Geralmente a quantidade de líquidos que pode ser ingerida por pacientes com insuficiência renal crônica situa-se entre os 2 a 3 copos de 200 ml cada, somados ao volume de urina eliminado em um dia. Isto é, se o paciente com insuficiência renal faz 700 ml de xixi num dia, ele pode beber essa quantidade de água mais 600 ml por dia, no máximo.
Além disso, a quantidade de água permitida também varia de acordo com o clima e com a atividade física do paciente, que pode permitir uma ingestão maior de líquidos caso o paciente transpire muito.
Porém, a quantidade de líquidos que pode ser ingerida pelo paciente tem que ser controlada pelo médico ou nutricionista após um exame de urina chamado clearance de creatinina que avalia a função renal e a sua capacidade de filtrar os líquido do corpo.
Como controlar a quantidade de líquidos
O controle da quantidade de líquidos consumidos durante o dia é importante para que seja evitada a sobrecarga dos rins e surgimento de complicações, sendo recomendado para isso anotar em um papel a quantidade de líquidos ingeridos, beber apenas quando tiver sede e evitar beber por hábito ou de forma social, pois nesses casos há tendência de se consumida maior quantidade do que o indicado pelo médico.
Além disso, uma dica que ajuda a controlar a quantidade de líquidos é usar copos e xícaras pequenas, pois assim é possível ter mais controle da quantidade consumida.
É importante controlar a ingestão não só de água mas também de água de coco, gelo, bebidas alcoólicas, café, chá, chimarrão, gelatina, leite, sorvete, refrigerante, sopa, suco, porque são considerados líquidos. No entanto, a água de alimentos sólidos ricos em água como as frutas e verduras, por exemplo, não são somados no volume de líquidos que o médico permite o paciente ingerir.
Como combater a sede na insuficiência renal
O controle da ingestão de água por pacientes com insuficiência renal crônica é importante para evitar que a doença piore, provocando inchaço no corpo todo, dificuldade em respirar e aumento da pressão arterial. Algumas dicas para ajudar o paciente com insuficiência renal a controlar a sede, sem beber água, podem ser:
- Evitar alimentos salgados;
- Tentar respirar mais pelo nariz que pela boca;
- Comer frutas geladas;
- Beber líquidos gelados;
- Colocar uma pedra de gelo na boca, mata a sede e a quantidade de líquido ingerida é menor;
- Colocar suco de limão ou limonada em uma forminha de gelo para congelar e chupar uma pedrinha quando sentir sede;
- Quando a boca tiver seca, colocar um pedaço de limão na boca para estimular a saliva ou usar balas azedas ou chicletes.
Além disso, também é possível diminuir a sede apenas enxaguando a boca, bochechando água ou escovando os dentes.
Confira as dicas da nutricionista para saber como se alimentar garantindo o bom funcionamento dos rins: