Cogmax: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Cogmax é um suplemento que pode ajudar a manter a saúde cognitiva, melhorando a memória e aprendizagem, regular o sistema imunológico, manter a saúde da tireoide e melhorar o humor.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses benefícios são possíveis porque o Cogmax é composto por vitaminas e minerais, como selênio, bisglicinato de magnésio, malato dimagnésio, vitamina D3, vitamina E e vitaminas do complexo B.

Leia também: Vitaminas complexo B: para que servem (e quando tomar) tuasaude.com/sintomas-de-falta-de-vitamina-do-complexo-b

O Cogmax é vendido em cápsulas ou comprimidos em farmácias e lojas de suplementos. No entanto, ainda não existe comprovação científica sobre os possíveis benefícios do Cogmax em pessoas com níveis adequados desses nutrientes no organismo e, por isso, esse suplemento deve ser usado somente com a indicação de um médico ou nutricionista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações do Cogmax são:

1. Mantém a saúde cognitiva

O Cogmax ajuda a manter a saúde cognitiva, melhorando a memória e a aprendizagem, por conter colina, magnésio e selênio, vitaminas e minerais que são essenciais para ajudar na comunicação das células do sistema nervoso.

2. Regula o sistema imunológico

Por fornecer ótimas quantidades de selênio, vitamina D3 e vitamina E, o Cogmax pode atuar na produção de anticorpos e na melhora da reposta imunitária, regulando o sistema imunológico.

Leia também: Vitamina D3: para que serve, fontes (e quantidade recomendada) tuasaude.com/vitamina-d3

3. Mantém a saúde da tireoide

O Cogmax ajuda a manter a saúde da tireoide, por oferecer boas quantidades de selênio, um mineral que é fundamental para converter os hormônios tireoidianos T4 em T3.

Leia também: Selênio: o que é, para que serve, alimentos e quando usar suplementos tuasaude.com/selenio

4. Preserva a saúde dos ossos

Por conter magnésio, o Cogmax ajuda a preservar a saúde dos ossos, pois esse mineral atua na concentração de paratormônio e de vitamina D, que são essenciais para regular o processo de formação do osso.

Além disso,o Cogmax também contém vitamina D3, uma vitamina que promove a absorção de cálcio e fósforo no intestino, ajudando a evitar situações como quedas, fraturas e osteoporose.

5. Combate a fadiga muscular

O magnésio presente no suplemento Cogmax ajuda a combater a fadiga muscular, porque atua na produção de energia e regula as contrações e relaxamentos do músculo.

6. Melhora o humor

Por conter magnésio, o Cogmax pode ajudar a melhorar o humor, diminuindo o risco de ansiedade e depressão.

Isso é possível porque o magnésio participa da produção de triptofano e serotonina, aminoácidos e um neurotransmissores que são responsáveis por regular a ansiedade e o humor.

Leia também: Serotonina: o que é, para que serve e quando está baixa tuasaude.com/serotonina

Cogmax engorda?

O Cogmax não engorda porque não contém calorias ou desacelera o metabolismo. No entanto, pessoas com deficiência de vitaminas do complexo B podem apresentar perda do apetite, contribuindo para a perda de peso.

Assim, por conter vitaminas do complexo B, o Cogmax pode regular o apetite, melhorando a alimentação e favorecendo o ganho de peso.

Leia também: Tomar complexo B engorda? tuasaude.com/medico-responde/complexo-b-engorda

Como tomar

A forma de uso do Cogmax varia conforme a sua formulação, que inclui:

1. Cogmax

Tomar 2 cápsulas de Cogmax com um copo de água, junto das principais refeições, como almoço e jantar.

2. Cogmax FOS

É recomendado tomar 2 comprimidos ao dia com um copo de água, junto de uma das 2 refeições principais.

Composição do Cogmax

O Cogmax contém selênio, bisglicinato de magnésio, malato dimagnésio, vitamina D3 e vitamina E. Esse suplemento também contém vitaminas do complexo B, como colina, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B12  e vitamina B9.

O Cogmax FOS, além dos minerais e vitaminas presentes na forma simples, também contém fosfatidilserina, um fosfolipídio que protege e favorece a comunicação entre as células nervosas do cérebro.

Além disso, as cápsulas de Cogmax também são compostas por ingredientes como óleo de soja, óleo de peixe, gelatina, lecitina de soja, cera de abelha e corantes.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do Cogmax são diarreia, náuseas, excesso de gases, dor no estômago, dor de cabeça e vômitos.

Cogmax dá sono?

Até o momento não existe nenhuma comprovação de que o Cogmax dê sono. Entretanto, por melhorar o bem-estar geral e o humor, esse suplemento pode ajudar na regulação do sono.

Quem não deve usar

O Cogmax não deve ser usado por pessoas com alergia aos componentes deste suplemento.

Além disso, esse suplemento não deve ser usado por pessoas com insuficiência renal, úlceras ou diarreia crônica.

Mulheres grávidas ou em período de amamentação, bem como crianças, só devem usar o Cogmax com a indicação e orientação de um médico.

Vídeos relacionados

MAGNÉSIO: para que serve, tipos diferentes, onde encontrar na natureza e suplementação

04:20 | 57.345 visualizações

VITAMINA B12: para que serve, sintomas de falta, onde encontrar na natureza e suplementação

06:53 | 1.140.381 visualizações

Como saber o Melhor Suplemento para você

03:58 | 38.915 visualizações