Citoneurin: para que serve, como usar (e efeitos colaterais)

Citoneurin é um remédio indicado para neuralgia ou neurite que correspondem à dor ou inflamação dos nervos, causados por doenças como síndrome do túnel do carpo ou fibromialgia, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio contém na sua composição vitaminas do complexo B como tiamina (vitamina B1), cianocobalamina (vitamina B12) e piridoxina (vitamina B6), com ação analgésica e anti-inflamatória, que ajudam a reduzir a dor e a inflamação nos nervos. Além disso, esse remédio pode ser encontrado em associação com a dexametasona, com o nome Dexa-Citoneurin.

O Citoneurin é vendido somente com receita médica e pode ser comprado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos ou ampola injetável, para ser aplicada no músculo por um profissional de saúde como enfermeiro ou farmacêutico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Citoneurin é indicado para o tratamento de:

  • Dor intensa nos nervos, chamada neuralgia;
  • Inflamação nos nervos, chamada neurite;
  • Dor no final da coluna;
  • Fibromialgia;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Inflamação da raiz do nervo;
  • Neuropatia diabética;
  • Dor que inicia no pescoço e irradia para o braço.

Além disso, o Citoneurin pode ser indicado como suplemento vitamínico para pessoas com anemia perniciosa ou deficiência de vitaminas do complexo B devido a dietas restritivas ou após cirurgia bariátrica, por exemplo.

O Citoneurin tem ação analgésica e anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir a dor ou inflamação dos nervos, favorecendo a regeneração das fibras nervosas, e deve ser sempre indicado pelo ortopedista, neurologista ou clínico geral, após avaliação das condições de saúde de forma individualizada.

Marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como usar e posologia

O Citoneurin deve ser usado somente por adultos e a forma de uso varia de acordo com a apresentação e inclui:

1. Citoneurin 5000 injetável

O Citoneurin 5000 injetável deve ser aplicado diretamente no músculo do glúteo por um profissional de saúde com treinamento em aplicação de injeção, como enfermeiro ou farmacêutico, de acordo com indicação do médico clínico geral ou ortopedista.

A posologia do Citoneurin para adultos varia de acordo com condição a ser tratada e inclui:

  • Dor ou inflamação nos nervos (neuralgia ou neurite): a dose recomendada é de 1 ampola de Citoneurin 5000, a cada 3 dias, de acordo com a indicação médica;
  • Suplementação de vitaminas: a dose recomendada é de 1 ampola de Citoneurin 5000, 1 vez por semana, ou conforme orientação médica;
  • Anemia perniciosa: a dose recomendada é de 1 ampola de Citoneurin 5000, a cada 2 a 3 dias, até normalizar o hemograma, conforme orientação médica.

As doses e o tempo de tratamento podem variar conforme avaliação e orientação médica.

2. Citoneurin 5000 comprimido

O Citoneurin comprimido deve ser tomado com um copo de água, após uma refeição. O comprimido deve ser ingerido inteiro sem partir, sem mastigar, nos horários estabelecidos pelo médico.

A posologia do Citoneurin comprimidos para adultos varia conforme a condição a ser tratada e inclui:

  • Dor ou inflamação nos nervos (neuralgia ou neurite): a dose recomendada é de 1 comprimido, 3 vezes por dia, podendo esta dose ser aumentada pelo médico em casos mais graves;
  • Suplementação de vitaminas: a dose recomendada é de 1 comprimido, 1 vez por semana, ou conforme orientação médica.

A duração do tratamento com Citoneurin comprimido deve ser sempre feita de acordo com a orientação médica.

No caso de se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

4. Citoneurin 1000 injetável

O Citoneurin 1000 injetável deve ser aplicado diretamente no músculo glúteo pelo enfermeiro ou farmacêutico, de acordo com a indicação médica.

A posologia do Citoneurin 1000 para o tratamento da dor ou inflamação nos nervos (neuralgia ou neurite) em adultos é da aplicação de 1 injeção, a cada 3 dias, conforme orientado pelo médico.

3. Dexa-Citoneurin injetável

O Dexa-Citoneurin injetável deve ser aplicado profundamente no músculo glúteo, nas nádegas, pelo enfermeiro ou por um profissional com treinamento em aplicações de injeção, como o farmacêutico.

A dose recomendada para o tratamento de dor ou inflamação nos nervos (neuralgia ou neurite) em adultos é de 1 injeção, a cada 2 ou 3 dias, conforme orientação médica.

É recomendado que a injeção de Dexa-Citoneurin seja aplicada de preferência pela manhã, para acompanhar o ciclo de produção de corticoides pelo corpo.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Citoneurin são dor e irritação no local da injeção, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, transpiração excessiva, batimentos cardíacos acelerados, coceira, urticária ou acne.

Além disso, o Citoneurin injetável pode causar alergia com sintomas que podem iniciar imediatamente após a injeção, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, mal estar geral, sensação de desmaio, vermelhidão ou coceira na pele.

Por isso, o Citoneurin injetável deve ser aplicado por um profissional de saúde para que se possa prestar os primeiros socorros imediatamente.

Quem não deve usar

O Citoneurin não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham mal de Parkinson que estejam em tratamento com levodopa.

Além disso, o Citoneurin também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à vitamina B1.