A recuperação após cirurgia bariátrica pode demorar entre 6 meses a 1 ano, e é possível perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação.
Nos primeiros dias após a cirurgia bariátrica, a recuperação é feita no hospital com acompanhamento do cirurgião, do anestesista e do enfermeiro, sendo administrado soro na veia para hidratar e dar energia ao corpo para se recuperar, além de remédios para dor. Neste período, o fisioterapeuta também pode indicar exercícios respiratórios para prevenir complicações pulmonares. Veja os exercícios respiratórios para respirar melhor depois da cirurgia.
Durante a recuperação da cirurgia bariátrica, é importante seguir as recomendações médicas com relação à dieta, curativo na cicatriz e o retorno às atividades de vida diária e prática de exercício físico, para ter uma recuperação tranquila e evitar complicações, como infecções ou deficiências nutricionais.
1. Dieta após cirurgia bariátrica
Cerca de 3 dias após a cirurgia bariátrica, a dieta deve ser feita com a ingestão de alimentos líquidos, como caldo de legumes, gelatinas e suplementos proteicos, que deverão ser ingeridos de 30 em 30 minutos e em pequenas quantidades, no máximo 50 ml de cada vez, pois o estômago ainda está muito sensível.
Geralmente, de 3 a 4 semanas após a cirurgia bariátrica, pode-se iniciar um adieta pastosa, incluindo alimentos triturados ou na forma de purês. Já entre 30 a 45 dias após a cirurgia bariátrica poderá iniciar a ingestão de alimentos mais sólidos, por indicação do médico ou nutricionista. Veja como deve ser a alimentação após cirurgia bariátrica.
Além disso, o médico ou nutricionista pode indicar o uso de suplementos de vitaminas e minerais, já que a cirurgia bariátrica pode diminuir a absorção de nutrientes, como ácido fólico, cálcio, ferro ou vitaminas do complexo B, aumentando o risco de deficiências nutricionais.
Veja mais detalhes da dieta após cirurgia bariátrica no vídeo a seguir:
DIETA PÓS BARIÁTRICA - passo a passo
09:06 | 43.311 visualizações2. Curativo da cirurgia bariátrica
Depois da cirurgia bariátrica, como colocação de banda gástrica ou bypass, a pessoa terá curativos no abdômen que protegem as cicatrizes e, que deverão ser avaliados por um enfermeiro e trocados no posto de saúde ou no hospital uma semana após a cirurgia. Durante essa semana não se deve molhar o curativo para evitar que a cicatriz infeccione.
Além disso, 15 dias após a cirurgia, deve-se voltar ao posto de saúde ou hospital para remover os grampos ou pontos e, após removê-los, o médico pode indicar a aplicação de creme hidratante diariamente sobre a cicatriz para hidratá-la.
3. Atividade física
Durante a primeira semana após a cirurgia, ainda no hospital, pode-se realizar exercícios leves com as pernas e pés, com a ajuda do enfermeiro ou fisioterapeuta, podendo-se também levantar da cama e fazer pequenas caminhadas para evitar a formação de coágulos nas pernas, sempre respeitando as limitações do corpo e as orientações médicas.
Após a alta hospitalar, pode-se iniciar aos poucos a atividade física, fazendo caminhadas curtas, aumentando a distância gradualmente, pois, além de ajudar a perder peso, ajuda a diminuir o risco de desenvolver trombose e contribui para que o intestino funcione de forma correta. No entanto, deve-se evitar caminhadas longas, esforços, carregar peso e fazer abdominais no primeiro mês após a cirurgia.
Além disso, duas semanas após a cirurgia bariátrica, pode-se voltar ao trabalho e fazer as atividades do dia-a-dia, como cozinhar, passear ou dirigir, por exemplo.
4. Como aliviar a dor após a cirurgia
Após a cirurgia bariátrica, é normal sentir dor, e por isso, ainda no hospital são aplicados analgésicos para aliviar a dor. Além disso, durante o primeiro mês, pode-se ter dor abdominal, que vai diminuindo com o passar do tempo. Nesse caso, o médico pode indicar o uso de analgésicos, como paracetamol ou tramadol para aliviar a dor e aumentar o bem-estar.
No caso de cirurgias por laparotomia, onde o abdômen é aberto, o médico pode também recomendar o uso de uma faixa abdominal para apoiar a barriga e diminuir o desconforto.
Sinais de alerta para consultar o médico
É importante consultar o cirurgião ou procurar o pronto socorro mais próximo caso surjam sintomas, como:
- Febre superior a 38ºC;
- Curativo com líquido amarelo, verde e/ou com cheiro desagradável;
- Vermelhidão, inchaço ou sensibilidade na cicatriz;
- Dor no abdômen muito forte e que não passa com os analgésicos;
- Diarreia ou o intestino preso após 2 semanas da cirurgia;
- Náuseas ou vômitos, mesmo ingerindo alimentos nas quantidades indicadas pelo nutricionista;
- Tosse, dor no peito ou nas pernas ou falta de ar.
Nestes casos, o médico deve avaliar os sintomas e pode orientar o tratamento mais adequado, caso seja necessário.