vômitos, especialmente quando se desenvolve complicações como hidrocefalia ou encefalite.

Leia também: Hidrocefalia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hidrocefalia

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da cisticercose normalmente é feito pelo infectologista ou clínico geral por meio de exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, e outros testes realizados no líquido cefalorraquidiano do cérebro ou sangue, por exemplo, para detectar o parasita no organismo.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre o infectologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos dermatologista e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Diferença entre teníase e cisticercose

A teníase é causada pelo verme adulto da tênia e é adquirida ao consumir carne mal cozida contendo a larva madura desse parasita, conhecida como cisticerco. Já a cisticercose, é causada pela larva imatura da Taenia solium quando seus ovos são ingeridos e, neste caso, o cisticerco se desenvolve dentro do corpo da pessoa.

Teníase e cisticercose são doenças diferentes, mas causadas pelo mesmo tipo de parasita, a Taenia sp. A Taenia solium é a tênia que normalmente está presente na carne de porco, enquanto que a Taenia saginata, na carne bovina. Somente os ovos da Taenia solium causam cisticercose.

Leia também: Teníase: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/teniase

Ciclo de vida da cisticercose

O ciclo de vida da cisticercose pode ser representado da seguinte forma:

Imagem ilustrativa número 2

A cisticercose é adquirida pelo ser humano por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por ovos da Taenia solium. No trato gastrointestinal, os ovos se rompem e liberam as larvas que conseguem atravessar a parede do intestino para o sangue e se alojar em tecidos como cérebro, músculos ou olhos, causando cisticercose.

Assim, a cisticercose é transmitida quando a pessoa com teníase, que é causada pelo verme adulto, libera os ovos da tênia junto das fezes. Estes ovos podem contaminar a água ou alimentos que, depois, podem ser ingeridos por outras pessoas ou animais.

Como é feito o tratamento da cisticercose

O tratamento da cisticercose deve ser orientado por um infectologista e depende da sua localização, gravidade e estado de saúde da pessoa, nem sempre sendo necessário um tratamento específico para eliminar o parasita.

No entanto, em alguns casos, o médico pode indicar o tratamento para a cisticercose com medicamentos antiparasitários, como o praziquantel ou albendazol, ou anti-inflamatórios e, algumas vezes, a cirurgia para remover o cisticerco do organismo.

Além disso, especialmente em caso de cisticercose cerebral, pode ser necessário o uso de remédios anticonvulsivantes para controlar crises epilépticas, caso existam.

Como prevenir a cisticercose

Para prevenir a cisticercose, são recomendadas medidas como:

  • Lavar as mãos com água e sabão após utilizar o banheiro, trocar fraldas ou manipular alimentos;
  • Lavar e descascar frutas e vegetais antes de consumi-los;
  • Evitar consumir água ou alimentos em locais onde a condição de higiene é duvidosa;
  • Preferir o consumo de água engarrafada ou fervida por pelo menos 1 minuto.

Além disso, também é importante ensinar as crianças sobre as medidas de higiene adequadas, incluindo a importância de se lavar as mãos, para prevenir doenças causadas por vermes. Conheça as principais doenças causadas por vermes.

Vídeos relacionados

Sintomas de VERMES que você NÃO PODE ignorar!

07:35 | 687.808 visualizações

Sintomas e remédios para acabar com VERMES

04:53 | 1.702.875 visualizações