12 formas de acabar com os furinhos no rosto

Algumas formas de acabar com os furinhos no rosto incluem cuidados com a pele, como lavar o rosto diariamente, usar tônico adstringente e aplicar hidratante e protetor solar, além de fazer esfoliação da pele, pois ajudam a desobstruir os poros e aumentar a firmeza da pele.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os furinhos no rosto podem surgir devido a dilatação dos poros por acúmulo de oleosidade, causando inflamação e formação de cravos, mas também podem ser causados por cicatrizes de acne, principalmente por espremer cravos ou espinhas.

Essas dicas podem ser feitas para ajudar a acabar com os furinhos no rosto, no entanto, é recomendado consultar o dermatologista que pode indicar tratamentos estéticos, como peeling químico ou microagulhamento, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

12 formas de acabar com os furinhos no rosto

Algumas formas de acabar com os furinhos no rosto são: 

1. Lavar o rosto diariamente

Lavar o rosto diariamente é fundamental para desobstruir os poros dilatados ou evitar que apareçam, pois remove o excesso de gordura que fica acumulada na pele e diminui a oleosidade.

Para lavar o rosto diariamente, deve-se molhar o rosto, aplicar um sabonete facial, loção de limpeza ou sabonete próprio para peles oleosas, e fazer movimentos circulares suaves. Em seguida, deve-se enxaguar em água corrente e secar com uma toalha limpa e macia.

É recomendado que o rosto seja lavado 2 vezes por dia, de manhã e à noite, pois mais que isso, pode ressecar a pele e fazer com que a pele produza mais óleo.

2. Aplicar um tônico facial adstringente

Aplicar um tônico facial adstringente ajuda a remover impurezas da pele que o sabonete não consegue eliminar, e desta forma, contribui para desobstruir os poros e controlar a oleosidade da pele, ajudando a acabar com os furinhos no rosto.

Para usar o tônico adstringente, deve-se aplicar algumas gotas em uma bola ou disco de algodão e passar suavemente no rosto em movimentos circulares. Não é necessário enxaguar.

Os tônicos adstringentes podem ser encontrados em farmácias e geralmente possuem substâncias, como ácido salicílico, calêndula ou óleo de melaleuca, e por isso, o ideal é que sejam indicados pelo dermatologista, de acordo com as características da pele.

3. Manter a pele hidratada

Manter a pele hidratada, aplicando hidratantes não oleosos ou oil free diariamente, após o uso do tônico adstringente, ajuda a diminuir os poros dilatados e a acabar com os furinhos no rosto.

Os hidratantes normalmente contêm substâncias, como ácido glicólico, ácido hialurônico ou retinol, que promovem uma hidratação profunda da pele, renovação celular e produção de colágeno, deixando a pele mais uniforme e lisa.

Além dos cremes hidratantes, deve-se beber pelo menos 2 litros de água por dia, pois ajuda a manter a pele hidratada.

4. Aplicar protetor solar diariamente

Aplicar o protetor solar não oleoso diariamente, com no mínimo FPS 30, ajuda a controlar a oleosidade da pele e os danos causados pelo sol que podem deixar a pele mais flácida e os furinhos mais visíveis.

Desta forma, é recomendado passar o protetor solar pelo menos 15 minutos antes de sair de casa, e utilizá-lo mesmo em dias nublados. 

6. Fazer esfoliação da pele

Fazer esfoliação ajuda a desobstruir os poros dilatados e manter a pele mais saudável e limpa, pois estimula a circulação sanguínea e a renovação celular, deixando a pele mais lisa e uniforme, e evitando o surgimento de cravos e espinhas.

A esfoliação pode ser feita de 1 a 2 vezes por semana, com esfoliantes físicos, que possuem microesferas, ou esfoliantes químicos, como alfa hidroxiácidos, ácido glicólico ou lático, por exemplo.

Além disso, alguns esfoliantes físicos podem ser feitos em casa, como o esfoliante de aveia e mel ou o esfoliante de fubá e óleo de coco, por exemplo. Veja como preparar os esfoliantes para o rosto.  

7. Consumir alimentos ricos em colágeno

Aumentar o consumo de alimentos ricos em colágeno aumenta a elasticidade, hidratação e firmeza da pele, ajudando a suavizar os furinhos no rosto causados por cicatriz de espinhas ou cravos.

Alguns alimentos ricos em colágeno são carne vermelha, frango,  peixe ou gelatina, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos ricos em colágeno.  

Além disso, outra forma de consumir mais colágeno é através dos suplementos de colágeno, que podem ser encontrados em farmácias ou drogarias e devem ser usado com indicação do dermatologista. Veja como tomar o suplemento de colágeno.  

8. Microagulhamento

O microagulhamento é um tratamento estético que utiliza micro-agulhas muito finas que estimulam a formação de colágeno, ajudando a acabar com os furinhos no rosto causados por poros dilatados ou cicatriz de acne.

Esse tipo de tratamento pode ser feito em casa ou em uma clínica estética, pelo dermatologista ou por um profissional habilitado. Saiba como fazer o microagulhamento em casa.  

9. Peeling químico

O peeling químico é um tratamento estético feito pelo dermatologista indicado para diminuir as cicatrizes causadas pela acne e acabar com os furinhos no rosto.

Esse tipo de tratamento consiste na aplicação de ácido tricloroacético ou fenol, com o objetivo de promover a renovação celular e eliminar as células mortas, melhorando a aparência da pele. Veja como é feito o peeling químico

10. Preenchimento com ácido hialurônico

A aplicação de ácido hialurônico é feita pelo dermatologista ou cirurgião plástico, no consultório, para acabar com os furinhos no rosto devido a cicatriz por acne.

Esse tipo de tratamento, é feito com injeção de ácido hialurônico com o objetivo de preencher os furinhos do rosto, deixando a pele mais uniforme e lisa. Saiba mais sobre a aplicação de ácido hialurônico.  

11. Dermaplaning

O dermaplaning é um tratamento estético indicado para minimizar as cicatrizes de acne, ajudando a acabar com os furinhos no rosto.

Esse tratamento é feito pelo dermatologista usando uma lâmina semelhante ao bisturi para raspar as camadas superiores da pele e remove a células mortas, deixando a pele mais uniforme, firme, macia e saudável. Saiba como é feito o dermaplaning.  

12. Laser

O tratamento com laser também pode ser indicado para acabar com os furinhos no rosto causados por espinhas, pois ajuda a melhorar a aparência e a textura da pele.

Esse tipo de tratamento remove as células superficiais da pele, estimulando a renovação celular, e é feito pelo dermatologista, no consultório. Confira todas as opções de tratamento para cicatriz de acne.  

Quando ir ao médico

É importante consultar o dermatologista nas seguintes situações:

  • Desconforto estético;
  • Espinhas ou cravos frequentes;
  • Espinhas que formam cistos, nódulos ou elevação da pele.

Desta forma, o dermatologista deve avaliar a pele, verificar as características e causas das espinhas ou poros dilatados, e a presença de cicatriz de acnes e, assim, indicar o tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento da acne.

Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.