Algumas dicas para aumentar a testosterona incluem comer alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina D, praticar atividades físicas e ter uma boa noite de sono, porque ajudam a aumentar os níveis de testosterona naturalmente no organismo.
A testosterona é um hormônio presente nos homens e nas mulheres, sendo importante para a libido, a fertilidade, o aumento da massa muscular e as características masculinas, como crescimento de pelos e produção de espermatozoides. Entenda mais sobre a testosterona.
No entanto, quando as mudanças no estilo de vida não são capazes de aumentar a testosterona, o urologista, ginecologista ou endocrinologista pode indicar a reposição hormonal, através de suplementos como Durateston, Somatodrol, Provacyl e Androgel.
6 dicas para aumentar a testosterona
Algumas das principais dicas para ajudar a aumentar a testosterona são:
1. Comer alimentos ricos em zinco, vitaminas A e vitamina D
Os alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina D ajudam a aumentar a produção de testosterona no homem e na mulher, melhorando a fertilidade e a libido.
Assim, os alimentos que ajudam a aumentar naturalmente a testosterona são:
- Alimentos ricos em zinco, como ostras, frutos do mar, fígado bovino, sementes de abóbora e gergelim;
- Alimentos ricos em vitamina D, como salmão, manteiga, sardinha e ovo;
- Alimentos ricos em vitamina A, como manga, espinafre, tomate, iogurte e queijo.
Além disso, é aconselhado também comer alimentos como linhaça, abacate e salmão, pois são ricos em ômega 3, uma gordura saudável que atua na produção de testosterona. Confira outros alimentos que aumentam a testosterona.
2. Praticar exercícios físicos
Praticar entre 150 a 200 minutos de exercícios físicos por semana aumentam os níveis de testosterona. Os exercícios que favorecem mais o aumento da testosterona são os de resistência e alto impacto, como musculação, crossfit e funcional. Conheça outros exercícios que aumentam a testosterona.
No entanto, é importante lembrar que o excesso de atividade física não é indicado, já que pode causar estresse no organismo, aumentando os níveis do cortisol, que é um hormônio que provoca a queda dos níveis da testosterona.
3. Dormir de 7 a 9 horas por noite
Dormir de 7 a 9 horas por noite é fundamental para aumentar a produção de testosterona, já que o sono controla os níveis de cortisol, que é o hormônio que inibe a produção de testosterona. Veja quantas horas dormir por dia.
4. Manter o peso adequado
Para aumentar a testosterona é aconselhado manter o peso corporal adequado. Isso porque o excesso de gordura corporal aumenta os níveis de aromatase, uma enzima que diminui a produção e os níveis de testosterona no corpo.
No entanto, não é indicado ter baixo peso corporal, porque as células de gordura são fundamentais para a produção de hormônios como a testosterona.
Para saber o seu peso ideal, coloque seus dados na nossa calculadora a seguir:
5. Reduzir o estresse
Para aumentar a testosterona é recomendado reduzir o estresse, porque durante o estresse o organismo aumenta a liberação de cortisol, que é o hormônio que diminui os níveis de testosterona no organismo.
Algumas dicas para reduzir o estresse incluem fazer atividades que promovem o bem-estar e o prazer, como ler, fazer yoga, dançar, passear com amigos ou fazer psicoterapia. Confira outras dicas para diminuir o estresse.
6. Usar suplementos
Usar suplementos para reposição hormonal, como Durateston, Somatodrol, Provacyl e Androgel, pode ser indicado para ajudar a aumentar a testosterona.
No entanto, esses suplementos só devem ser usados sob indicação médica e quando os níveis desse hormônio estão muito baixos. Saiba como é feita a reposição de testosterona.
Confira outras dicas para aumentar a testosterona no vídeo a seguir:
Alimentos para aumentar a TESTOSTERONA · com receita
12:17 | 761.435 visualizaçõesSintomas de testosterona baixa
Alguns sintomas que podem indicar níveis baixos de testosterona são:
- Diminuição da libido;
- Cansaço frequente;
- Depressão;
- Irritabilidade;
- Dificuldade para ganhar massa muscular;
- Diminuição de pelos no corpo e na barba;
- Dificuldade em adormecer e muita agitação durante a noite.
Na presença de sintomas que podem indicar testosterona baixa, é recomendado consultar um endocrinologista, urologista, no caso dos homens, ou ginecologista, no caso das mulheres.