O cloridrato de ciclobenzaprina é um relaxante muscular indicado para o tratamento da dor muscular causada por fibromialgia, torcicolo ou periartrite, por exemplo, pois age bloqueando impulsos nervosos ou sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular.
A ciclobenzaprina pode ser encontrada na forma de comprimidos de 5 ou 10 mg, com o nome comercial Miosan, na forma de genérico como “cloridrato de ciclobenzaprina” ou com os nomes similares Mitrul, Mirtax ou Musculare, por exemplo. Além disso, existe outra formulação que combina o cloridrato de ciclobenzaprina com a cafeína, que potencializa o efeito relaxante da ciclobenzaprina e pode ser encontrado com o nome comercial de Miosan Caf.
O cloridrato de ciclobenzaprina deve ser utilizado com indicação médica, somente por adultos, por um período máximo de 2 a 3 semanas de tratamento. Conheça outros relaxantes musculares que podem ser prescritos pelo médico.
Para que serve a ciclobenzaprina
A ciclobenzaprina é indicada para o tratamento da dor muscular relacionada a algumas doenças musculoesqueléticas como:
- Torcicolo;
- Fibromialgia;
- Periartrite no ombro;
- Dor na coluna lombar;
- Dor que inicia do pescoço e irradia para o braço.
Esse remédio deve ser sempre indicado pelo médico avaliando as condições de saúde de forma individualizada.
Ciclobenzaprina serve para dormir?
A ciclobenzaprina causa sonolência como efeito colateral, porém, não é indicada para dormir ou como tratamento para insônia. Nesses casos deve-se consultar um médico especialista em medicina do sono, para identificar a causa e iniciar um tratamento mais adequado. Veja alguns remédios indicados para dormir.
Como tomar
A forma de uso do cloridrato de ciclobenzaprina é 1 comprimido de 5 ou 10 mg, por via oral, de 2 a 4 vezes ao dia, conforme orientação do médico. A dose máxima da ciclobenzaprina é de 60 mg por dia e o tratamento não deve ultrapassar o período máximo de 3 semanas.
Os comprimidos devem ser tomados sem partir, sem mastigar, com um copo de água, antes ou após a alimentação, e geralmente tem um início de ação cerca de 1 hora após a administração.
No caso de se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a ciclobenzaprina são sonolência, cansaço excessivo, tontura, boca seca, dor de cabeça, dor de estômago, náuseas ou prisão de ventre.
Ciclobenzaprina dá sono?
Um dos efeitos colaterais mais frequentes que pode ser causado por este medicamento é a sonolência, por isso, é provável que algumas pessoas que fazem o tratamento sintam sono.
Por isso, deve-se ter precaução ou evitar atividades como dirigir, utilizar máquinas pesadas, realizar atividades perigosas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois o uso de álcool pode aumentar os efeitos de sonolência e também de tontura.
Quem não deve usar ciclobenzaprina
O cloridrato de ciclobenzaprina não deve ser usado por crianças com menos de 15 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com glaucoma, retenção urinária, hipertireoidismo, problemas cardíacos como infarto, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias ou bloqueio cardíaco.
Além disso, o cloridrato de ciclobenzaprina não deve ser usado por pessoas que usam medicamentos antidepressivos, remédios para ansiedade ou inibidores da monoaminoxidase como isocarboxazida, linezolida, fenelzina ou selegilina, por exemplo.
É importante informar ao médico e ao farmacêutico todos os medicamentos que são utilizados, incluindo suplementos ou plantas medicinais, para evitar aumento do efeito da ciclobenzaprina.