Bronzeamento a jato: como é feito, como funciona (e cuidados)

Bronzeamento a jato é um procedimento estético para bronzear a pele através da aplicação de um produto na pele, sem necessidade de ficar exposto ao sol ou câmaras de UV, podendo ser realizado quantas vezes a pessoa achar necessário, pois não possui contraindicações e nem riscos para a saúde.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Anteriormente, o bronzeamento artificial era feito em câmaras de UV, no entanto, o seu uso foi proibido pela ANVISA em 2009 devido aos riscos para a saúde, como queimaduras, envelhecimento da pele, problemas de visão e, até mesmo, aumentar o risco de câncer de pele. 

Leia também: Bronzeamento artificial: como é feito, tipos, riscos e cuidados tuasaude.com/bronzeamento-artificial

O bronzeamento a jato pode ser feito em clínicas de estética ou dermatológicas, isso porque é possível ter o controle melhor do nível de bronze que se deseja obter, e dura na pele até 10 dias, sendo importante alguns cuidados antes de realizar o procedimento.

Imagem ilustrativa número 2

Como funciona

O produto do bronzeamento a jato possui em sua composição uma substância chamada dihidroxiacetona (DHA), que reage com proteínas e aminoácidos presentes na superfície das células da pele, levando à produção de um pigmento responsável pelo bronzeamento, a melanoidina.

Esse pigmento não confere danos à pele, mas apenas altera sua cor, deixando a pele temporariamente bronzeada, e com um aspecto de bronze natural.

Bronzeamento a jato faz mal?

O bronzeamento a jato não faz mal para a pele, pois não expões a pele a radiação UV.

Desta forma, o bronzeamento a jato é considerado seguro e não causa riscos à saúde, como queimaduras, vermelhidão, danos na pele ou até câncer de pele

Como se preparar

Alguns cuidados são importantes antes do bronzeamento a jato, como:

  • Remover acessórios, como brincos, anéis, pulseiras, relógio, piercing ou colar;
  • Não aplicar maquiagem, óleos, hidratantes, desodorante ou perfume sobre a pele;
  • Fazer uma esfoliação da pele pelo menos 6 horas antes;
  • Tomar banho com sabonete líquido de pH neutro, antes do bronzeamento;
  • Usar roupas leves e largas, e sandálias no dia do procedimento.

Além disso, no caso da pessoa querer fazer depilação ou clareamento dos pelos, a recomendação é que isso seja feito pelo menos 48 horas antes do bronzeamento a jato. 

Como é feito o bronzeamento a jato

O bronzeamento a jato é feito aplicando um produto bronzeador contendo dihidroxiacetona (DHA), que é colocado em um recipiente que está acoplado a um compressor, havendo a pulverização do produto de forma homogênea na pele.

O tempo de bronzeamento a jato é cerca de 20 minutos para a plicação do produtos e 10 minutos para secagem da pele.

O início do efeito do produto de bronzeamento a jato, é de cerca de 3 horas após sua aplicação, se intensificando ao longo de 7 horas, garantindo um bronze dourado na pele.

Cuidados após a aplicação

Após a aplicação do produto de bronzeamento a jato, é importante:

  • Não colocar a roupa nos próximos 20 minutos, para evitar manchas;
  • Não tomar banho nas próximas 7 horas, pois o produto continua agindo na pele por cerca de 7 horas e, caso seja removido antes, o efeito pode não ser o esperado;
  • Evitar praticar exercícios físicos ou atividades que aumentam a produção de suor, por pelo menos 7 horas após a aplicação do produto;
  • Evitar friccionar a pele com a toalha após o banho ou usar esfoliantes ou descolorantes de pelos, pois aumenta a descamação da pele, podendo causar manchas;
  • Evitar sauna, piscina ou banho de mar, pois podem causar manchas na pele ou diminuir a duração do bronze;
  • Manter a pele sempre hidratada, aplicando uma loção hidratante indicada pelo dermatologista ou esteticista, após o bronzeamento a jato;
  • Evitar tomar banhos quentes e usar óleos corporais, pois assim é possível manter o bronzeado por mais tempo.

É importante também que a pessoa use protetor solar diariamente com no mínimo FPS 30, pois o pigmento produzido não confere proteção contra os raios do sol, o que pode levar ao aparecimento de manchas na pele, por exemplo.

Desvantagens do bronzeamento a jato

Apesar de ser uma forma prática e rápida de ter a pele bronzeada, os resultados do bronzeamento a jato não são muito duradouros, podendo durar até 10 dias após a aplicação.

Além disso, o produto pode manchar toalhas e roupas, mesmo que o produto já tenha secado e a pessoa tenha seguido as recomendações dadas pela clínica de estética, como hidratação da pele, por exemplo.

Isso faz com que sejam necessárias mais sessões de bronzeamento a jato, o que torna o procedimento mais caro.

Como bronzear a pele naturalmente e por mais tempo

Para garantir o bronzeado da pele por mais tempo uma opção é fazer uso de autobronzeador em casa. 

Leia também: 10 passos para passar o autobronzeador (sem manchar a pele) tuasaude.com/como-usar-o-autobronzeador-sem-manchar-a-pele

Além disso, para manter a pele bronzeada é recomendado pegar sol utilizando protetor solar, hidratar bem a pele, fazer esfoliações regularmente e comer alimentos ricos em betacarotenos, como cenoura e beterraba, por exemplo. Veja o que fazer para se bronzear mais rápido.