O que é
O coloproctologista é o médico especialista em diagnosticar e tratar doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, como hemorróidas, câncer de cólon, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável.
O coloproctologista também é responsável pela realização de exames como anuscopia e colonoscopia, para diagnosticar doenças como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, e procedimentos para avaliar a função intestinal, como exame do tempo de trânsito colônico e manometria anorretal. Além disso, o coloproctologista também realiza consultas de pré-operatório e fornece orientações para manter o funcionamento adequado do intestino.
Dessa forma, o coloproctologista é um médico que geralmente trabalha em serviços especializados de hospitais, clínicas e consultórios particulares e em emergências cirúrgicas.
O que faz o coloproctologista
Algumas doenças que o coloproctologista pode tratar incluem:
- Hemorroidas;
- Prisão de ventre;
- Incontinência fecal;
- Fissura anal;
- Abscessos anorretais;
- Fístulas anorretais;
- Retocolite ulcerativa;
- Doença de Crohn;
- Diverticulose;
- Pólipos intestinais;
- Câncer colorretal.
Além disso, o coloproctologista também realiza exames como anuscopia, retossigmoidoscopia flexível e colonoscopia, sendo capaz investigar a causa de sangramentos digestivos, e avaliar a função intestinal por meio de procedimentos como exame do trânsito intestinal e manometria anorretal. Veja o que é e para que serve a colonoscopia.
Quando marcar uma consulta
É importante consultar um coloproctologista em caso de:
- Dificuldade para evacuar;
- Dor durante a evacuação;
- Sangue nas fezes;
- Dor na região anal;
- Diarreia que não passa;
- Dificuldade para segurar as fezes;
- Verrugas na região anal.
Além disso, é recomendado que adultos entre 45 e 75 anos consultem um coloproctologista, gastroenterologista ou clínico geral, porque nesta faixa de idade é indicado o rastreamento do câncer colorretal. Entenda melhor o que é e quais os sintomas do câncer colorretal.
Onde encontrar
O coloproctologista geralmente trabalha em serviços especializados de hospitais, clínicas e consultórios particulares e em emergências cirúrgicas.
Quando não for possível marcar uma consulta diretamente em consultórios particulares, geralmente, é possível encontrar este médico no SUS por meio de um encaminhamento feito pelo médico de família ou clínico geral no posto de saúde.