O propionato de clobetasol é um corticoide potente indicado para o tratamento de psoríase, dermatite, eczema recalcitrante, líquen plano, dermatoses do couro cabeludo ou lúpus eritematoso discoide, por exemplo.
Esse remédio age diminuindo a inflamação e a coceira na pele causada por essas condições de saúde, podendo ser usado por adultos, idosos ou crianças com mais de 1 ano, de acordo com a apresentação do remédio e a orientação do dermatologista.
O propionato de clobetasol pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de creme, pomada, solução capilar, shampoo, emulsão, gel ou spray, como genérico ou com os nomes comerciais Therapsor, Psorex ou Clob-X, por exemplo.
Para que serve
O propionato de clobetasol é indicado para:
- Psoríase;
- Eczema recalcitrante;
- Líquen plano;
- Lúpus eritematoso discoide;
- Dermatoses do couro cabeludo;
- Dermatite seborreica.
Além disso, o clobetasol pode ser indicado para dermatites que respondam ao tratamento com corticoides, conforme orientação médica.
O propionato de clobetasol deve ser usado com indicação e acompanhamento do dermatologista, para avaliar a resposta ao tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.
Se deseja o acompanhamento de um dermatologista, marque uma consulta na região mais próxima:
Como usar
O propionato de clobetasol é um remédio de uso tópico que deve ser usado aplicando uma quantidade so creme, pomada, spray, solução capilar ou shampoo sobre a pele afetada.
A posologia do clobetasol varia de acordo com sua apresentação, ,que inclui:
1. Clobetasol pomada e creme 0,5 mg/g
A pomada ou o creme de clobetasol 0,5 mg/g (Psorex ou Clob-X) ou pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 1 ano.
As doses normalmente recomendadas são de 1 a 2 aplicações da pomada ou creme sobre a pele afetada, por dia, por até 4 semanas de tratamento, conforme orientação do dermatologista.
Após obter a melhora dos sintomas, o médico deve reduzir a frequência da aplicação ou mudar para um outro corticoide menos potente.
É importante esperar a pomada ser absorvida completamente, antes de aplicar o hidratante sobre a pele.
2. Clobetasol gel 0,5 mg/g
O propionato de clobetasol gel 0,5 mg/g (Clob-X gel) é indicado para adultos ou crianças com mais de 12 anos.
O gel de clobetasol, e deve ser aplicado uma pequena quantidade do gel sobre a área afetada da pele, de 1 a 2 vezes por dia, por até 2 semanas de tratamento, conforme orientação do dermatologista.
3. Clobetasol solução capilar 0,5mg/g
A solução tópica capilar de clobetasol 0,5mg/g (Psorex capilar ou Therapsor) é indicada para o tratamento de dermatoses no couro cabeludo em adultos ou crianças com mais de 1 ano.
A dose recomendada é de 1 aplicação da solução tópica capilar na pele afetada do couro cabeludo, 2 vezes por dia, pela manhã e à noite, até a melhora dos sintomas, conforme orientação do dermatologista.
A solução tópica capilar de clobetasol é inflamável, pois contém álcool na sua composição. Desta forma, deve-se armazená-lo longe do calor e luz solar, além de evitar seu uso perto de fontes de calor, como fogo, e no caso de fumantes, evitar fumar até que a solução esteja completamente seca.
4. Clobetasol shampoo 0,5 mg/g
O shampoo de propionato de clobetasol 0,5 mg/g (Clob-X shampoo) é indicado somente para adultos para o tratamento da dermatite seborreica no couro cabeludo moderada a grave, em associação com o uso de cetoconazol shampoo, ou para tratar a psoríase no couro cabeludo. Saiba como usar o shampoo de cetoconazol.
As doses normalmente recomendadas para adultos são:
- Dermatite seborreica no couro cabeludo: na fase aguda da doença, ou seja, em crises ou surtos, é recomendado o uso do shampoo de clobetasol 2 vezes por semana, alternando com o uso do shampoo de cetoconazol 2 vezes por semana, por 4 semanas de tratamento, ou conforme orientado pelo médico;
- Psoríase no couro cabeludo: a dose recomendada é de 1 aplicação do shampoo de clobetasol, por dia.
Para aplicar o shampoo, deve-se afastar o cabelo, que deve estar seco, para deixar a área com a lesão na pele exposta. Aplicar uma pequena quantidade do shampoo sobre a lesão, espalhando de forma uniforme e massageando suavemente.
Deixar o shampoo agir por 15 minutos e, em seguida, colocar um pouco de água sobre a região para massagear até formar espuma. Enxaguar o cabelo em seguida, com bastante água e usar o shampoo de uso habitual.
É importante lavar todo o corpo e as mãos após retirar o shampoo do cabelo, e deve-se evitar o contato do shampoo com o rosto, olhos e lábios.
O tratamento com o shampoo de clobetasol deve ser feito por no máximo 4 semanas, e a dose do shampoo não deve ultrapassar 46 mL por semana.
5. Clobetasol spray 0,42 mg/mL
O spray de propionato de clobetasol 0,42 mg/mL (Clob-X spray) é indicado somente para adultos para o tratamento da psoríase em placa moderada a grave.
A dose recomendada é de 2 aplicações do spray sobre a pele afetada, por dia, massageando suavemente até completa absorção. A dose máxima é de 60 mL do spray por semana.
Para aplicar o spray, a pele deve estar limpa e seca, e o tratamento geralmente é de até 4 semanas, conforme orientação do dermatologista.
O spray de propionato de clobetasol contém álcool na sua composição. Por isso, deve-se evitar utilizá-lo perto de fontes de calor, como fogo ou cigarro, pois é inflamável. Além disso, também é recomendado guardar o spray longe do calor e da luz solar.
6. Clobetasol emulsão 0,5 mg/g
O propionato de clobetasol emulsão 0,5 mg/g (Clob-X emulsão) é indicado somente para adultos nos casos de psoríase em placa leve a moderada.
A emulsão deve ser aplicada sobre a pele seca, espalhando suavemente, de 2 vezes por dia, pela manhã e à noite. Lavar as mãos após a aplicação.
A dose máxima por semana é de 50 g, ou seja, 50 mL da emulsão.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento com o clobetasol, é importante seguir alguns cuidados, como:
- Evitar a exposição da pele afetada à luz solar;
- Aplicar protetor solar FPS 30 ou superior indicado pelo dermatologista, mesmo em dias nublados, pois a pele pode ficar mais sensível ao sol durante o tratamento;
- Evitar tomar banho ou nadar após a aplicação do creme, pomada, spray, emulsão ou solução capilar;
- Não aplicar na pele com feridas abertas ou úlceras;
- Não aplicar em mucosas, como olhos, nariz, boca ou genitais;
- Não cobrir a área da pele tratada, a menos que tenha sido orientado pelo médico, pois cobrir a pele pode aumentar a absorção do clobetasol e causar efeitos colaterais.
Além disso, é importante lavar as mãos depois de usar o propionato de clobetasol, exceto nos casos em que é usado para tratar a pele das mãos.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do propionato de clobetasol são coceira, dor, ardor, sensação de picadas no local da aplicação na pele, ressecamento, irritação, vermelhidão, foliculite, dermatite de contato, rachaduras ou alteração na pigmentação da pele.
Embora seja menos comum, também podem surgir atrofia da pele, estrias ou vasos finos de cor roxa, vermelha ou azulada na pele, chamada de telangiectasia.
Em crianças, o uso do propionato de clobetasol pode interferir no crescimento, desenvolvimento ou no ganho de peso da criança, por isso o tratamento é feito com orientação do pediatra e pelo menor tempo possível.
Além disso, deve-se comunicar ao médico imediatamente caso surjam sintomas como visão embaçada, dor nos olhos, aumento da sede ou da vontade de urinar, boca seca, ganho de peso, inchaço no rosto, fraqueza muscular, depressão, ansiedade ou irritabilidade.
Quem não deve usar
O propionato de clobetasol não deve ser usado nos casos de rosácea, acne vulgar, coceira na pele que não tenha inflamação, coceira genital ou perianal, ou infecções na pele não tratadas.
Durante a gravidez e lactação, o propionato de clobetasol só deve ser usado com indicação médica, após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e potenciais riscos para o bebê.
Além disso, o shampoo, a emulsão e o spray não devem ser usados por crianças. Já a pomada, o creme e a solução tópica capilar de clobetasol não devem ser usados por crianças com menos de 1 ano, e o gel não deve ser usado por menores de 12 anos.