A recuperação após cirurgia bariátrica pode demorar entre 6 meses a 1 ano, e é possível perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação.
Nos primeiros dias após a cirurgia bariátrica, a recuperação é feita no hospital com acompanhamento do cirurgião, anestesista, enfermeiro e fisioterapeuta. Após a alta hospitalar, a recuperação envolve dieta, repouso relativo e cuidados com o curativo.
Durante a recuperação da cirurgia bariátrica, é importante seguir as recomendações médicas, para ter uma recuperação tranquila e evitar complicações, como infecções ou deficiências nutricionais.

Recuperação pós cirurgia bariátrica
Os principais cuidados durante a recuperação após a cirurgia bariátrica são:
1. Primeiros dias
Nos primeiros dias após a cirurgia bariátrica, a recuperação é feita no hospital, por 1 a 5 dias, o que varia com o tipo de cirurgia realizada, tendo acompanhamento médico de perto de forma a verificar precocemente complicações que possam surgir.
No hospital, são indicados analgésicos para aliviar a dor e o desconforto, além de ser feita pelo enfermeiro a avaliação e cuidados com o curativo.
Além disso, é recomendado andar pequenas distâncias e realizar exercícios leves com as pernas e pés, com a ajuda do enfermeiro ou fisioterapeuta, para reduzir o risco de formação de coágulos no sangue e desenvolvimento de trombose venosa profunda.
Também é recomendado fazer exercícios respiratórios para ajudar a eliminar secreções da garganta e pulmões, prevenindo a pneumonia. Veja os exercícios respiratórios para respirar melhor depois da cirurgia.
Após os primeiros dias no hospital, a pessoa é liberada para ir para casa.
2. Cicatrização do estômago pós bariátrica
A cicatrização do estômago pós bariátrica pode demorar de 2 a 3 semanas, ou até mais tempo para a completa cicatrização.
Por isso, é importante seguir as orientações médicas e realizar a dieta indicada pelo nutricionista, para que se tenha uma boa recuperação e evitar complicações.
3. Dieta após cirurgia bariátrica
A dieta para cirurgia bariátrica deve ser indicada pelo médico e feita pelo nutricionista por fases, se iniciando no dia seguinte da cirurgia com a ingestão de líquidos claros.
Geralmente, a dieta para cirurgia bariátrica é feita da seguinte forma:
A dieta líquida deve ser feita de 30 em 30 minutos e em pequenas quantidades, no máximo 50 mL de cada vez, pois o estômago ainda está muito sensível.
Quando se inicia a dieta pastosa, deve-se incluir alimentos triturados ou na forma de purês. Veja como deve ser a alimentação após cirurgia bariátrica.
Veja mais detalhes da dieta após cirurgia bariátrica no vídeo a seguir:
DIETA PÓS BARIÁTRICA - passo a passo
09:06 | 59.858 visualizações4. Cuidados ao se alimentar
Alguns cuidados ao se alimentar são importantes após a cirurgia bariátrica, como se alimentar em pequenos volumes e respeitar o horário e o número de refeições por dia.
Além disso, quando é introduzida a dieta pastosa ou a sólida, é importante mastigar bem antes de engolir.
É recomendado também beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, em pequenos goles durante o dia, evitando beber água 30 minutos antes e 1 hora após as refeições.
Outros cuidados são evitar usar canudinho em bebidas, ingerir bebidas com gás pi mascar chicletes, pois podem provocar a entrada de ar no estômago e causar desconforto.
5. Curativo da cirurgia bariátrica
O curativo da cirurgia bariátrica deve ser trocado conforme orientação médica. Em geral, deve ser trocado pelo enfermeiro no posto de saúde ou no hospital uma semana após a cirurgia.
Durante essa semana, não se deve molhar o curativo para evitar infecções.
Além disso, 15 dias após a cirurgia, deve-se voltar ao posto de saúde ou hospital para remover os grampos ou pontos e, após removê-los, o médico pode indicar a aplicação de creme hidratante diariamente sobre a cicatriz para hidratá-la.
Leia também: Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usar tuasaude.com/pomada-cicatrizante6. Repouso depois da cirurgia bariátrica
É recomendado repouso relativo depois da cirurgia bariátrica por cerca de 15 dias, ou conforme orientação do médico.
Nesse período de repouso, não se deve ficar deitado o tempo todo, deve-se fazer pequenas caminhadas pela casa e ir aumentando aos poucos conforme orientação médica.
Essas pequenas caminhadas, além de ajudar a perder peso, também diminuem o risco de desenvolver trombose e contribuem para que o intestino funcione de forma correta.
No entanto, deve-se evitar carregar pesos, caminhadas longas, esforços e fazer abdominais no primeiro mês após a cirurgia.
Além disso, 2 semanas após a cirurgia bariátrica, pode-se voltar ao trabalho e fazer as atividades do dia a dia, como cozinhar, passear ou dirigir, por exemplo.
7. Atividades físicas
As atividades físicas após a cirurgia bariátrica podem ser iniciadas após 1 mês da cirurgia, desde que liberadas pelo médico.
Geralmente, é recomendada a realização de caminhadas, bicicleta ou elíptico, por exemplo, fazendo por cerca de 15 minutos e ir aumentando o tempo aos poucos, conforme orientação do profissional de educação física.
Além disso, a musculação é importante para fortalecer os músculos. Veja os principais benefícios da musculação.
É importante sempre seguir as recomendações médicas e respeitar as limitações do corpo.
8. Como aliviar a dor após a cirurgia
Durante o primeiro mês após a cirurgia bariátrica, pode-se ter dor abdominal, que vai diminuindo com o passar do tempo.
Nesse caso, o médico pode indicar o uso de analgésicos, como paracetamol ou tramadol para aliviar a dor e aumentar o bem-estar.
No caso de cirurgias por laparotomia, onde o abdômen é aberto, o médico pode também recomendar o uso de uma faixa abdominal para apoiar a barriga e diminuir o desconforto.
9. Uso de suplementos
O uso de suplementos de vitaminas e minerais, como Baristar ou Centrum, por exemplo, pode ser indicado pelo médico ou nutricionista, após a cirurgia bariátrica.
Isso porque a cirurgia bariátrica pode diminuir a absorção de nutrientes, como ácido fólico, cálcio, ferro ou vitaminas do complexo B, aumentando o risco de deficiências nutricionais.
Leia também: Suplementos alimentares: o que são, para que servem, tipos e como tomar tuasaude.com/suplementos-alimentares10. Uso de métodos contraceptivos
No caso de mulheres, o médico pode recomendar consultar o ginecologista para que possa ser indicado o melhor método contraceptivo.
Isso porque é recomendado evitar a gravidez, pelo menos nos primeiros 12 a 18 meses após a cirurgia bariátrica, devido a rápida perda de peso e deficiências nutricionais que possam surgir, que podem afetar o desenvolvimento do bebê.
Geralmente, os métodos contraceptivos mais indicados são DIU hormonal ou de cobre, injeção anticoncepcional ou o implante subcutâneo, por exemplo, além da camisinha.
O uso da pílula anticoncepcional normalmente não é indicada pois pode ter sua absorção diminuída.
Leia também: 9 métodos contraceptivos: vantagens e desvantagens tuasaude.com/metodos-contraceptivos11. Contato íntimo
Normalmente, é indicado esperar pelo menos 30 dias após a cirurgia bariátrica para ter o contato íntimo, ou conforme orientação médica.
O importante é que a pessoa se sinta bem física e emocionalmente para ter o contato íntimo.
12. Acompanhamento médico regular
Após a cirurgia bariátrica, deve-se fazer o acompanhamento médico regular para avaliar como está a recuperação e o surgimento de complicações.
Geralmente, o médico recomenda exames de sangue 3, 6 e 12 meses após a cirurgia para avaliar o colesterol, glicemia, células sanguíneas e vitaminas no corpo.
Além disso, deve-se ter o acompanhamento regular com o nutricionista e psicólogo.
Sinais de alerta para ir ao médico
É importante consultar o cirurgião ou procurar o pronto socorro mais próximo caso surjam sintomas, como:
- Febre superior a 38ºC;
- Curativo com líquido amarelo, verde e/ou com cheiro desagradável;
- Vermelhidão, inchaço ou sensibilidade na cicatriz;
- Dor no abdômen muito forte e que não passa com os analgésicos;
- Diarreia ou o intestino preso após 2 semanas da cirurgia;
- Náuseas ou vômitos, mesmo ingerindo alimentos nas quantidades indicadas pelo nutricionista;
- Tosse, dor no peito ou nas pernas ou falta de ar.
Nestes casos, o médico deve avaliar os sintomas e pode orientar o tratamento mais adequado, caso seja necessário.