A hipoglicemia e a pressão baixa são duas situações difíceis de diferenciar apenas pelos sintomas, já que ambas podem causar sintomas muito semelhantes, como dor de cabeça, tonturas e suor frio. Essa diferenciação pode ser ainda mais difícil em pessoas que têm tanto problemas de pressão arterial como diabetes.
Caso a pessoa esteja há mais de 3 ou 4 horas sem comer, provavelmente os sintomas são devido à diminuição da concentração de açúcar no sangue, ou seja, hipoglicemia. Outros sintomas que podem ajudar a diferenciar a pressão baixa da hipoglicemia são:
- Sintomas de pressão baixa: Tontura, fraqueza, sensação de desmaio, visão escura ao se levantar, boca seca e sonolência. Veja quais são os sintomas e as possíveis causas de pressão baixa;
- Sintomas de hipoglicemia: Tontura, coração acelerado, ondas de calor, suor frio, palidez, formigamento de lábios e língua, alterações no humor e fome, podendo apresentar perda de consciência, desmaio e até coma, em casos mais graves. Saiba o que pode causar a hipoglicemia.
Como confirmar
Como alguns dos sintomas de hipoglicemia e de pressão baixa são parecidos, é necessário realizar análises específicas para que se possa diferenciar as duas situações, como:
- Medir a glicose: A medição da concentração de glicose no sangue é feita por meio de uma picada no dedo. Os valor normal de glicose no sangue é até 99 mg/dL, no entanto, se esse valor for abaixo de 70 mg/dL é indicativo de hipoglicemia. Veja quais são e como funcionam os aparelhos para medir a glicose.
- Medir a pressão arterial: O valor normal de pressão arterial é 120 x 80 mmHg, sendo indicativo de um quadro de pressão baixa quando se encontra igual ou inferior a 90 x 60 mmHg. Caso a pressão esteja normal e os sintomas presentes, pode ser hipoglicemia. Saiba como medir a pressão arterial.
De qualquer forma, é recomendado procurar um clínico geral para avaliar as possíveis causas da hipoglicemia ou pressão abaixa e indicar o tratamento mais adequado, se necessário.
Calculadora online de pressão arterial
Para saber se a sua pressão arterial está baixa, por favor insira os dados na nossa calculadora:
O que fazer em caso de pressão baixa
Em caso de pressão baixa, é importante que a pessoa se sente ou deite em um local confortável e eleve as pernas, o que faz com que a circulação de sangue no cérebro aumente e, consequentemente, haja aumento da pressão arterial. Quando a pessoa passa a se sentir melhor, pode levantar-se, mas com cuidado e de modo a evitar realizar movimentos bruscos e repentinos. Saiba também como diferenciar os sintomas de pressão alta e pressão baixa.
O que fazer em caso de hipoglicemia
Em caso de hipoglicemia, a pessoa deve sentar e ingerir alimentos ricos em carboidratos de fácil digestão, como copo de água com açúcar ou um copo de suco de laranja natural, por exemplo. Depois de 10 a 15 minutos é importante avaliar novamente a concentração de glicose no sangue, e comer mais alimentos ricos em carboidratos, caso a concentração de glicose ainda se encontre abaixo de 70 mg/dL.
Se não existir aumento na concentração de glicose, mesmo após o consumo de carboidratos, ou caso aconteça desmaio, deve-se ir imediatamente ao hospital ou chamar uma ambulância por meio do número 192. Saiba mais o que fazer em caso de hipoglicemia.