Parto humanizado: o que é, benefícios e como é feito

O parto humanizado é um tipo de assistência oferecida à mulher durante o parto e que tem o objetivo de respeitar a sua autonomia, fisiologia, valores e crenças. Além disso, as intervenções do médico e os recursos tecnológicos durante o parto são feitos somente se realmente forem necessários.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

O parto humanizado diminui o estresse e a ansiedade, favorece a relação do(a) parceiro(a) com a mãe e o bebê e melhora a recuperação pós-parto, favorecendo o cuidado do bebê e a amamentação.

Além do parto normal, por via vaginal, o parto humanizado também pode ser feito através de cesariana, desde que a equipe médica seja treinada para respeitar todas as escolhas da mulher durante a cirurgia, incluindo o contato imediato da mãe com o bebê após o nascimento e a preferência pela intensidade da luz, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do parto humanizado são:

1. Prevenir o estresse e a ansiedade

O parto humanizado ajuda a prevenir o estresse a ansiedade na mulher e no bebê, porque ela pode esperar pela hora do nascimento do bebê, sem sentir pressão por parte da equipe de saúde e sem o uso de procedimentos que são desaconselhados pela Organização Mundial da Saúde, como episiotomia, enema, manobra de Kristeller e toques vaginais constantes.

Além disso, durante o parto podem ser oferecidas opções como ouvir música, andar, fazer ginástica, ir à banheira, que ajudam a relaxar e diminuir a dor das contrações.

2. Favorecer o laço afetivo

O parto humanizado favorece o desenvolvimento do laço afetivo entre mãe e bebê, que é necessário para o bom desenvolvimento físico e mental da criança e o bem estar da mãe. Isso porque durante o parto humanizado, o vínculo da mãe com o bebê acontece imediatamente e naturalmente.

Além disso, o parto humanizado também fortalece o vínculo paterno com o bebê, reforçando a importância da participação do(a) parceiro(a) no pós-parto e melhorando, assim, a relação familiar.

3. Ajudar na amamentação

Durante o parto humanizado, os primeiros minutos de contato da pele da mãe com a do bebê, que é o momento conhecido como "hora de ouro" ou "golden hour", é fundamental para ajudar na amamentação.

Isso acontece quando o bebê sente o cheiro, o calor e os batimentos cardíacos da mãe, o que promove a liberação de hormônios que facilitam a amamentação, promovendo benefícios como evitar diarreias, fortalecer o sistema imunológico ou prevenir deficiências nutricionais no bebê. Conheça todos os benefícios da amamentação.

4. Reduzir o risco de depressão pós parto

A confiança da mulher em si mesma, devido ao respeito sobre as suas decisões durante o parto humanizado, reduzem o risco da depressão pós parto, porque evita o surgimento de sentimentos como incapacidade de cuidar do bebê e da perda da liberdade. Entenda melhor sobre como acontece a depressão pós-parto.

5. Diminuir o estresse do bebê

O parto humanizado diminui o estresse do bebê, porque ele não passa por situações que geralmente são comuns em outros tipos de parto, como ficar numa sala gelada, ser afastado da mãe nos primeiros minutos de vida e ficar exposto a ruídos altos.

Como é feito o parto humanizado

O parto humanizado pode ser feito em hospitais, casas de parto ou domicílio, e sempre com uma equipe preparada, incluindo médico, doula e enfermeira, para lidar com possíveis complicações e garantir a segurança da mãe e do bebê.

Durante a gravidez, a mulher recebe orientações sobre como acontece o parto, as práticas de respiração e de relaxamento, e é encorajada a criar um plano de parto, um documento feito pela mulher e que inclui suas preferências sobre o parto, procedimentos médicos de rotina e cuidados com o recém-nascido. Confira o que é e como fazer o plano de parto.

O parto humanizado deve ser feito respeitando a autonomia da mulher, levando em consideração seus medos e suas necessidades, num ambiente acolhedor e confortável, podendo ser feito na cama, banheira, sentada ou de pé, por exemplo. Durante o parto, a mulher pode ter um acompanhante durante todo o momento para oferecer segurança e tranquilidade para a mulher.

O obstetra e sua equipe devem sempre ajudar no parto e no nascimento do bebê com qualidade e segurança. No entanto, as intervenções médicas com uso de remédios ou recursos tecnológicos devem ser feitas sempre respeitando o desejo da mulher e somente se forem realmente necessárias.

Além disso, logo após o nascimento, deve-se permitir o contato imediato do bebê com a mãe, garantindo que fiquem juntos durante todo o período de internação.

Principais Tipos

Existem dois tipos de parto humanizado, o normal e cesariana.

1. Parto normal humanizado

O parto normal, ou vaginal, humanizado tem menor intervenção do médico e prioriza o ritmo natural do corpo da mulher. Esse tipo de parto pode ser feito em hospitais, casas de parto ou na residência da grávida e tem o objetivo de criar um ambiente acolhedor e respeitar a autonomia da mulher.

2. Parto cesariana humanizado

O parto cesariana humanizado deve ser feito em hospitais e pode ser recomendado na gravidez de risco e quando existe maior chance de complicação para a mãe e/ou para o bebê.

No entanto, o parto cesárea humanizado também acontece num ambiente acolhedor com uma luz mais fraca, com as mãos e braços da mulher livres, com o contato do bebê com a mãe nos primeiros segundos após o parto e com a permissão da presença de um acompanhante e da doula.