7 dicas para a barba crescer mais rápido

Evidência científica

Algumas dicas naturais para a barba crescer mais rápido são esfoliar o rosto 2 vezes na semana e fazer massagens com óleo de eucalipto, que estimulam a circulação de sangue e facilitam o crescimento dos pelos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, comer alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carnes, ovos e cereais, também promove o crescimento da barba, porque essa vitamina ajuda a manter a pele saudável e fortalece os pelos.

Veja, no vídeo a seguir, mais dicas e truques para a barba crescer mais rápido:

BARBA: 7 passos naturais para crescer mais rápido

05:30 | 68.063 visualizações

1. Esfoliar o rosto 2 vezes por semana

Fazer uma esfoliação do rosto é fundamental para manter a pele limpa e remover as células mortas, facilitando o trabalho dos folículos e promovendo o crescimento dos pelos da barba

Após a esfoliação, é aconselhado hidratar o rosto, pelo menos uma vez por dia, para permitir que a pele fique bem hidratada e que o pelo passe mais facilmente pelos poros. Veja alguns esfoliantes caseiros para usar no rosto.

2. Comer alimentos ricos em vitamina B

Comer alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carnes, ovos leites, leguminosas e vegetais verde-escuros, ajuda no crescimento da barba, porque mantém a pele saudável e fortalece os pelos. Veja uma lista de alimentos ricos em vitamina B.

Além disso, os alimentos ricos em proteína também podem ajudar no crescimento da barba, sendo também recomendado ingerir mais carnes brancas, ovos, leite e queijo.

3. Fazer exercício físico 5 vezes por semana

Uma das melhores formas para fazer a barba crescer, é praticando exercício físico regularmente, ou seja, pelo menos 5 vezes por semana. Isso porque os exercícios físicos aumentam a produção de testosterona, que é o principal hormônio responsável pelo crescimento de pelos.

Alguns exercícios físicos que podem ser feitos são a calistenia, a musculação, a corrida ou a natação, por exemplo, de acordo com o objetivo de cada pessoa.

4. Massagear o rosto com eucalipto

A massagem é uma ótima técnica para aumentar a circulação sanguínea, melhorando o transporte de nutrientes e vitaminas. Assim, massagear o rosto ajuda a fornecer os nutrientes necessários para os folículos, estimulando o desenvolvimento de pelos na barba.

Além disso, pode-se também usar o óleo essencial de eucalipto, já que possui ação antibacteriana e antimicrobiana, combatendo bactérias e fungos que podem levar ao surgimento de irritação dos folículos do pelo. Para fazer a massagem corretamente deve-se:

  1. Colocar algumas gotas de óleo vegetal nos dedos das mãos;
  2. Aplicar sobre a pele ou a barba higienizados;
  3. Fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos na região da barba;
  4. Lavar a pele com água morna.

Esta massagem deve ser feita cerca de 2 vezes por dia, ao acordar e antes de deitar, por exemplo.

5. Tomar suplementos de biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B indispensável para a saúde dos folículos que produzem os pelos da barba e, embora possa ser encontrada em alimentos como carne, leite e ovos, é recomendado tomar suplementos com, pelo menos, 2,5 mg por dia, para estimular o crescimento da barba. Conheça mais sobre a biotina.

6. Dormir de 7 a 8 horas por noite

O sono é muito importante para reparar as células da pele e estimular o funcionamento dos folículos e, por isso, é recomendado dormir entre 7 e 8 horas por noite. Pessoas que dormem menos que isso podem ter dificuldade no crescimento da barba. Confira algumas dicas simples para melhorar a noite de sono.

7. Fazer ioga ou meditação

Fazer atividades relaxantes como ioga, meditação ou ler livros ajudam a diminuir os níveis de estresse, controlando os níveis de cortisol, um hormônio que causa a diminuição na produção de testosterona. Veja algumas técnicas simples para aliviar o estresse.

Vídeos relacionados

BARBA: 7 passos naturais para crescer mais rápido

05:30 | 68.063 visualizações