Como eliminar metais pesados do organismo naturalmente

Evidência científica

Para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Mas para um melhor efeito na eliminação de metais pesados, especialmente o mercúrio, o ideal é consumir o coentro juntamente com chlorella, uma alga que pode ser usada em forma de suplemento, diariamente. A chlorella ajuda a eliminar substâncias tóxicas através do intestino, evitando que o mercúrio se acumule em outras partes do corpo.

Além disso, outras formas de aumentar a eliminação de metais pesados do organismo são aumentar o consumo de fibras na dieta, consumir chá de alho ou alimentos ricos em selênio e vitamina C, devido suas capacidades antioxidantes e protetoras para o fígado, além de favorecer sua eliminação dos metais pesados pelo corpo, e reduzindo seus níveis em diversos tecidos.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Dicas para eliminar metais pesados

Algumas formas de eliminar metais pesados do organismo naturalmente são:

1. Coentro

Para desintoxicar o organismo e eliminar o mercúrio, o coentro e a chlorella devem estar presentes diariamente na alimentação. Não há uma dose recomendada de coentro a ser consumida para eliminar o mercúrio, devendo-se aumentar o seu consumo na preparação de alimentos e através da fabricação de saladas, molhos e patês. Uma outra opção é adicionar coentro aos sucos e nas sopas. Saiba quais são todos os benefícios do coentro.

2. Chlorella

A chlorella pode ser encontrada na forma de cápsulas ou em pó, mas crianças e mulheres grávidas devem procurar o médico ou o nutricionista antes de iniciar o seu consumo. Para desintoxicar, essa alga deve ser tomada 1 hora antes das refeições principais seguindo as etapas:

  • Fase 1: dura 3 dias e deve-se tomar 500-1000 mg de chlorella por dia.
  • Fase 2: aumentar a dose em 500 mg diariamente, até atingir uma dose de 3 g por dia, ou segundo orientação médica;
  • Fase 3: dura 2 semanas e deve-se tomar 3 g de chlorella por dia divididos em 1 g antes do almoço + 1 g antes do jantar + 1 g antes de dormir.

Seguindo essas orientações, o coentro irá retirar o mercúrio das células, principalmente do cérebro, e a chlorella irá eliminar o mercúrio através do intestino, retirando esse metal do organismo. Além desse tratamento natural, a intoxicação por mercúrio também pode ser tratada com remédios ou lavagem gástrica.

3. Fibras dietéticas

As fibras dietéticas, como a pectina, presente em frutas e legumes, ou outras fibras, como farelo de grãos, podem ajudar a diminuir a reabsorção de metais pesados do organismo pelo sistema entero-hepático, que é responsável pela eliminação de substâncias através dos sais biliares e sua reabsorção pelo intestino, e assim, facilitar sua eliminação.

Além disso, ajudam a melhorar a flora intestinal, o que ajuda a desintoxicar o organismo e a reduzir os níveis de mercúrio no sangue e no cérebro, por exemplo.

4. Alho

O alho é rico em enxofre, tendo um efeito desintoxicante e protetor para o fígado, reduzindo o acúmulo de metais pesados no fígado, rins, ossos e testículos, como cádmio, mercúrio e chumbo, pois evita a inibição da enzima fosfatase alcalina, que é uma enzima que importante para a atividade do fígado.

Para usar o alho para desintoxicar dos metais pesados, pode-se utilizá-lo na forma de chá, que pode ser preparado colocando 1 dente de alho esmagado em 1 xícara de água fervente, e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e deixar amornar e beber 1 xícara do chá de 2 a 3 vezes por dia, durante 1 semana. Veja outros benefícios do alho para a saúde.

5. Selênio

O selênio é um mineral com potente ação antioxidante e alta capacidade de se ligar à metais pesados, como cádmio, mercúrio inorgânico, metilmercúrio, arsênico, chumbo, tálio e prata, neutralizando seu efeito no corpo.

Além disso, o selênio ajuda a proteger o DNA das células contra os danos causados pelos metais pesados, e a reparar o DNA danificado, o que é importante para evitar o surgimento de vários tipos de câncer.

Desta forma, tomar suplementos de selênio, em doses entre 60 a 400 mcg por dia, conforme orientação médica, pode ajudar a desintoxicar o corpo dos metais pesados. Saiba como tomar o suplemento de selênio.

Além disso, o selênio também pode ser encontrado em alimentos como castanha-do-pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol ou frango, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em selênio.

6. Vitamina C

A vitamina C tem uma potente ação antioxidante, que ajuda a evitar os danos nas células causados pelo estresse oxidativo devido às toxinas dos metais pesados, como cádmio e mercúrio, pois é capaz de converter essas toxinas em uma forma solúvel em água, favorecendo sua eliminação pelo corpo, e reduzindo seus níveis em diversos tecidos do corpo, como fígado, rins, músculos, cérebro ou no sangue.

A vitamina C pode ser encontrada em alimentos, como laranja, limão, abacaxi e morango, por exemplo, ou suplementos alimentares. Veja a lista completa de alimentos ricos em vitamina C.

7. Coenzima Q10

A coenzima-Q10 é uma enzima com ação antioxidante presente em quase todas as células do corpo, que pode ajudar a evitar os danos nos neurônios causados pelo chumbo ou arsênico, por reduzir o estresse oxidativo nas células.

A coenzima Q10 pode ser encontrada em alimentos, como coração bovino ou de galinha, peito de frango ou semente de gergelim, por exemplo, ou pode ser tomada na forma de suplementos, e as doses variam de acordo com a indicação médica.

Cuidados durante a desintoxicação

Para que a desintoxicação seja eficaz e ocorra sem trazer problemas de saúde, é importante tomar os seguintes cuidados:

  • Não consumir alimentos ricos em vitamina C durante as refeições principais, como laranja, acerola e abacaxi, pois diminuem o efeito da chlorella;
  • Ter uma alimentação rica em frutas e legumes, pois a desintoxicação também elimina minerais essenciais para o funcionamento do organismo, que devem ser repostos pela alimentação;
  • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, para ajudar na eliminação das toxinas.

Caso o consumo de chlorella cause mal-estar intestinal, ela deve ser tomada juntamente com a refeição ao invés de 1 hora antes. Isso irá melhorar a tolerância do intestino, apesar de reduzir a quantidade de mercúrio que será eliminada do corpo. Saiba quais os sinais que indicam contaminação por mercúrio.