O colostro é um líquido espesso de cor banca ou amarelada que pode ser extraído do seio durante as últimas semanas da gravidez. Esse é o primeiro leite que a mulher produz para alimentar o bebê nos primeiros dias após o parto.
O colostro contém uma maior quantidade de proteínas e menor concentração de carboidratos e gordura em comparação com o leite materno mais "maduro". Além disso, contém imunoglobulinas, que são anticorpos que ajudam a proteger o bebê de infecções, promovendo seu crescimento e saúde.
O colostro humano fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê, além de contribuir para o desenvolvimento do trato gastrointestinal, sendo o alimento ideal para os recém nascidos.
Para que serve
O colostro humano possui diversos benefícios, servindo para:
1. Fortalecer o sistema imunológico
O colostro humano contém imunoglobulinas, peptídeos antimicrobianos, lactoferrina, anticorpos e outras moléculas bioativas com propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias.
Esses componentes ajudam a estimular e desenvolver o sistema imunológico do bebê, protegendo contra diversas doenças e infecções bacterianas e virais.
2. Favorecer o desenvolvimento e crescimento
O colostro fornece principalmente proteínas, mas têm contém carboidratos e gorduras em menor quantidade, além de fatores de crescimento, antioxidantes, vitamina A e minerais como o zinco e o magnésio, de forma concentrada. Esses nutrientes são essenciais para manter o estado nutricional do bebê e favorecer o seu desenvolvimento e crescimento.
3. Reforçar o vínculo materno-infantil
Ao amamentar o bebê com o colostro, é possível fortalecer a relação emocional e física entre a mãe e o filho, contribuindo para o bem-estar psicológico e emocional.
4. Favorecer o desenvolvimento do trato gastrointestinal
O colostro é um leite de fácil digestão por conter menos quantidade de gorduras e carboidratos, o que contribui para o desenvolvimento do trato gastrointestinal e favorece o estabelecimento de uma microbiota intestinal saudável.
Além disso, estimula o trânsito intestinal, pois atua como um laxante suave que ajuda o bebê a expulsar as primeiras fezes (mecônio), o que pode prevenir a icterícia neonatal ao reduzir a reabsorção de bilirrubina.
5. Diminuir o risco de doenças crônicas
O consumo do colostro nos primeiros dias de vida pode ajudar a diminuir o risco de alergias, doenças autoimunes e doenças como asma e a obesidade ao longo da vida.
6. Ensinar o bebê a comer
O objetivo do colostro é proporcionar leite de baixo volume que ajuda o recém-nascido a aprender a regular o ciclo de sucção, deglutição e respiração durante as mamadas.
7. Favorecer o desenvolvimento da visão do bebê
O colostro tem uma cor amarelada devido à quantidade de carotenoides e vitamina A, nutrientes essenciais que desempenham um papel importante no desenvolvimento da visão do bebê.
Informação nutricional do colostro
A tabela a seguir indica a informação nutricional em 100 mL de colostro e de leite maduro: