Para fazer a cauterização capilar em casa é preciso ter um kit de cauterização, que pode ser encontrado em farmácias, drogarias ou lojas de produtos cosméticos, além de também ser importante ter um secador de cabelos e uma chapinha.
A cauterização é um tratamento estético que fecha as cutículas dos fios, o que reduz o frizz, o volume e dá um aspecto com mais brilho e maciez aos cabelos, podendo ser repetida a cada mês ou a cada 3 meses. Conheça mais sobre a cauterização capilar e para que serve.
Como fazer a cauterização caseira
Apesar da cauterização ser normalmente realizada no salão de beleza, também pode ser feita em casa desde se possuam os produtos adequados e que se saiba a quantidade adequada de queratina, pois a queratina em excesso pode deixar o cabelo mais duro.
O passo a passo para fazer uma cauterização capilar caseira é:
- Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos, uma ou duas vezes seguidas, e retirar o excesso de umidade com uma toalha;
- Passar uma máscara hidratante, para o seu tipo de cabelo, e massagear os fios e deixar agir por 5 a 20 minutos, permitindo que o cabelo fique pronto para receber a queratina. Saiba fazer uma máscara caseira para hidratar cada cada tipo de cabelo;
- Enxaguar bem os cabelos para retirar a máscara e, em seguida, secar com a toalha;
- Borrifar a queratina líquida por todo o comprimento dos fios, desde a raiz até às pontas, e deixar agir por 10 minutos;
- Secar os cabelos com um secador. Antes, pode-se usar um produto anti-térmico para cabelos, para evitar a agressão do calor;
- Passar a chapinha delicadamente nos cabelos, após dividi-los em pequenas mechas para facilitar o processo.
Para finalizar, recomenda-se passar um sérum de silicone em toda a extensão dos cabelos, para diminuir a eletricidade estática e a aparência dos fios novos.
Que produtos utilizar
Alguns exemplos de kits de cauterização capilar que podem ser utilizados são da marca Keramax, Niely Gold, Vizcaya, L'Oreal e Vita A. No entanto, é importante que o cabelo passe por uma avaliação profissional para que possa ser recomendado o melhor produto de acordo com as características dos fios.
É recomendado que a cauterização seja feita de forma mensal, pois dependendo da quantidade de queratina aplicada no cabelo, os fios podem ficar mais endurecidos e o efeito da cauterização pode não ser visível.
Como a cauterização tem como objetivo promover a reconstrução dos fios, esse procedimento poder ser adequado para pessoas com cabelos secos, enfraquecidos, com pontas duplas ou que sofreram agressões de produtos químicos, como a escova progressiva.
Veja outras excelentes opções de tratamento para cabelos quebradiços.