A clinomania, também conhecida como clinofilia, é uma condição caracterizada pelo desejo excessivo de ficar na cama, seja dormindo ou acordado, durante o dia ou noite.
A clinomania ainda não é reconhecida oficialmente como um problema de saúde, existindo poucos estudos sobre as suas possíveis causas. Por isso, ainda não se sabe a sua causa exata.
Em casos de suspeita de clinomania, é aconselhado consultar o psiquiatra ou psicólogo para avaliar a existência de possíveis problemas de saúde e, se for necessário, indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de medicamentos antidepressivos, sessões de acupuntura e psicoterapia, por exemplo.
Principais sintomas
Os principais sintomas da clinomania são:
- Desejo excessivo de ficar na cama, dormindo ou acordado;
- Alteração na rotina do sono;
- Cansaço excessivo;
- Alteração de humor.
No entanto, quando a vontade de ficar na cama é causada por outros problemas de saúde, a pessoa também pode apresentar falta de atenção e foco, ansiedade, sensação de vazio ou tristeza, dor de cabeça ou dor no corpo.
É importante ressaltar que, embora a pessoa com clinofilia fique mais tempo deitada na cama, o tempo total de sono não aumenta necessariamente.
Como confirmar o diagnóstico
A clinomania pode ser confirmada pelo psiquiatra ou psicólogo, conforme os sintomas apresentados e histórico de saúde da pessoa.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre o psiquiatra mais próximo de você utilizado a ferramenta abaixo:
No entanto, por não ser oficialmente reconhecida como um problema de saúde, normalmente é feita uma avaliação detalhada para descartar outras condições que podem estar relacionadas com a clinomania, como fadiga crônica, depressão ou inércia do sono.
Possíveis causas
Ainda não se sabe a causa exata da clinomania. No entanto, é comum este comportamento ser confundido com outros problemas como síndrome da fadiga crônica, depressão ou transtorno de ansiedade generalizada.
Leia também: Transtorno de ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/ansiedade-generalizadaComo é feito o tratamento
O tratamento da clinomania pode ser feito com sessões de psicoterapia, como a terapia cognitiva comportamental, para ajudar a modificar o comportamento, as crenças e as distorções sobre determinadas situações. Entenda melhor como é feita a terapia cognitiva comportamental.
Em casos de transtornos como ansiedade e depressão ou síndrome da fadiga crônica, o médico também poderá indicar o uso de medicamentos antidepressivos, como fluoxetina ou sertralina, e sessões de acupuntura, por exemplo.
Leia também: Tratamento para depressão (remédios, terapia e opções naturais) tuasaude.com/tratamento-da-depressaoAlém disso, praticar exercícios físicos regularmente, manter um horário de sono consistente, dormir de sete e nove horas por noite, evitar trabalhar e comer na cama, são algumas dicas que também podem ajudar no tratamento da clinomania.