Congelar legumes, verduras e frutas é uma forma de conservação que evita que os alimentos estraguem, diminuindo o desperdício. Além disso, o congelamento também ajuda a preservar a cor, o sabor, a textura e os nutrientes dos alimentos.
Quando congelados adequadamente, os legumes podem durar até 12 meses, já as verduras podem ser congeladas por até 3 meses, e as frutas podem ser armazenadas no freezer ou congelador por até 6 meses.
Congelar verduras, legumes e frutas permite o acesso a alimentos que estão fora da época, além de facilitar o preparo de saladas e de refeições rápidas. Alguns dos alimentos que podem ser congelados são brócolis, beterraba, abacaxi, banana, couve, bertalha e pimentão.
Tipos de congelamento e formas de consumo
Existem diferentes formas de congelamento e tempo de armazenamento para cada tipo de verdura, legume ou fruta. No entanto, alguns alimentos precisam ser escaldados, que é ferver por poucos minutos e resfriar logo em seguida, antes de congelar, para evitar que estraguem, percam o sabor ou os nutrientes.
A tabela a seguir indica como congelar verduras e legumes crus ou cozidos e como podem ser usados após o descongelamento:
A tabela a seguir indica como congelar as frutas e como podem ser usadas após descongelar:
Algumas frutas, como abacate, banana, melão, nectarina e pêssego podem oxidar, ficando escuras, com o congelamento. Para evitar que isso aconteça, pode-se adicionar algumas gotas de limão à fruta antes de levar ao freezer ou congelador.
Como preparar legumes e verduras para congelar
Antes de congelar os legumes e verduras, o primeiro passo é escaldar, que é um método onde os alimentos são fervidos por pouco tempo para inativar as enzimas que podem alterar o sabor, a cor, a textura ou os nutrientes. Para escaldar os legumes e as verduras é preciso:
- Escolher legumes e verduras de boa qualidade e frescos;
- Lavar bem os alimentos, eliminando qualquer sujeira visível;
- Cortar os legumes na maneira que preferir usar ao descongelar, como cubos, tiras ou rodelas;
- Em uma panela, ferver a água;
- Colocar os legumes ou verduras, de forma que fiquem totalmente imersos;
- Cozinhar por 3 a 5 minutos, evitando que fiquem muito macios;
- Retirar o alimento da água e colocar para resfriar em bacia com água filtrada e gelo;
- Escorrer e secar os alimentos com um pano seco.
Após escorrer e secar os legumes e verduras, deve-se colocá-los em um pote de vidro ou plástico, com tampa com boa vedação e armazenar no freezer ou congelador pelo tempo indicado para cada alimento.
Como armazenar
Os legumes e verduras podem ser embalados em recipientes de plástico ou vidro com tampa. Nessa etapa, é preciso tomar os seguintes cuidados para preservar a textura e sabor dos alimentos:
- Embalar os alimentos no corte e na quantidade exata que serão usados depois, pois os legumes e verduras não podem ser recongelados;
- Levar os vegetais e legumes ao freezer ou congelador somente quando estiverem frios;
- Identificar os alimentos, com uma etiqueta, com o nome e a data em que foi embalado para facilitar a organização e o planejamento das refeições;
- Não encher completamente os potes, deixando um espaço de 2 cm, pois os alimentos quando congelados podem aumentar de volume;
- Tampar bem os potes para que o cheiro dos legumes não passe para outros alimentos do congelador ou freezer.
Os vegetais e legumes congelados tendem a acumular água e perder a crocância. Por isso, o ideal é que sejam usados em preparações cozidas, purês, assadas ou em sucos.
Como descongelar os alimentos
Os legumes e verduras porcionados, podem ir direto para a panela sem precisar de descongelamento. Já as porções maiores devem ser colocadas na geladeira um dia antes do uso.
As frutas em polpa não precisam ser descongeladas. Para usar, basta retirar a porção desejada e colocar no liquidificador ou panela para o preparo de sucos, molhos, vitaminas ou smoothies, por exemplo. Já as frutas em pedaços ou inteiras devem ser descongeladas em geladeira.
É importante lembrar que as frutas, as verduras e os legumes descongelados não devem ser recongelados, pois sofrem alterações no sabor, na cor e na textura, perdendo a qualidade.
Veja com a nossa nutricionista outras dicas para armazenar vegetais, legumes e frutas: