Benazepril: para que serve e como tomar

Benazepril é um remédio indicado para o tratamento da pressão alta ou da insuficiência renal crônica, pois age inibindo a produção de angiotensina, que é um hormônio que causa estreitamento dos vasos sanguíneos e aumenta a pressão sanguínea, e desta forma normaliza a pressão arterial.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos de 5 mg ou 10 mg como genérico "cloridrato de benazepril" ou com o nome comercial Bhena. Além disso, também pode ser encontrado associado ao anlodipino, com o nome comercial Press plus.

O benazepril deve ser usado somente com indicação do cardiologista ou nefrologista, com doses individualizadas e acompanhamento médico regular para avaliar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O benazepril é indicado para o tratamento de:

  • Pressão alta;
  • Insuficiência renal crônica progressiva.

Esse remédio pertence à classe dos inibidores da conversão de angiotensina, promovendo um relaxamento dos vasos sanguíneos e normalizando a pressão arterial. Além disso, o benazepril diminui a progressão da insuficiência renal crônica em pessoas com ou sem pressão alta.

O benazepril deve ser usado com indicação do cardiologista ou nefrologista, com consultas médicas regulares para avaliar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais, e se necessário alterar doses ou associar a outros remédios para pressão arterial. Confira os principais remédios para pressão alta

Se deseja o acompanhamento de um cardiologista, marque uma consulta na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como tomar

O benazepril deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição.

1. Benazepril 5 mg ou 10 mg comprimidos

O benazepril na forma de comprimidos de 5 mg ou 10 mg deve ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos e as doses variam de acordo com a condição a ser tratada.

A posologia normalmente recomendada do benazepril para adultos é:

  • Pressão alta: a dose inicial normalmente recomendada é de 10 mg, 1 vez por dia. Essa dose pode ser aumentada pelo médico para 20 mg por dia, em intervalos de 1 a 2 semanas, de acordo com a resposta ao tratamento. A dose máxima não deve ultrapassar 40 mg por dia, tomada 1 vez ao dia ou dividida em 2 doses iguais;
  • Insuficiência renal crônica progressiva: a dose normalmente recomendada é de 10 mg, 1 vez por dia.

O uso do benazepril pode ser feito em combinação com outros remédios anti-hipertensivos, de acordo com a indicação do cardiologista ou nefrologista.

Para crianças com mais de 6 anos, as doses do benazepril devem ser calculadas pelo médico de acordo com o peso corporal.

2. Benazepril + anlodipino cápsulas

As cápsulas de benazepril + anlodipino podem ser encontradas em diferentes doses, contendo 2,5 mg ou 5 mg de anlodipino e 10 mg ou 20 mg de benazepril, sendo indicado somente para o tratamento da pressão alta em adultos.

As doses do benazepril + anlodipino devem ser orientadas pelo cardiologista, pois podem variar de 10 a 80 mg de benazepril e 2,5 a 10 mg de anlodipino.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do benazepril são tosse, dor de cabeça, vertigem, rubor, caroços ou bolhas na pele, coceira, aumento da sensibilidade à luz solar, vontade de urinar com muita frequência ou fadiga.

Além disso, outros efeitos colaterais comuns são palpitações cardíacas ou sintomas ortostáticos, como sensação de tontura como se fosse desmaiar.

Embora seja mais raro, o benazepril pode causar hepatite, insuficiência hepática ou icterícia colestática, com sintomas como cansaço, coceira no corpo, perda do apetite, urina escura, fezes claras ou pele e olhos amarelados. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao hospital.

Quem não deve usar

O benazepril não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham alergia aos componentes da fórmula.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tiveram angioedema com o uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina, ou que usam alisquireno ou inibidores da neprilisina, como o sacubitril, por exemplo.

O benazepril também não deve ser usado em crianças que tenham lesão na artéria renal ou lesão por estenose no rim.

Já o benazepril + anlodipino não deve ser usado por pessoas que tenham doença renal ou hepática, insuficiência cardíaca congestiva ou níveis elevados de potássio no sangue.

Vídeos relacionados

Sintomas de PRESSÃO ALTA e o que fazer para controlar

07:08 | 11.049 visualizações

5 sinais que seus RINS precisam de AJUDA

04:39 | 15.627 visualizações

5 HÁBITOS QUE DESTROEM OS TEUS RINS

13:13 | 75.954 visualizações

Como medir a pressão arterial

03:39 | 430.370 visualizações