6 passos para fazer limpeza de pele caseira

​​​Fazer uma boa limpeza de pele garante sua beleza natural, eliminando impurezas e deixando a pele mais saudável. No caso de pele normal a seca é aconselhado fazer uma limpeza de pele profunda 1 vez a cada 2 meses, já para pele oleosa, essa limpeza deve ser feita 1 vez por mês.

Para garantir uma boa limpeza de pele, alguns cuidados são importantes como evitar a exposição solar 48 horas antes e depois do tratamento, para evitar que a pele fique manchada, usar sempre um protetor solar facial e beber bastante água para garantir a boa hidratação da pele.

É importante usar produtos indicados pelo dermatologista de acordo com o tipo de pele garantindo, assim, a eficácia da limpeza de pele, sem que haja descamação ou vermelhidão. Além disso, o dermatologista ou um esteticista também podem fazer uma limpeza de pele profunda, mas de forma profissional, o que pode ter melhores resultados. Veja como é feita uma limpeza de pele profunda.

6 passos para fazer limpeza de pele caseira

Os passos que devem ser feito para uma limpeza de pele caseira são:

1. Limpar superficialmente

A limpeza superficial da pele permite remover as impurezas e deve ser feito aplicando uma loção demaquilante em todo o rosto, massageando suavemente a pele, para retirar a maquiagem e as impurezas superficiais da pele.

Em seguida, deve-se lavar o rosto com água morna e sabonete neutro, e secar com uma toalha limpa e macia.

2. Vaporizar

A vaporização é uma técnica simples, fácil e importante para a limpeza de pele caseira, pois permite amaciar a pele e abrir os poros, tornando mais fácil remover cravos e impurezas ao utilizar um esfoliante e a melhorar a absorção de loções hidratantes no passos seguintes.

Para fazer a vaporização, deve-se adicionar água fervente em uma bacia e, em seguida, deve-se cobrir a cabeça com uma toalha aberta, de modo que cubra também a bacia contendo a água quente e aproximar o rosto do vapor da água por 5 a 10 minutos, tendo cuidado para não aproximar muito da água para evitar queimadura no rosto.

Outra opção é utilizar um aparelho vaporizador ou o vapor da água morna durante o banho.

3. Esfoliar

A esfoliação da pele permite retirar as células mortas, remover os cravos e limpar os poros, além de preparar a pele para absorver melhor os hidratantes nas próximas etapas. O esfoliante utilizado pode ser comprado ou preparado em casa com ingredientes naturais. Saiba como preparar um esfoliante caseiro.

Para esfoliar a pele, deve-se colocar um pouquinho do esfoliante numa bola de algodão e massagear a pele de todo o rosto de forma suave, fazendo movimentos circulares durante 3 minutos. É importante insistir nas áreas que acumulam mais sujeira, como testa, entre as sobrancelhas e laterais do nariz, e evitar passar na área ao redor dos olhos. Deixar o esfoliante no rosto por mais 3 minutos, sem esfregar, e lavar com água morna.

4. Aplicar máscara calmante

Aplicar uma máscara calmante ajuda a limpar a pele, acalmando e evitando a vermelhidão, além de promover uma hidratação profunda, deixando a pele mais macia e suave. A máscara calmante pode ser feita com produtos especializados ou caseiros, como uma mistura de mel e iogurte, por exemplo. Veja como fazer a máscara facial de mel e iogurte.

Para aplicar a máscara calmante, deve-se espalhar a máscara em todo o rosto, exceto sobre as pálpebras e áreas ao redor dos olhos. Deixar a máscara agir por cerca de 20 a 30 minutos ou até que a máscara seque completamente. Em seguida, lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha limpa e macia.

5. Tonificar

A tonificação da pele é outro passo importante da limpeza de pele caseira, pois ajuda a refrescar e a manter o pH da pele balanceado, além de fechar os poros e ajudar a manter a pele hidratada.

Para tonificar a pele, pode-se usar um produto tonificante de acordo com o tipo de pele. Colocar um pouco do tonificante em uma bola de algodão e aplicar no rosto suavemente, deixando secar naturalmente, não sendo necessário enxaguar o rosto em seguida.

6. Hidratar

O último passo da limpeza de pele caseira consiste em aplicar uma fina camada de creme ou sérum hidratante de acordo com o tipo de pele, de preferência com protetor solar, ou usar um creme antienvelhecimento diurno ou noturno, por exemplo, para acalmar, proteger a pele e manter o rosto hidratado.

O hidratante deve ser aplicado o rosto, podendo também ser aplicado no pescoço, massageando suavemente a pele em movimentos circulares.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRAELOS, Z. D. The science behind skin care: Cleansers. J Cosmet Dermatol. 17. 1; 8-14, 2018
  • BLAAK, J.; STAIB, P . The Relation of pH and Skin Cleansing. Curr Probl Dermatol. 54. 132-142, 2018
Mais sobre este assunto: