Os exercícios para engrossar a voz só devem ser realizados se existir essa necessidade. É importante que a pessoa reflita se precisa de ter a voz mais grave, já que pode não combinar com a pessoa ou até lhe fazer mal, já que algumas pessoas podem tentar forçar demais a voz ou gritar.
Estes exercícios devem ser realizados sob a supervisão de um fonoaudiólogo, para que sejam executados de forma correta e de forma a evitar lesões.
Além disso, praticar exercícios para melhorar a dicção, podem ajudar a ter uma voz mais clara e precisa. Veja como melhorar a dicção com exercícios.
Exercícios para engrossar a voz
Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:
1. Bocejar emitindo vogais
Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. Para isso, um dos exercícios que se pode fazer, que também ajuda a abaixar a laringe é bocejar com o som da vogal A por exemplo.
2. Sucção com som
Outro exercício que se pode fazer é respirar profundamente e de seguida fazer uma sucção, como se fosse um fio de esparguete, evitando fazer muito esforço, segurando um pouquinho o ar e no fim soltar o ar emitindo um som "Aaahh" ou "Ooohh". Devem-se fazer 10 repetições, descansar e fazer mais 10, bebendo um pouco de água entre cada repetição e realizar este exercício todos os dias.
3. Emitir sons graves
Um outro exercício que ajuda a engrossar a voz é emitir os sons "oh oh oh" em um tom mais grave que se conseguir, repetindo 10 vezes, podendo-se acrescentar uma frase no fim, entre cada repetição.
4. Imitar um som específico
Inspirar fundo e procurar fazer o som característico de quando se sopra num cano. Deve-se imitar esse som sem a preocupação de o fazer soar muito alto, tentando prestar atenção na vibração da cabeça, e procurar encontrar este ponto, repetindo de 7 a 10 vezes, uma vez ao dia.
5. Falar em tons de voz diferentes
Outra forma de ajustar a voz é experimentar ir falando em diferentes tons de voz, projetando-a e percebendo que a voz é moldável e permite à pessoa falar em diferentes tons.
6. Cantarolar
Para cantarolar, deve-se fechar os lábios e produzir o som de "mmm" com um tom baixo e relaxado. É importante sentir as vibrações no peito enquanto mantém um tom profundo, assim como aumentar gradualmente o volume enquanto mantém a voz grave. Esse exercício pode ser repetido cerca de 10 vezes.
O exercício de cantarolar permite ativar as cordas vocais e favorece a ressonância nas cavidades do peito.
Quando ir ao fonoaudiólogo
É importante ir ao fonoaudiólogo antes de iniciar a realização dos exercícios, pois assim é possível que seja feita uma avaliação da voz e investigada a causa da voz fina. Dessa forma, o fonoaudiólogo pode indicar os exercícios e orientar como devem ser feitos e com que frequência.