Para descolorir o cabelo em casa, deve-se identificar as características do cabelo, escolher um descolorante de boa qualidade e realizar uma hidratação antes da descoloração, de forma a evitar danos nos fios.
A descoloração dos cabelos é um tratamento químico que tem como objetivo clarear o cabelo e, para isso, são utilizados dois produtos, como a água oxigenada, que abre a cutícula dos fios, e o descolorante, que penetra nos fios para remover a cor natural.
O processo de descoloração é bastante desgastante para os fios, o que pode resultar em cabelos muito ressecados, opacos e quebradiços, por isso, o mais recomendado é descolorir o cabelo com um profissional no salão de beleza, além de não realizar a descoloração com intervalos de tempo menores que 6 meses.
Cuidados antes da descoloração
Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes da descoloração para evitar que os fios fiquem quebradiços ou danificados, como:
- Separar uma pequena mecha do cabelo e avaliar se os fios encontram-se quebradiços, com frizz ou pontas duplas. Caso haja alguma dessas características, é recomendado não aplicar nenhuma química antes de uma avaliação profissional;
- Aplicar uma pequena quantidade do creme descolorante sobre a mecha e aguardar por 15 minutos;
- Observar se a mecha mantém-se íntegra, ou seja, sem alteração e se houve mudança de coloração do fio.
Este teste é imprescindível antes de iniciar qualquer tratamento e deve ser feito tanto pelo profissional no salão de beleza, como em casa.
Caso haja alguma alteração no aspecto ou na estrutura do fio, após a aplicação do creme, a descoloração não é recomendada e, neste caso, o ideal é realizar uma avaliação com um profissional qualificado.
Passo a passo para descolorir o cabelo
Para iniciar a descoloração é recomendado que os cabelos estejam secos e, de preferência, sujos, pois a oleosidade natural do cabelo ajuda a proteger os fios. Além disso, é indicado usar luvas descartáveis, desde a preparação do creme até a aplicação no cabelo, para não agredir a pele.
O passo a passo para a descolorir é:
- Escolher um descolorante de boa qualidade, que possa fazer a descoloração e a hidratação do cabelo ao mesmo tempo;
- Escolher a água oxigenada que irá reagir com o descolorante, que pode variar de 10 a 40 volumes. Deve-se lembrar que, quanto maior o volume da água oxigenada, mais rápido é a intensidade e o efeito clareador, entretanto, pode estragar mais rapidamente os fios;
- Misturar o pó descolorante e a água oxigenada, até que formem uma mistura cremosa e homogênea. Utiliza-se, geralmente, 1 medida do pó para 2 medidas de água oxigenada;
- Dividir os cabelos em mechas utilizando prendedores. A parte de trás do cabelo é a região mais difícil de visualizar, por isso, se houver dificuldade, é recomendado chamar uma outra pessoa para ajudar a aplicar o produto;
- Passar um creme hidratante na pele ao redor dos cabelos, como testa, nuca e orelhas, para evitar que fiquem manchados ou irritados com o produto;
- Aplicar o produto com um pincel para cabelos, começando pela ponta dos fios, e em seguida em toda a mecha, pois a raiz é mais sensível e acaba descolorindo primeiro do que as pontas. Se a intenção é descolorir todo o cabelo, inclusive a raiz, prefira passar o produto em todo o comprimento, para depois passar na região próxima ao couro cabeludo, para que o resultado fique mais homogêneo;
- Observar o tempo de ação do produto, devendo-se evitar que fique por mais de 30 a 40 minutos no cabelo. Uma dica é olhar a cada 5-10 minutos se a tonalidade desejada foi atingida, pois o tempo de descoloração pode variar de acordo com a cor atual do cabelo e se já foram utilizados outros produtos que podem dificultar a descoloração;
- Lavar os cabelos com shampoo e enxaguar bem, para remover todos os resíduos do produto;
- Finalizar com um processo de matização, ou seja, com produtos que corrigem a tonalização dos fios, evitando que estes fiquem com tons indesejados, como amarelado, alaranjado ou acinzentado, por exemplo. Geralmente são produtos específicos, de cor roxa ou azul, entretanto, podem ser substituídos por tonalizantes, tintas ou outros tipos de corretores da cor.
Ao finalizar o processo, é indicado fazer uma hidratação profunda nos fios para auxiliar na reconstrução dos fios. Para potencializar o efeito da máscara hidratante, é possível adicionar uma ampola de queratina. Confira, também, opções de máscaras caseiras para hidratar diferentes tipos de cabelos.
Cuidados após a descoloração
Após a descoloração, os cabelos ficam com as cutículas abertas, o que faz com que percam nutrientes. Assim, é necessário ter alguns cuidados para que o cabelo continue saudável, sedoso e com brilho, como:
1. Fazer hidratação
Fazer hidratações semanais ou quinzenais em casa, e uma vez por mês a realização de tratamento de reconstrução capilar no salão de beleza, ajudam a manter os fios saudáveis, evitando a quebra e aumentando o brilho.
Leia também: 10 máscaras de hidratação caseira para cabelo (e como preparar) tuasaude.com/hidratacao-para-cabelos2. Aumentar o consumo de proteínas
Optar por uma dieta alimentar rica em proteína, como ovo e gelatina, por exemplo, ajuda na formação do cabelo, fazendo o cabelo crescer mais rápido e saudável. Saiba escolher alimentos que fortalecem o cabelo.
3. Evitar lavar o cabelo em água quente
Evitar lavar os cabelos com água muito quente é muito importante, pois o calor facilita a abertura das escamas dos fios, deixando os cabelos quebradiços.
4. Deixar os cabelos secarem naturalmente
Deixar os cabelos secarem naturalmente, após a lavagem, e utilizar um bom leave-in, à base de óleo de argan ou óleo de coco, ajuda a proteger os fios de agressões como calor, vento e sol.
Caso de use o secador, deve-se mantê-lo a uma distância de 30 cm dos fios e usar um protetor térmico no cabelo antes.
5. Pentear os cabelos com cuidado
Pentear os cabelos com cuidado, desembaraçando calmamente e utilizando, de preferência, pentes de dentes largos, também ajuda a evitar danos nos fios.
6. Realizar o cronograma capilar
É recomendado realizar um cronograma capilar, que é um tratamento de hidratação intensivo, dividido em fases, sendo um potente recuperador dos fios danificados. Veja como fazer o cronograma capilar.