Clexane: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Clexane é um anticoagulante indicado para a prevenção ou tratamento de condições associadas à formação de trombos no organismo, como tromboembolismo venoso ou infarto.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este anticoagulante contém enoxaparina sódica na sua composição e, normalmente, é encontrado na forma de injeção de 20, 40, 60, 80, e 100 mg e é utilizado principalmente em pessoas internadas no hospital, aplicado por via subcutânea. 

Leia também: Anticoagulantes: o que são, para que servem e principais tipos tuasaude.com/anticoagulantes

O uso de Clexane deve ser orientado por um médico devido ao risco de efeitos colaterais sérios, especialmente sangramentos. Além disso, não é indicado para pessoas com grandes sangramentos ativos ou risco elevado de hemorragia, por exemplo.

Enfermeira aplicando uma injeção subcutânea no abdome de um paciente

Para que serve

O Clexane é indicado para:

  • Tratamento da trombose venosa profunda, com ou sem embolismo pulmonar;
  • Tratamento da angina instável e infarto agudo do miocárdio, em alguns casos;
  • Prevenção do tromboembolismo venoso, especialmente após cirurgias ortopédicas e em caso de pessoas acamadas;
  • Prevenção da formação de trombos na circulação extracorpórea, durante a hemodiálise.

O Clexane tem como princípio ativo a enoxaparina sódica, que tem propriedades anticoagulantes. Por isso, suas principais indicações são para tratar e prevenir a formação de trombos no organismo. Confira o que é a para que serve a enoxaparina.

Leia também: Enoxaparina: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/enoxaparina

Como usar

O Clexane é encontrado na forma de injeções de 20mg/0,2mL, 40mg/0,4mL, 60mg/0,6mL, 80mg/0,8mL e 100mg/1,0mL.

Normalmente, injeções de Clexane 40 mg e 20 mg estão prontas para uso, enquanto doses maiores precisam ser ajustadas para o peso corporal.

A dose recomendada de Clexane para as principais indicações médicas varia de acordo com a tabela abaixo:

Indicação Posologia
Profilaxia do tromboembolismo venoso antes da cirurgia em pessoas com risco moderado A dose recomendada de Clexane é de 20 mg ou 40 mg, uma vez ao dia, por via subcutânea. Especialmente em cirurgia geral, a primeira injeção de Clexane deve ser aplicada 2 horas antes da cirurgia.
Profilaxia do tromboembolismo venoso antes da cirurgia em pessoas com risco alto A dose recomendada de Clexane é de 40 mg, uma vez ao dia, por via subcutânea, começando 12 horas antes da cirurgia. Alternativamente, pode-se utilizar 30 mg de Clexane, 2 vezes ao dia, por via subcutânea, começando 12 a 24 antes do procedimento.
Profilaxia do tromboembolismo venoso em pacientes clínicos A dose recomendada de 1 injeção de Clexane 40 mg, uma vez ao dia, por via subcutânea, devendo ser continuado até que a pessoa recupere a capacidade plena de andar. Deve ser usado, no mínimo, por 6 dias e, no máximo, 14 dias.
Tratamento da trombose venosa profunda com ou sem embolismo pulmonar A dose de Clexane normalmente indicada pelo médico é de 1,5 mg por quilo de peso corporal, uma vez ao dia, ou 1 mg por quilo de peso corporal, 2 vezes ao dia, por via subcutânea. A duração do tratamento geralmente é, em média, de 10 dias.
Tratamento de angina instável e infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST Geralmente, a dose de Clexane recomendada é de 1 mg por quilo de peso corporal, a cada 12 horas, por via subcutânea, em associação com ácido acetilsalicílico na dose de 100 a 325 mg, uma vez ao dia, por via oral. A duração habitual do tratamento com Clexane é de 2 a 8 dias.
Tratamento do infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST

A dose recomendada de Clexane é, inicialmente, de 30 mg, em dose única, diretamente na veia, mais uma aplicação por via subcutânea, na dose de 1 mg por quilo de peso corporal. A aplicação subcutânea, na dose de 1 mg/kg, deve ser repetida a cada 12 horas.

As primeiras duas aplicações subcutâneas devem ser, no máximo, de 100 mg de Clexane cada.

A aplicação de Clexane, normalmente, é feita por via subcutânea, em uma prega cutânea realizada com os dedos polegar e indicador na parede do abdome e com a pessoa deitada ou sentada. É recomendado também alternar o lado do abdome a cada aplicação.  

Leia também: Injeção subcutânea: como aplicar e locais recomendados tuasaude.com/injecao-subcutanea

O Clexane é um medicamento que normalmente é utilizado no hospital e o cálculo da sua dose, especialmente para o tratamento de condições como a trombose venosa profunda ou infarto, assim como a sua aplicação, é feito pelo médico.

Clexane 40 mg

A injeção de Clexane 40 mg pode ser feita em casa pela própria pessoa ou um cuidador, assim como a injeção de Clexane 20 mg, que podem ser encontradas em farmácias ou drogarias na forma de seringa preenchida.

Como aplicar Clexane

Para aplicar o Clexane, deve-se:

  1. Lavar as mãos com água e sabão neutro;
  2. Escolher uma posição mais confortável para a aplicação, que pode ser sentado ou deitado;
  3. Limpar a pele do abdome com álcool 70%, utilizando um algodão, e esperar secar;
  4. Remover a capa protetora da agulha;
  5. Fazer uma prega na pele, segurando com o polegar e o indicador da mão não-dominante;
  6. Inserir a agulha na pele, em um ângulo de 90 graus;
  7. Pressionar o êmbolo da seringa e injetar todo o conteúdo da seringa;
  8. Remover a agulha da pele e descartar a seringa em recipiente próprio para injeção, como uma garrafa pet, por exemplo.

É importante que após a aplicação do Clexane, não se esfregue ou massageie o local da aplicação, pois pode causar hematoma.

O local da aplicação do Clexane deve ser de no mínimo 5 centímetros distante do umbigo, sendo importante alternar o local a cada aplicação.

É preciso tirar a bolha da seringa?

Não é preciso tirar a bolha da seringa, devendo-se aplicar todo o conteúdo da seringa, inclusive a bolha, através da injeção sob a pele.

Possíveis efeitos colaterais

São possíveis efeitos colaterais da injeção de Clexane:

  • Sangramentos;
  • Formação de hematomas ou equimoses;
  • Vermelhidão e/ou coceira na pele;
  • Desconforto no local da injeção;
  • Dor de cabeça;
  • Alterações em exames de sangue, como diminuição de plaquetas ou aumento de enzimas do fígado;
  • Reações alérgicas, incluindo anafilaxia, embora raro.

No entanto, o surgimento de sangramentos é o principal risco associado ao uso deste medicamento e pode afetar inclusive órgãos do trato gastrointestinal, bexiga ou cérebro, em alguns casos, por exemplo.  

Leia também: Hemorragia digestiva: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hemorragia-digestiva

Quem não deve usar

A injeção Clexane é contraindicado em caso de sangramentos ativos em grande quantidade e para pessoas com elevado risco de hemorragia, como em caso de histórico recente de AVC hemorrágico. Veja o que é AVC hemorrágico e os sintomas.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas com histórico de reações alérgicas a este medicamento ou outros com princípios ativos parecidos e, em alguns casos, histórico de trombocitopenia induzida por heparina.

Este medicamento também não deve ser usado por mulheres grávidas sem a indicação médica ou amamentando.