O que é:
O jet lag é uma situação que acontece quando há uma desregulação entre os ritmos biológicos e do ambiente, sendo frequentemente percebido após uma viagem para um local que possui um fuso horário diferente do habitual. Isso faz com que o corpo precise de um tempo para se adaptar e haja prejuízos para o sono e descanso da pessoa.
No caso do jet lag ser devido a viagens, os sintomas surgem nos 2 primeiros dias de viagem e é caracterizado por cansaço, problema de sono, falta de memória e de concentração. No entanto, estes sintomas também pode surgir nas mães de bebês recém-nascidos, quando a criança está doente e não dorme a noite toda e também em estudantes que passam a noite acordados estudando de madrugada, já que isso faz com que exista uma desregulação entre os ritmos da pessoa e do ambiente.
Principais sintomas
Cada pessoa responde diferente às alterações dos ciclos e, por isso, alguns sintomas podem ser mais ou menos intensos ou podem estar presentes em uns e ausentes em outros. De forma geral, alguns dos principais sintomas causados pelo jet lag incluem:
- Cansaço excessivo;
- Problemas de sono;
- Dificuldade de concentração;
- Ligeiras perdas de memória;
- Dor de cabeça;
- Náusea e vômito;
- Problemas gastrointestinais;
- Diminuição do estado de alerta;
- Dor no corpo;
- Variação de humor.
O fenômeno de Jet Lag acontece porque existe uma alteração no ciclo de 24 horas do corpo devido a mudanças repentinas, sendo mais frequente de ser notado quando se vai de um lugar para outro com horário diferente. O que acontece é que embora o horário seja diferente, o corpo assume que está em casa, funcionando com o horário do costume. Estas mudanças alteram as horas em que se está acordado ou dormindo, resultando em alterações no metabolismo de todo o corpo e levando ao aparecimento dos típicos sintomas de Jet Lag.
Como evitar o jet lag
Como o jet lag é mais frequente de acontecer em viagens, há formas de prevenir ou evitar que os sintomas sejam muito presentes. Para isso, é recomendado:
- Ajustar o relógio para a hora local, para que a mente possa se habituar ao novo horário esperado;
- Dormir e descansar bastante no primeiro dia, especialmente na primeira noite após a chegada. Tomar 1 comprimido de melatonina antes de se deitar pode ser uma ótima ajuda, já que esse hormônio tem como função regular o ciclo circadiano e é produzido durante a noite com o objetivo de estimular o sono;
- Evitar dormir profundamente durante o voo, dando preferência a cochilos, pois assim é possível que se tenha sono na hora de dormir;
- Evitar tomar remédios para dormir, pois podem desregular ainda mais o ciclo. Nesse caso, o mais recomendado é tomar chás que promovam a sensação de relaxamento;
- Respeitar o horário do país de destino, seguindo o horário das refeições e a hora de deitar e levantar, pois dessa forma força o organismo a adaptar-se mais rapidamente ao novo ciclo;
- Tomar banhos de sol e passear ao ar livre, pois os banhos de sol estimulam a produção de vitamina D e ajudam o corpo a adaptar-se melhor ao novo horário estabelecido.
Além disso, como forma de combater o jet lag é recomendado que se tenha uma boa noite de sono, o que é difícil nessa situação uma vez que o corpo encontra-se habituado a um horário completamente diferente. Confira no vídeo a seguir algumas dicas para ter uma boa noite de sono: