O que é cisto dermoide, como identificar e tratar

Atualizado em junho 2020

O cisto dermoide, também chamado de teratoma dermoide, é um tipo de cisto que pode ser formado durante o desenvolvimento fetal e é formado por restos celulares e anexos embrionários, possuindo cor amarelada e podendo também ter pelos, dentes, queratina, sebo e, mais raramente, dentes e cartilagem.

Esse tipo de cisto pode aparecer mais frequentemente no cérebro, nos seios nasais, na coluna vertebral ou nos ovários e normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo descoberto durante a realização de exames de imagem. No entanto, no caso de serem percebidos sintomas, é importante que a pessoa vá ao médico para confirmar a presença do cisto e iniciar o tratamento, que normalmente corresponde à remoção através de cirurgia.

Imagem ilustrativa número 2

Como identificar o cisto dermoide

Na maioria dos casos o cisto dermoide é assintomático, sendo descoberto apenas durante a realização de exames de imagem, como radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom.

No entanto, em alguns casos o cisto dermoide pode crescer e levar ao aparecimento de sinais e sintomas de inflamação no local em que está localizado. Nesses casos é importante que a pessoa vá ao clínico geral para que seja concluído o diagnóstico e seja feita a sua remoção o mais rápido possível, evitando o seu rompimento.

Cisto dermoide no ovário

O cisto dermoide pode estar presente desde o nascimento, no entanto na maioria das vezes só é diagnosticado nas mulheres em idade reprodutiva, uma vez que o seu crescimento é muito lento e normalmente não está relacionado com qualquer sinal ou sintoma.

O cisto dermoide no ovário na maioria dos casos é benigno e não está relacionado com complicações, como torção, infecção, ruptura ou câncer, no entanto é importante que seja avaliado pelo ginecologista para que seja verificada a necessidade de remoção.

Embora sejam normalmente assintomáticos, em alguns casos o cisto dermoide no ovário pode provocar dor ou aumento do volume abdominal, hemorragia uterina anormal ou rompimento, que embora seja raro, pode ocorrer inclusive durante a gravidez. Nesses casos é considerado uma urgência ginecológica, devendo ser imediatamente tratado.

É possível engravidar com cisto dermoide no ovário?

Caso uma mulher tenha um cisto dermoide no ovário, pode engravidar, porque este tipo de cisto não impede a gravidez, a não ser que esteja muito grande e tenha ocupado todo o espaço do ovário.

Devido às alterações hormonais da gravidez, o cisto dermoide pode crescer rapidamente desde que tenha receptores de estrogênio e progesterona. 

Como é feito o tratamento

O cisto dermoide é normalmente considerada uma alteração benigna, no entanto é importante que seja removido para evitar consequência para a saúde, já que pode crescer ao longo do tempo. A sua remoção é feita através de cirurgia, no entanto a técnica cirurgia pode variar de acordo com a sua localização, sendo a cirurgia mais complicada quando o cisto dermoide está localizado no crânio ou na medula.