Coceira no ânus: o que pode ser (e o que fazer)

A coceira no ânus, ou prurido anal, é um sintoma que pode surgir devido a má higiene, hemorroida, vermes, uso frequente de antibióticos, alergias ou consumo exagerado de alimentos que irritam o sistema digestivo, como pimenta, café e refrigerante, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Proctologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além da coceira, o prurido no ânus pode causar também sangramento, sensação de que a pele da região está mais grossa, presença de muco e alteração na sensibilidade do local, sendo importante consultar o proctologista para fazer a avaliação e iniciado o tratamento mais adequado.

A coceira no ânus geralmente tem cura e o tratamento deve ser feito com a higiene correta desta região e o uso de pomadas à base de corticoides, óxido de zinco e cânfora para aliviar o desconforto, conforme cada causa e a indicação do médico.

Imagem ilustrativa número 5

O que pode ser a sua coceira no ânus

Se deseja saber o que pode estar causando a sua coceira no ânus, por favor responda as questões a seguir:

AA1
Além da coceira, também apresenta ardência ou dor no ânus?

Esta ferramenta deve ser usada apenas como orientação, não devendo substituir a consulta com o médico, que é o responsável por diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Principais causas

As principais causas de coceira no ânus são:

1. Má higiene

A má higiene após evacuar pode deixar restos de fezes que, em contato com a pele e mucosas, pode causar coceira no ânus e irritação. Além disso, o resto de fezes junto com o suor pode causar irritação e coceira pela presença de micoses.

O que fazer: é importante sempre lavar bem o ânus após cada ida ao banheiro, com água e sabonete neutro, para remover restos de fezes. No entanto, se não for possível, deve-se fazer uma limpeza de forma leve e suave com papel higiênico macio e assim que possível lavar-se.

Além disso, pode-se utilizar pomadas à base de corticoides, como a hidrocortisona, pomada de óxido de zinco e cânfora, ou pomada de hamamélis, por no máximo uma semana.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Limpeza excessiva

Assim como a má higienização, a limpeza excessiva do ânus com papel higiênico ou lenço umedecido após evacuar, também pode causar secura, irritação na pele e muita coceira no ânus.

O que fazer: deve-se usar papel higiênico macio ou lenço umedecido sem produtos químicos e limpar-se de forma suave para evitar a irritação da pele do ânus ou lavar-se sempre que possível.

É importante também sempre secar a região do ânus antes de colocar a roupa íntima, pois a umidade pode gerar micoses e, consequentemente, coceira.

3. Alimentação

Alguns alimentos, quando ingeridos de forma frequente ou em excesso, podem irritar o sistema digestivo e causar coceira no ânus.

Alguns alimentos que podem causar esse sintoma incluem comidas apimentadas, café, chocolate, frutas cítricas, tomate, molho de tomate, refrigerantes e bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e uísque, por exemplo.

O que fazer: o ideal é evitar ou reduzir o consumo de alimentos e bebidas que possam causar irritação no sistema digestivo.

Geralmente, 2 ou 3 dias após a interrupção do consumo desses alimentos e bebidas, a coceira e outros sintomas que possam estar presentes melhoram. No entanto, se os sintomas persistirem, é importante consultar o proctologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

4. Vermes

A coceira no ânus, principalmente em crianças, é um sintoma muito comum do verme oxiúrus. A coceira causada por esse verme geralmente é intensa e acontece principalmente à noite, porque é o horário que a fêmea do verme se dirige à região anal para colocar os ovos.

O oxiúros é transmitido pelo consumo de água ou de alimentos contaminados ou pelo contato com objetos contaminados com os ovos do verme, por exemplo. Além disso, outra forma de transmissão é a fecal-oral em que ao coçar a região anal, não lavar as mãos e colocar a mão na boca, ingere-se os ovos do verme.

O que fazer: o tratamento para o oxiúrus deve ser orientado pelo clínico geral, pediatra ou gastroenterologista e inclui o uso de vermífugos como o albendazol ou mebendazol, por exemplo. Todos da família que têm contato direto com a pessoa afetada devem fazer o tratamento.

Alguns cuidados de higiene também devem ser feitos durante o tratamento, como lavar as mãos após usar o banheiro e após coçar o ânus, limpar os brinquedos da criança, lavar separadamente as roupas e roupas de cama da pessoa afetada e usar aspirador de pó para eliminar os possíveis ovos do ambiente. Veja como é feito o tratamento do oxiúrus.

5. Uso de antibióticos

O uso atual ou recente de antibióticos pode alterar a flora bacteriana do intestino e do ânus, favorecendo a multiplicação do fungo Candida albicans e o aparecimento de candidíase, por exemplo, podendo causar muita coceira no ânus.

Além disso, um dos efeitos colaterais dos antibióticos pode ser a diarreia, que irrita a pele da região anal e pode causar coceira no ânus.

O que fazer: se estiver em uso do antibiótico, deve-se comunicar com o médico que receitou o antibiótico os sintomas de coceira anal ou diarreia para que seja orientada a melhor medida para acabar com os sintomas.

O tratamento pode incluir o uso de pomadas à base de corticoides para reduzir a irritação no ânus, ou pomadas antifúngicas para tratar a candidíase. O uso de probióticos, especialmente Saccharomyces boulardii pode evitar estas complicações.

O uso de Kefir ou iogurte natural sem açúcar, enquanto se utiliza o antibiótico para evitar o descontrole da flora bacteriana e levar ao aparecimento de diarreia ou de coceira no ânus também pode ser útil. Saiba todos os benefícios do uso de probióticos para a saúde.

6. Alergia

Alergia causada por produtos de higiene como papel higiênico perfumado ou colorido, desodorante íntimo, talco ou sabonete perfumado, podem causar irritação ou feridas na pele e, consequentemente, coceira no ânus.

A cera depilatória, o material do absorvente íntimo ou o tipo de tecido da roupa íntima também podem causar alergia, o que também pode provocar irritação da pele e coceira no ânus.

O que fazer: nesse caso, pode-se usar pomada à base de corticoide, por tempo curto, para aliviar o desconforto e diminuir a reação alérgica, reduzindo a coceira no ânus.

Além disso, outras medidas são recomendadas para evitar alergias na região anal, como usar papel higiênico sem perfume, sem cor e macio, e evitar o uso de desodorante íntimo, talco ou sabonete perfumado.

7. Hemorroida

A hemorroida ocorre por inflamação e inchaço de vasos sanguíneos sob a pele e ao redor do ânus, causando dor e sangramento ao evacuar, e coceira no ânus. A hemorroida também pode dificultar a limpeza da região anal e causar coceira.

O que fazer: para reduzir a coceira no ânus, pode-se usar pomadas anestésicas ou à base de corticoides, além de medicamentos à base de diosmina, que devem ser prescritos pelo médico.

Outras medidas para tratar a hemorroida e reduzir a coceira no ânus incluem como banhos de assento em água morna por 10 minutos após cada evacuação ou o uso de compressas de gelo.

É também indicado evitar o uso de papel higiênico e preferir lavar a região anal a cada vez que evacuar, secando com toalha limpa e suave. Confira mais opções de tratamento da hemorroida.

8. Candidíase

A candidíase é a causa mais comum de coceira no ânus e ocorre quando existe um desequilíbrio da flora bacteriana provocada por má higiene, sistema imunológico enfraquecido, excesso de suor, obesidade e uso de antibióticos, por exemplo.

O que fazer: o tratamento da candidíase deve ser feito com orientação médica, sendo geralmente indicados remédios antifúngicos na forma de pomadas, como clotrimazol ou comprimidos, como fluconazol e itraconazol.

Além disso, os banhos de assento com camomila ou barbatimão, podem ajudar a aliviar os sintomas da candidíase no ânus, porque têm ação calmante, anti-inflamatória e antifúngica.

Leia também: 10 remédios caseiros para candidíase tuasaude.com/remedio-caseiro-para-candidiase

9. Sarna

A sarna, chamada cientificamente de escabiose, ocorre por uma infecção pelo ácaro Sarcoptes scabiei e pode causar coceira intensa no ânus, com formação de placas avermelhadas na região, além de coceira em todo o corpo.

O que fazer: o dermatologista poderá indicar o uso de pomadas, como permetrina ou crotamiton, ou medicamentos orais, como ivermectina.

Durante o tratamento, é importante também manter a higiene corporal adequada, tomar banho pelo menos 1 vez por dia, evitar relações sexuais e lavar em água quente todas as roupas, lençóis e toalhas que tenham estado em contato direto com a pele.

Leia também: Escabiose: o que é, sintomas, como se pega e tratamento tuasaude.com/escabiose

10. Piolhos pubianos

Os piolhos pubianos, também conhecido como chato, são causados pelo piolho Phthirus pubis, que infecta os pelos pubianos, causando coceira intensa no ânus e na região pubiana.

O que fazer: o dermatologista ou clínico geral podem indicar a remoção das lêndeas e piolhos, com pinça ou pente fino, e o uso de shampoo, loções ou cremes, com permetrina, malationa ou piretrina

Em casos de infestações extensas ou graves, o médico também pode indicar o uso de comprimidos antiparasitários. Veja como é feito o tratamento dos Chatos.

11. Infecções sexualmente transmissíveis

A coceira no ânus pode ser um dos sintomas de algumas infecções sexualmente transmissíveis como HPV, herpes genital, sífilis e gonorreia, por exemplo.

Além da coceira no ânus, essas infecções também podem causar o surgimento de verrugas, bolhas ou feridas ao redor do ânus, sangramento e ínguas na virilha.

O que fazer: de acordo com o tipo de infecção, o médico pode indicar a remoção das verrugas, o uso de antibióticos orais, como ceftriaxona, azitromicina, aciclovir ou penicilina benzatina, na forma de injeção.

12. Fissura anal

Fissura anal é uma pequena rachadura ou ferida que surge no ânus, causando sintomas como coceira no ânus, dor, desconforto, pequenos sangramentos e ardência ao evacuar.

A fissura anal pode ser causada pela passagem de fezes muito secas e duras, prisão de ventre, diarreia intensa, contato íntimo na região anal ou cirurgia anal, por exemplo.

O que fazer: o tratamento inclui manter a higiene íntima adequada, realizar banhos de assento com água morna, de 5 a 20 minutos, após defecar principalmente, para acalmar a ardência e reduzir a dor.

Além disso, o médico também pode indicar o uso de pomadas anestésicas, anti-inflamatórias ou vasodilatadoras, como cinchocaína, lidocaína e dinitrato de isossorbida.

13. Câncer no ânus

O câncer no ânus é um tipo raro de câncer que causa sintomas como coceira e ardor no ânus, dor anal, principalmente durante a evacuação, sangue vermelho vivo nas fezes, inchaço na região anal e presença e nódulo ou massa no ânus.

O que fazer: o tratamento do câncer anal deve ser feito por um proctologista ou cirurgião oncológico, e oncologista, incluindo sessões de quimioterapia e radioterapia durante 5 a 6 semanas. Saiba como é o tratamento do câncer no ânus.

O médico também poderá recomendar cirurgia para remover pequenos tumores ou para retirar o canal anal, o reto e uma porção do cólon, nos casos mais graves.

14. Psoríase genital

A coceira no ânus é um dos possíveis sintomas de psoríase genital. Essa condição é uma doença autoimune que causa também manchas avermelhadas lisas e com aspeto ressecado no ânus, nádegas, coxas, pênis, axila e vagina, por exemplo.

O que fazer: o dermatologista pode indicar o uso de cremes à base de corticoides, para diminuir a inflamação da pele e aliviar o desconforto.

Já quando as feridas não melhoram com o uso de cremes ou outras regiões do corpo também estão afetadas, o médico pode recomendar sessões de fototerapia ou o uso de medicamentos, como dapsona e metotrexato.

Leia também: Psoríase genital: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/psoriase-genital

15. Eczema perianal

O eczema perianal é um tipo de eczema caracterizado por vermelhidão, inchaço, coceira ou alteração na pele ao redor do ânus, entre as nádegas.

Esse tipo de eczema são idade avançada, incontinência fecal, imobilidade, hiperidrose, obesidade e má higiene anal, que alteram a barreira cutânea no ânus, favorecendo a inflamação.

O que fazer: o tratamento indicado pelo médico, pode ser feito com cremes contendo corticoides, inibidores de calcineurina, antibióticos ou antifúngicos.

É importante também realizar uma limpeza delicada da região com água morna, não coçar a região, evitar o consumo de alimentos picantes e uso de roupas muito justas e de tecido sintético.

Pomada para coceira no ânus

Algumas pomadas que podem ser indicadas para coceira no ânus são:

  • Pomada de hidrocortisona;
  • Óxido de zinco;
  • Pivalato de fluocortolona;
  • Hamamélis;
  • Clotrimazol.

A pomada para coceira no ânus varia conforme a causa desse sintoma e deve ser usada de preferência com a indicação e orientação do médico.

Vídeos relacionados

Sintomas de Hemorroidas que você não pode ignorar!

10:02 | 187.804 visualizações

6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

08:27 | 512.884 visualizações

Sintomas de VERMES que você NÃO PODE ignorar!

07:35 | 688.551 visualizações