Para fazer depilação com cera em casa, deve-se começar por escolher o tipo de cera que se pretende usar, se quente ou fria, dependendo das regiões a depilar. Por exemplo, enquanto que a cera quente é ótima para as regiões pequenas do corpo ou com pelos mais fortes, como as axilas ou virilhas, a cera fria é ótima para depilar regiões mais extensas ou com pelos mais fracos, como costas ou braços, por exemplo.
A cera fria é também indicada para pessoas com varizes, pois não promove a dilatação dos vasos sanguíneos, sendo ainda uma ótima opção para quem vai viajar, pois pode ser facilmente guardada e transportada. Por outro lado, a cera quente é mais eficaz, porque o calor dilata os poros da pele, facilitando a remoção dos pelos e diminuindo a dor durante o processo.
Leia também: Cera caseira para depilação: como fazer e cuidados tuasaude.com/cera-caseira-para-depilacaoDepilação com Cera Fria
Este tipo de cera é especialmente indicada para quem tem varizes ou sensibilidade ao calor, devendo apenas ser utilizada quando os pelos já estão maiores. Quando é mal aplicada, pode não remover os pelos desde a raiz, acabando por os partir. Para fazer depilação sozinha/o, com cera fria, devem-se seguir os passos:
-
Passo 1
Aquecer a cera esfregando ligeiramente as folhas entre as mãos ou contra a parte de cima da perna, durante 10 a 15 segundos, separando em seguida as folhas.
-
Passo 2
Aplicar a folha da depilação na direção do crescimento dos pelos. Se acontecer os pelos crescerem para ambos os lados, deve-se aplicar a folha 1 vez de cima para baixo e depois de baixo para cima, trocando o sentido para garantir que se removem todos os pelos.
-
Passo 3
Para remover a folha, esta deve ser puxada de forma rápida e no sentido oposto ao crescimento do pelo, tão paralelamente e tão próximo da pele quanto possível.
O processo deve ser repetido para todas as regiões a depilar, reutilizando a folha até que perca a aderência. Se não tiverem saído todos os pelos, pode-se repetir a aplicação de cera ou optar por retirar os restantes pelos com pinça.
Depilação com cera quente
A cera quente é ótima para as regiões pequenas do corpo ou com pelos mais fortes, como as axilas ou virilhas, e ainda para dilatar os poros da pele, facilitando a remoção dos pelos. Para fazer depilação com cera quente, pode-se usar um roll-on ou espátula, dependendo da preferência, sendo recomendado seguir os passos:
-
Passo 1
Colocar a cera a aquecer e, quando estiver meio liquida, testar a textura aplicando umas gotas num papel. Se parecer que está com a textura certa, deve-se aplicar um pouco numa região pequena do corpo, como o braço,a por exemplo, de forma a testar textura e a temperatura da cera.
-
Passo 2
Para realizar a depilação, deve aplicar a cera com o roll-on ou espátula na direção do crescimento dos pelos e, de seguida, aplicar uma folha por cima do local onde foi espalhada a cera.
-
Passo 3
Puxar pela folha, de forma rápida e no sentido oposto ao crescimento do pelo, tão paralelamente e tão próximo da pele quanto possível. Se não tiverem saído todos os pelos, pode-se repetir a aplicação de cera ou optar por retirar os restantes pelos com pinça.
Para reduzir a dor na hora da depilação e para reduzir a aderência da cera à pele, pode ser aplicado um pouco de talco em pó sobre a pele, aplicando em seguida a cera para a depilação. Além disso, após a depilação deve-se passar um pouco de óleo de bebê para remover os restos de cera, lavar a região depilada e passar um pouco de creme hidratante.
Depois da depilação, é normal sentir desconforto e irritação na região depilada, sendo comum o surgimento de vermelhidão na pele. Para aliviar estes sintomas, além de ser recomendado passar um creme hidratante e calmante após a depilação, pode-se ainda aplicar uma compressa fria na região afetada, de forma a reduzir a irritação e o desconforto.
Leia também: Como fazer a depilação íntima (com cera, lâmina ou creme) tuasaude.com/como-fazer-depilacao-intima-corretamente