A coceira nas costas é um sintoma que pode ser causado por condições simples, como pele ressecada e catapora, mas também pode surgir devido a situações mais sérias, como doença renal crônica, alergia e linfoma, por exemplo.
Conforme a causa dessa condição, a coceira das costas também pode ser acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão e formação de pequenas bolhas na pele, febre, perda de peso, espirros e tosse seca.
Assim, quando a coceira nas costas é persistente ou acompanhada de outros sintomas, é recomendado consultar o dermatologista ou clínico geral, para identificar a possível causa e indicar o tratamento adequado, que pode incluir corticoides ou anti-histamínicos orais ou na forma de pomadas, fisioterapia, quimioterapia e cirurgia.
O que pode ser a coceira nas costas
As principais causas de coceira nas costas são:
1. Dermatite
A dermatite é uma inflamação da pele que pode surgir em diferentes áreas do corpo, causando sintomas como coceira nas costas, vermelhidão, descamação e formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente. Conheça melhor os tipos e sintomas da dermatite.
A dermatite pode ser causada pelo contato com substâncias ou tecidos que causam alergia, efeitos colaterais de alguns medicamentos, má circulação sanguínea ou pele muito seca, por exemplo.
Como tratar: O tratamento é feito com a orientação do dermatologista e inclui o uso de pomadas, cremes ou shampoos com corticoide ou anti-histamínicos, e corticoides ou anti-histamínicos orais para aliviar as coceiras e as inflamações.
2. Alergia
A coceira nas costas é um dos sintomas que podem surgir na alergia, uma reação inflamatória causada por uma resposta exagerada do sistema imunológico a pólen, alimentos, pelo de animais, medicamentos, insetos e ácaros, por exemplo.
Outros sintomas que também podem surgir na alergia são, irritação, descamação e manchas vermelhas na pele, tosse seca e espirros.
Leia também: Alergia: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/alergiaComo tratar: O tratamento da alergia varia conforme a causa dessa condição e inclui o uso de pomadas e cremes com corticoides, anti-histamínicos ou imunossupressores, medicamentos orais, imunoterapia, ou vacina para alergia, descongestionante nasal e remédios caseiros.
3. Doença renal crônica
A coceira nas costas e em outras partes do corpo, é um sintoma comum da doença renal crônica. Isso acontece devido à insuficiência renal que causa o acúmulo de toxinas e resíduos nos rins danificados.
Como tratar: O uso oral de medicamentos, como furosemida, eritropoietina, carbonato de cálcio e hidróxido de alumínio, podem ser indicados para diminuir o inchaço, tratar a anemia, e controlar os níveis de fosfato no organismo.
Além disso, o médico também recomenda mudanças na alimentação, como controle na ingestão de sal, fósforo, potássio, proteínas e líquidos em geral, a realização de diálise e, em alguns casos, o transplante de rins. Veja como é feita a dieta para problemas renais.
4. Notalgia parestésica
A notalgia parestésica é uma condição neurológica que causa coceira intensa nas costas, queimação ou formigamento entre a coluna vertebral e a escápula. Além disso, devido à fricção e arranhões recorrentes, as pessoas com essa condição podem desenvolver uma mancha escura na região afetada.
Embora não se tenha certeza da causa dessa condição, acredita-se que a notalgia parestésica seja provocada por um nervo comprimido das costas ou por um nervo com defeito ou lesionado na pele.
Como tratar: O tratamento pode incluir o uso de medicamentos orais, como gabapentina e anti-histamínicos, e tópicos, como capsaicina, esteroides, anestésicos, que podem ser aplicados como creme, gel, loção, solução e adesivo.
Além disso, a toxina botulínica A, a estimulação elétrica nervosa transcutânea, conhecida como TENS, e a fisioterapia para fortalecer os músculos paravertebrais superiores e o alongamento dos músculos peitorais, também podem ser indicados para ajudar no tratamento da notalgia parestésica.
5. Herpes Zóster
O herpes zóster, ou cobreiro, é uma doença causada pelo vírus varicela zóster, que provoca coceira nas costas, região do tórax e barriga, bolhas vermelhas na pele, embora essa condição também possa afetar os olhos ou as orelhas.
Leia também: Herpes zóster: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/herpes-zosterComo tratar: O tratamento é feito com o uso de medicamentos antivirais, como aciclovir e fanciclovir, para reduzir a multiplicação do vírus, melhorar os sintomas e diminuir a duração e a intensidade da doença. Para aliviar a dor, o médico também pode prescrever o uso de analgésicos, como o paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides.
6. Pele ressecada
A coceira nas costas e em outras regiões do corpo, é um dos sintomas de pele ressecada, uma condição que pode surgir devido à mudanças de temperatura, pouca hidratação, dermatite atópica, idade avançada ou diabetes, por exemplo. Conheça mais sobre as causas da pele ressecada.
Como tratar: O tratamento é feito conforme a causa dessa condição, podendo incluir a aplicação de cremes hidratantes nas costas e ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia.
Já a fototerapia e o uso de pomadas contendo corticoides, anti-histamínicos e antibióticos podem ser indicados em casos de dermatite atópica, por exemplo.
7. Catapora
A catapora é uma doença contagiosa, que provoca o surgimento de coceira intensa nas costas e qualquer outra região do corpo, além de pintinhas vermelhas, bolhas e crostas. A catapora afeta principalmente as crianças, mas pode afetar indivíduos de todas as idades, sendo neste caso, mais grave.
Leia também: Catapora: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-cataporaComo tratar: O médico pode indicar o banho com permanganato de potássio; o uso de medicamentos antialérgicos, como Polaramine, para aliviar a coceira nas bolhas na pele; e analgésicos, para baixar a febre; e pomadas à base de corticoides, como a betametasona, por exemplo.
8. Linfoma
A coceira nas costas e em outras partes do corpo é um dos primeiros sintomas que podem surgir em pessoas com linfoma. O linfoma é um câncer que pode surgir nos linfonodos, medula óssea ou outras partes do corpo, causando febre, coceira, suor noturno, cansaço excessivo e o surgimento de ínguas na axila, virilha e pescoço.
Como tratar: O tratamento varia conforme o tipo e gravidade do linfoma, podendo ser feito através da quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, transplante de medula óssea, terapia gênica e cirurgia. Entenda melhor como é feito o tratamento do linfoma.
Quando ir ao médico
É recomendado ir ao médico sempre que a coceira nas costas for persistente e/ou quando acompanhada de sintomas, como febre, perda de peso, inchaço nos lábios e língua, sensação de bolo na garganta e dificuldade para respirar.