Colágeno hidrolisado: o que é, para que serve e como tomar

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar, feito principalmente a partir de ossos e de cartilagem bovina, que pode ser utilizado para promover a produção de colágeno natural pelo corpo, ajudando a melhorar o aspecto da pele e a fortalecer as articulações, unhas e cabelo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este suplemento pode ser encontrado em farmácias, drogarias, lojas de produtos naturais e pela internet, na forma de cápsulas ou em pó, que deve ser diluído em água, sucos ou chás. Dependendo da forma de apresentação, da marca e da quantidade, o preço dos suplementos de colágeno hidrolisado podem variar bastante.

A suplementação com colágeno normalmente é recomendada a partir dos 30 anos, mas também pode ser usada mais cedo por pessoas que passam muito tempo no sol, que fumam ou que possuem uma dieta pouco saudável, pois esses fatores pioram a saúde da pele, estimulam o envelhecimento precoce e podem interferir na produção de colágeno no organismo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O colágeno hidrolisado serve principalmente para promover a elasticidade e a firmeza da pele, assim como para fortalecer as articulações. Isso porque o colágeno é a proteína mais abundante do organismo e é responsável pela formação de vários tecidos, como pele, cartilagens, ossos e tendões, além de proteger os órgãos, sendo, portanto, fundamental para a manutenção de várias estruturas do corpo.

À medida que se envelhece, o organismo diminui a produção de colágeno, resultando em maior flacidez da pele e dor nas articulações, por exemplo. Além disso, há outras situações que também podem interferir na produção de colágeno, como fumar, permanecer muito tempo exposto ao sol, ter dieta pouco saudável e ser portador de algumas doenças.

O colágeno hidrolisado diz respeito à forma com que o colágeno se encontra. Ou seja, o colágeno passa por um processo em que suas moléculas tornam-se menores, sendo muito mais fácil de serem absorvidas pelo organismo e sendo assim possível de ser tomado na forma de suplemento ou até ser encontrado em produtos de beleza e de cuidado com a pele.

Benefícios do colágeno hidrolisado

Os principais benefícios de tomar colágeno hidrolisado incluem:

  • Melhora da firmeza e elasticidade da pele;
  • Fortalecimento das articulações, unhas e cabelos;
  • Prevenção e tratamento da osteoporose;
  • Prevenção do envelhecimento;
  • Fortalecimento dos tendões e ligamentos;
  • Melhora e controle da pressão arterial, já que ajuda a reparar os vasos sanguíneos;
  • Prevenção do aparecimento de úlceras gástricas.

É importante destacar que esses benefícios são obtidos principalmente quando se tem uma alimentação saudável, o que também potencializa os resultados trazidos pela suplementação com colágeno hidrolisado. Saiba como fazer uma alimentação rica em colágeno.

Quando tomar o suplemento de colágeno

O colágeno normalmente é indicado para pessoas com mais de 30 anos ou que tenham problemas nas articulações. Além disso, ele também é recomendado para pessoas que não conseguem consumir proteínas suficientes na dieta, o que pode acelerar a perda de firmeza da pele e trazer problemas articulares.

Ele também é recomendado para pessoas que fumam ou que passam muito tempo expostas ao sol, pois são fatores que envelhecem mais rapidamente a pele. Além disso, o colágeno ainda pode ser utilizado para favorecer a cicatrização de feridas e cirurgias, favorecendo a redução de cicatrizes.

Como tomar o suplemento de colágeno

É importante seguir as orientações do médico ou nutricionista em relação ao tempo de uso, sendo normalmente indicado o uso por pelo menos 2 meses para que seja possível garantir os benefícios.

A quantidade recomendada de ingestão de colágeno é de 8 a 10 g por dia, que pode ser consumida juntamente com uma refeição, em qualquer horário do dia. O melhor tipo de colágeno é o hidrolisado pois ele é melhor absorvido no intestino. O pó de colágeno pode ser encontrado com ou sem sabor e pode ser diluído em água, sucos, sopas ou vitaminas.

Além disso, a ingestão de vitamina C juntamente com o colágeno é importante, pois potencializa seus efeitos no organismo, assim aconselha-se diluir o colágeno ou tomar as suas cápsulas juntamente com uma fonte de vitamina C, como suco de limão, laranja, abacaxi ou tangerina. Dessa forma, e com a intenção de melhorar sua eficiência, alguns colágenos já trazem a vitamina C na sua formulação.

Efeitos secundários e contraindicações

De forma geral, o uso do suplemento de colágeno hidrolisado é considerado seguro. Porém, algumas pessoas podem apresentar diarreia, acidez e aumento da sensação de saciedade.

No entanto, alguns desses suplementos são fabricados com alimentos que podem causar alergia, como o caso de mariscos e ovos. Dessa forma, pessoas com alergia devem evitar o uso desse tipo de suplemento.

Pessoas com diabetes devem consumir o colágeno hidrolisado com cuidado, já que pode conter carboidratos em sua fórmula, de forma que é recomendado que esse suplemento seja puro e orientado pelo médico.