Sonda nasogástrica: o que é, para que serve (e passo a passo de como alimentar)

Sonda nasogástrica é um tubo fino e flexível, que é colocado no hospital desde o nariz até ao estômago, e que permite manter a alimentação e a administração de medicamentos em pessoas que não conseguem engolir ou se alimentar normalmente, devido a algum tipo de cirurgia na região da boca e garganta, ou devido a doenças degenerativas.

Alimentar através da sonda é um processo relativamente simples, no entanto, é importante ter alguns cuidados para evitar que a sonda saia do lugar e para impedir que a alimentação possa chegar nos pulmões, podendo causar uma pneumonia, por exemplo.

O ideal é que a técnica de alimentação por sonda seja sempre treinada pelo cuidador no hospital, com ajuda e orientação de um enfermeiro, antes de a pessoa ir para casa. Nos casos em que a pessoa com a sonda é autônoma, a tarefa de alimentação pode ser feita pela própria.

Como alimentar uma pessoa por sonda

01:31 | 984.665 visualizações

Para que serve a sonda nasogástrica

A sonda nasogástrica é indicada nos casos de pessoas que não conseguem se alimentar por via oral, devido a:

  • Desnutrição, dificuldade para engolir;
  • Doenças psiquiátricas, como depressão grave ou anorexia nervosa;
  • Lesões na cabeça, cirurgias na região da boca e garganta ou intestino, ou pós-AVC;
  • Doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino curto, ou estreitamento do esôfago;
  • Fibrose cística, esclerose múltipla ou doença do neurônio motor;
  • Doenças nos rins ou no fígado, especialmente nos casos de ascite;
  • Câncer de cabeça e pescoço;
  • Ventilação mecânica ou coma.

Nesses casos, a sonda nasogástrica é indicada para uso em até 6 semanas de tratamento, sendo que a pessoa deve ter o estômago e intestinos funcionando normalmente, para que ocorra a absorção dos nutrientes ou remédios passados pela sonda.

Além disso, a sonda nasogástrica pode ser usada para descomprimir o estômago ou intestino, no caso de obstrução ou íleo paralítico, esvaziar o conteúdo gástrico no caso de pessoas entubadas, tratar sangramentos ou obstruções do estômago, ou coletar amostra do líquido do estômago para a análise em laboratório.

Embora seja mais raro, a sonda nasogástrica também pode ser usada em hospitais para lavagem gástrica, em que se faz a aspiração do conteúdo do estômago, e administração de carvão ativado, no caso de ingestão acidental ou intoxicação por uso de remédios, drogas ou venenos, por exemplo.

Como é colocada a sonda nasogástrica

O procedimento para colocar a sonda nasogástrica deve ser realizado pelo enfermeiro, e normalmente é feito com a pessoa sentada, mas também pode ser colocada com a pessoa deitada do lado esquerdo do corpo.

Em seguida, o enfermeiro deve calçar as luvas, vestir o avental, touca e protetor facial,, e ter todos os materiais necessários para a colocação da sonda nasogástrica à disposição, como anestésico tópico, estetoscópio, seringa e fita adesiva, por exemplo.

A sonda nasogástrica é inserida após o enfermeiro passar um anestésico na narina da pessoa e lubrificar a sonda com um gel. Em seguida a sonda nasogástrica é colocada e é injetado cerca de 20 a 30 mL de ar pela sonda, enquanto o enfermeiro escuta com o estetoscópio, que o ar foi para o estômago, confirmando o posicionamento correto da sonda.

Além disso, também é feita uma aspiração do líquido do estômago, que também ajuda a saber se a sonda está bem posicionada. Em alguns casos, pode-se fazer um raio X para verificar se a sonda se encontra na posição correta.

Após confirmado o posicionamento correto da sonda nasogástrica, é colocado um pequeno pedaço de fita adesiva na sonda e nariz para que a sonda não se mova ou saia do lugar.

Como alimentar uma pessoa com sonda

Antes de iniciar a técnica para alimentar por sonda nasogástrica é importante sentar a pessoa ou levantar as costas com uma almofada, para evitar que os alimentos voltem para a boca ou sejam aspirados para os pulmões.

Depois deve seguir-se o passo-a-passo:

1. Colocar a pessoa sentada em um ângulo de 30 a 45º

É importante colocar a pessoa que está recebendo nutrição enteral em uma posição sentada ou elevar a cabeceira da cama em um ângulo de 45°.

Essa posição deve ser mantida enquanto a alimentação estiver sendo administrada e por pelo menos uma hora após o término, para evitar o refluxo.

No entanto, se não for possível manter a pessoa sentada por muito tempo, ela deve ser virada para o lado esquerdo, para respeitar a anatomia do estômago e evitar o refluxo do alimento.

2. Colocar um pano debaixo da sonda nasogástrica

O pano debaixo da sonda nasogástrica serve para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa.

No caso de alimentação contínua, por meio de uma bomba, isso não é necessário.

3. Dobrar a ponta da sonda nasogástrica

Para iniciar a alimentação enteral, é importante lavar bem as mãos com água e sabão (antes de manusear a sonda).

Em seguida, deve-se dobrar a ponta da sonda nasogástrica, apertando-a com força para que não entre ar na sonda, conforme mostrado na imagem, e remover a tampa, colocando-a sobre o pano.

4. Inserir a ponta da seringa na sonda

Encaixar a ponta da seringa de 100 mL na abertura da sonda, desdobrar o tubo e puxar o êmbolo para aspirar o líquido que está dentro do estômago.

Caso se consiga aspirar mais de metade da quantidade de líquido da refeição anterior (cerca de 100 mL) é recomendado alimentar a pessoa mais tarde, quando o conteúdo for inferior a 50 mL, por exemplo. O conteúdo aspirado deve ser sempre colocado novamente no estômago.

5. Dobrar a ponta da sonda nasogástrica

Deve-se voltar a dobrar a ponta da sonda nasogástrica e apertar bem para que não entre ar no tubo ao se retirar a seringa.

Voltar a colocar a tampa antes de desdobrar a sonda.

6. Encher a seringa com a fórmula enteral

Encher a seringa com a fórmula enteral ou com alimentos triturados e coados, e voltar a colocá-la na sonda, dobrando o tubo antes de retirar a tampa.

Os alimentos não devem estar muito quentes, nem muito gelados, pois podem causar um choque térmico ou queimaduras ao chegar no estômago. 

7. Desdobrar novamente o tubo

Desdobrar novamente o tubo e pressionar lentamente o êmbolo da seringa.

A velocidade de administração da nutrição enteral não deve ultrapassar 10 mL por minuto, para evitar que o alimento entre no estômago muito rapidamente.

Repetir este passo até acabar de dar toda a refeição, dobrando e tampando a sonda com a tampa sempre que retirar a seringa.

8. Lavar a sonda com água

Após alimentar a pessoa, deve-se lavar o tubo da sonda com água para impedir que fique entupido.

Para isso, deve-se desconectar a seringa e aspirar 50 a 100 mL de água.

Em seguida, reconectar a seringa na sonda e aplicar a água pelo tubo de alimentação, depois fechar a tampa do tubo e limpara todo o material.

Após cada alimentação, o êmbolo e a parte externa da seringa devem ser lavados com água e sabão. A parte externa da sonda também deve ser limpa diariamente com gaze, água morna e sabão neutro, e depois secar bem.

Material necessário para alimentar por sonda

Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material:

  • 1 seringa de 100 mL (seringa de alimentação);
  • 1 copo de água;
  • 1 pano (opcional).

A seringa de alimentação deve ser lavada após cada utilização e deve ser trocada, pelo menos, de 2 em 2 semanas por um nova, comprada na farmácia.

Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo.

Dieta por sonda nasogástrica

A alimentação por sonda nasogástrica é feita preferencialmente com fórmulas de nutrição enteral polimérica prontas para serem passadas pela sonda, como Ensure, Pediasure, Enterex ou Glucerna, por exemplo.

Esses produtos têm o mesmo valor nutricional que uma dieta saudável, ou seja, contêm proteínas, vitaminas, ferro, cálcio e energia.

Geralmente, as fórmulas são fornecidos pelo hospital, se a pessoa estiver hospitalizada, ou podem ser compradas em farmácias na forma de pó para ser diluído em água ou líquidos que vêm em recipientes individuais.

Entretanto, é possível administrar alimentos pela sonda nasogástrica, mas somente sob indicação e orientação do médico ou nutricionista.

Nesses casos, a dieta deve ser líquida, como sopas e sucos, por exemplo, que devem ser bem cozidos, diluídos, liquidificados e coados, para que não contenham resíduos sólidos que possam obstruir a sonda de alimentação.

Como preparar a fórmula enteral

Se a pessoa estiver hospitalizada, a fórmula será preparada no hospital. No entanto, se a pessoa estiver em casa, deverá seguir as instruções do médico ou nutricionista quanto à quantidade e ao preparo.

É importante que a água usada para preparar o suplemento nutricional seja água mineral, filtrada ou fervida por 15 minutos.

Alimentação por sonda nasogástrica

Os alimentos que podem ser usados para preparar uma dieta enteral caseira por sonda nasogástrica são:

  • Caldos e sopas, misturados e coados, contendo vegetais cozidos (cenoura, abobrinha, chuchu e abóbora), proteínas (frango, peru, carne vermelha ou peixe) e tubérculos (batata, batata-doce, inhame ou polvo);
  • Sucos de frutas naturais, como maçã, pera, pêssego, goiaba, mamão e melão;
  • Mingaus ou papas de aveia, amido de milho ou creme de arroz;
  • Leite e iogurtes líquidos;
  • Gelatina líquida.

Além da alimentação, é muito importante lembrar-se de oferecer cerca de 6 copos de água por dia por meio da sonda.

Leia também: Dieta líquida: o que é, quando é indicada e como fazer tuasaude.com/dieta-liquida-detox

Como preparar os alimentos para usar na sonda

Para preparar os alimentos para usar na sonda nasogástrica, é importante que sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda. Além disso, os sucos devem ser feitos na centrífuga.

Uma vez que muita da fibra é retirada nos alimentos, é comum que o médico recomende o uso de alguma suplementação nutricional, que pode ser adicionada e diluída na preparação final dos alimentos.

Exemplo de cardápio de 3 dias para alimentação por sonda

A seguir, um exemplo de cardápio de três dias para uma pessoa com sonda nasogástrica.

É importante que todos os alimentos sejam liquefeitos, triturados e coados, e que sejam bem diluídos para evitar a obstrução da sonda:

Principais refeições Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã Mingau de aveia líquida Mingau de maisena líquido Creme de arroz líquido
Lanche da manhã Suco de maçã Iogurte líquido Suco de pêssego
Almoço e jantar Sopa de frango com legumes misturados com 1 colher de sopa de azeite de oliva + suco de pêssego Sopa mista de abóbora, chuchu, batata-doce, inhame e peru com 1 colher de sopa de azeite de oliva + suco de melão Sopa mista de batata, cenoura, mandioquinha (cenoura amarela ou batata baroa), coentro e peru com 1 colher de sopa de azeite de oliva + suco de goiaba
Lanche da tarde Gelatina líquida Suco de pera Iogurte líquido
Ceia Iogurte líquido Gelatina líquida Suco de mamão

As quantidades do cardápio variam de acordo com a idade, o sexo e a doença associada e, portanto, devem ser calculadas por um nutricionista para que um plano nutricional individualizado possa ser elaborado com as quantidades adequadas para preservar o estado nutricional da pessoa.

Além disso, a dieta também pode ser mista, ou seja, a dieta domiciliar diária também pode incluir a ingestão de um ou dois suplementos nutricionais, ou suplementos modulares de proteínas ou carboidratos, por exemplo.

Com quanto tempo de antecedência a dieta enteral caseira pode ser preparada?

A dieta enteral deve ser preparada para consumo imediato ou, no máximo, consumida em 24 horas.

Se preparada com um dia de antecedência, deve ser armazenada em frascos rotulados e esterilizados, de preferência colocados na parte superior da geladeira, evitando a porta.

Em dias quentes, é aconselhável retirar a dieta da geladeira de 15 a 30 minutos antes de administrá-la, enquanto em dias frios, o tempo de espera deve ser de aproximadamente 60 minutos.

A dieta deve estar em temperatura ambiente e nunca deve ser aquecida em um micro-ondas ou banho-maria, pois isso pode causar queimaduras e alterar sua composição nutricional.

É importante descartar as sobras de fórmulas enterais e dietas caseiras.

Como evitar que a sonda fique entupida?

A maneira mais eficaz de evitar o bloqueio da sonda é enxaguá-la regularmente com pelo menos 50 a 100 mL de água morna, principalmente antes e depois da alimentação e da administração de medicamentos.

Como cuidar da boca

Mesmo que não esteja recebendo alimentos pela boca, é importante escovar os dentes e a língua com uma escova e pasta de dente pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite, tentando não engolir água.

Leia também: Como escovar os dentes de uma pessoa acamada tuasaude.com/como-escovar-os-dentes-de-uma-pessoa-acamada

Além disso, os lábios podem ser mantidos hidratados com um protetor labial, manteiga de cacau ou vaselina e, quando necessário, a boca pode ser umedecida com uma gaze embebida em água.

Cuidados após alimentar pela sonda

Depois de alimentar a pessoa com sonda nasogástrica é importante mantê-la sentada ou com as costas levantadas por, pelo menos, 30 minutos, para permitir uma digestão mais fácil e evitar o risco de vômito.

Porém, caso não seja possível manter a pessoa sentada por muito tempo, deve-se virá-la para o lado esquerdo para respeitar a anatomia do estômago e evitar o refluxo de alimentos.

Leia também: Como cuidar de uma pessoa acamada: guia prático tuasaude.com/como-cuidar-de-uma-pessoa-acamada

Como administrar medicamentos pela sonda

Para administrar medicamentos pela sonda nasogástrica, deve-se seguir algumas recomendações, que incluem:

  1. Lavar as mãos com água e sabonete neutro antes de preparar o medicamento;
  2. Colocar a pessoa sentada ou parcialmente sentada, elevando a cabeceira da cama;
  3. Dobrar a ponta da sonda nasogástrica, apertando bem para que não entre ar no tubo, e retirar a tampa, colocando-a sobre o pano;
  4. Conectar a seringa na abertura da sonda, desdobrar o tubo e puxar o êmbolo para aspirar o líquido que está dentro do estômago. O conteúdo aspirado deve ser sempre colocado novamente no estômago;
  5. Voltar a dobrar a ponta da sonda nasogástrica e apertar bem para que não entre ar no tubo ao se retirar a seringa;
  6. Conectar a seringa com água na sonda, para lavar a sonda, utilizando cerca de 30 mL de água no caso de adultos, ou 10 a 15 mL para crianças. Após lavar a sonda, dobrar novamente o tubo e desconectar a seringa de água, para conectar a seringa com medicamento;
  7. Desdobrar o tubo e administrar o medicamento lentamente pela sonda;
  8. Lavar a sonda com água para “empurrar” todo o medicamento para dentro do estômago;
  9. Dobrar a ponta da sonda nasogástrica, apertando bem para que não entre ar no tubo, e colocar a tampa;
  10. Desconectar a seringa da sonda;
  11. Manter a posição elevada, por pelo menos 30 minutos, após administrar o remédio para evitar refluxo gástrico.

O preparo do medicamento deve ser feito imediatamente antes da aplicação pela sonda. Geralmente, o médico deve dar preferência para utilização de medicamentos líquidos, como xarope, solução em gotas ou suspensão.

No entanto, se for necessário utilizar comprimidos ou cápsulas, deve-se triturar o comprimido em um recipiente de vidro, ou abrir a cápsula antes do uso, e misturar com 10 a 15 mL de água até que o medicamento esteja completamente dissolvido.

Nos casos de utilização de mais de um medicamento, é recomendado lavar a sonda com cerca de 5 mL de água entre a administração de cada remédio.

A seringa utilizada para administrar medicamentos pela sonda nasoentérica, deve ser exclusiva para os remédios, não devendo ser usada para alimentação pela sonda.

Além disso, é importante lavar a seringa após a administração do remédio, assim como o recipiente de vidro utilizado para triturar ou misturar o remédio com água.

Quando trocar a sonda ou ir no hospital

A maior parte das sondas nasogástricas são muito resistentes e, por isso, podem permanecer no local por volta de 6 semanas seguidas ou segundo a indicação do médico.

Além disso, é importante trocar a sonda e ir no hospital sempre que a sonda sair do local e sempre que se encontrar entupida.

Vídeos relacionados

Como alimentar uma pessoa por sonda

01:31 | 984.665 visualizações