O que é:
O cólon é um órgão que faz parte do intestino grosso, formado de 4 partes, o cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide, que tem a principal função absorver água, eletrólitos e nutrientes que não foram digeridos e absorvidos pelo intestino delgado e formar as fezes sólidas.
Alguns problemas podem interferir no funcionamento do cólon, como inflamação ou infecção, levando a alterações nos movimentos intestinais e na absorção de água, e surgimento de sintomas como prisão de ventre, diarreia ou cólicas abdominais, por exemplo.
Assim, na presença desses sintomas, é recomendado consultar um clínico geral, gastroenterologista ou coloproctologista, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado que pode ser feito com mudanças na alimentação, uso de remédios ou cirurgia, por exemplo.
Principais funções
As principais funções do cólon são:
- Absorver água e eletrólitos, que não foram absorvidos pelo intestino delgado;
- Formar fezes sólidas, para serem eliminadas pelo reto;
- Armazenar as fezes e realizar contrações para que as fezes se movam para serem eliminadas.
Além disso, o cólon também tem como função digerir carboidratos complexos, que são difíceis de serem digeridos pelo intestino delgado, sendo essa digestão feita através da fermentação desses alimentos por bactérias que vivem normalmente no cólon.
Onde fica o cólon
O cólon está localizado na região abdominal, medindo cerca de 1,5 metros, sendo formado por 4 partes, que incluem:
- Cólon ascendente, que é a primeira porção do cólon e se inicia no ceco, localizado na parte direita do abdômen;
- Cólon transverso, é a segunda porção do cólon, que se inicia após o cólon ascendente à direita do abdômen, atravessando a região abdominal, e terminando do lado esquerdo do abdômen;
- Cólon descendente, é a terceira parte do cólon, que se inicia após o cólon transverso, localizado na parte esquerda do abdômen;
- Cólon sigmoide, é a última porção do cólon, em forma de “s”, e que termina no reto.
O cólon ainda é classificado em duas partes, chamadas cólon proximal, formado pelo cólon ascendente e transverso, e o cólon distal, formado pelo cólon descendente e sigmoide.
Sintomas de problemas no cólon
Os sintomas que normalmente indicam que pode estar surgindo ou se desenvolvendo algum problema no intestino podem incluir:
- Diarreia ou prisão de ventre constante;
- Dor ou dificuldade para evacuar;
- Dor abdominal ou cólica intestinais repentina ou frequentes;
- Excesso de gases intestinais;
- Barriga inchada;
- Cólicas abdominais frequentes;
- Fezes com sangue ou muco;
- Aumento do número de evacuações por dia;
- Fezes muito escuras e com cheiro fétido;
- Perda do apetite e de peso.
Além disso, podem ocorrer alteração na cor, na consistência ou no cheiro das fezes, o que pode indicar a presença de alguma doença do cólon. Confira o que a cor das fezes pode dizer sobre a sua saúde.
Qual médico consultar
Quando existe suspeita de algum problema no cólon é aconselhado consultar um coloproctologista ou gastroenterologista.
O médico irá avaliar os sintomas apresentados e pedir exames para confirmar, ou descartar, algum problema no cólon.
Principais doenças do cólon
As principais doenças do cólon são:
1. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é uma doença que causa contrações anormais dos músculos do cólon, levando a sintomas como períodos de diarreia intercalados com prisão de ventre, excesso de gases e dor abdominal recorrente.
A causa da síndrome do intestino irritável não é completamente esclarecida, mas parece estar relacionada a alterações no eixo cérebro-intestino, que influencia nos movimentos intestinais, além de ativação do sistema imune intestinal ou de bactérias. Veja outras causas da síndrome do intestino irritável.
2. Diverticulite
A diverticulite é uma inflamação e/ou infecção dos divertículos, que são pequenas pregas ou sacos presentes nas paredes do cólon, especialmente do cólon sigmóide, que é a porção final do cólon, onde existe uma maior pressão do intestino para levar as fezes ao reto, levando ao surgimento de sintomas como dor abdominal, na parte inferior do lado esquerdo, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre. Veja outras causas de dor do lado esquerdo do abdômen.
Esse tipo de doença do cólon é mais comum em adultos com mais de 40 anos e são mais frequentes em pessoas que possuem prisão de ventre crônica ou que fazem uma dieta pobre em fibras
3. Retocolite ulcerativa
A retocolite é uma doença inflamatória intestinal que se inicia no reto, podendo se estender para o cólon ou outras partes do intestino grosso, como o ceco, por exemplo, levando a formação de úlceras ou feridas na parede intestinal.
A causa exata da retocolite ulcerativa não é completamente conhecida, mas acredita-se que ocorra por uma desregulação do sistema imunológico, fazendo com que as células responsáveis pela defesa do organismo ataquem as células saudáveis do intestino, como se fossem estranhas ao organismo, levando ao surgimento dos sintomas, como fezes com muco ou sangue, urgência para defecar ou febre.
4. Doença de Chron
A doença de Crohn é outro tipo de doença inflamatória intestinal que pode afetar o cólon e ser causada por fatores genéticos ou por mal funcionamento do sistema imunológico, levando ao surgimento de sintomas como dor abdominal, diarréia grave, cansaço excessivo ou perda de peso.
A doença de Crohn pode afetar tanto homens como mulheres, se manifestar em qualquer fase da vida, porém é mais comum surgir após períodos de grande estresse ou preocupação. Veja como é feito o tratamento da doença de Chron.
5. Pólipos intestinais
Os pólipos intestinais são um aglomerado de células que se formam na parede do cólon, devido à proliferação excessiva de células, e que na maioria das vezes não leva ao surgimento de sintomas, sendo geralmente detectado durante o exame de colonoscopia.
Embora a maioria dos pólipos intestinais sejam benignos, durante a colonoscopia o médico faz a remoção dos pólipos, para evitar complicações, como a transformação do pólipo em câncer, por exemplo.
6. Câncer de cólon
O câncer de cólon, também conhecido como câncer colorretal, ocorre quando as células de revestimento do intestino grosso sofrem mutações e passam a se multiplicar de forma descontrolada, devido a fatores genéticos, como história familiar de câncer de intestino, doenças inflamatórias intestinais ou dieta pobre em fibras e rica em gorduras.
Esse tipo de câncer pode afetar pessoas mais jovens, porém é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Por isso, é recomendado que seja feito o exame de colonoscopia após os 50 anos para pessoas com baixo risco de desenvolvimento de câncer colorretal, ou após os 45 anos, quando existe um risco médio a alto. Veja como é feita a colonoscopia.