Algumas dicas de bronzeamento sem pegar sol incluem o consumo de suplementos e alimentos ricos em betacaroteno, por exemplo. Isso porque o betacaroteno estimula a produção de melanina, que é o pigmento responsável por dar cor à pele.
Outras opções para bronzear a pele sem sol são usar cremes autobronzeadores ou fazer bronzeamento artificial com spray, por exemplo. No entanto, é importante usar filtro solar regularmente para evitar o aparecimento de manchas na pele.
Pessoas com alergia ao sol ou portadoras do Lúpus, por exemplo, não devem se expor aos raios solares com muita frequência. Nestes casos, é recomendado sempre consultar o dermatologista para avaliar o estado de saúde e indicar o tipo de bronzeamento adequado.
Como bronzear a pele sem pegar sol
Algumas dicas para bronzear a pele sem pegar sol são:
1. Usar autobronzeador
Os autobronzeadores podem ser encontrados na forma de creme ou sprays e são bastante eficazes para bronzear a pele sem pegar sol. Isso porque possuem dihidroxiacetona (DHA) em sua composição, uma substância que reage com os aminoácidos presentes na pele, estimulando a melanoidina, um pigmento que confere a cor mais bronzeada à pele.
No entanto, para manter a pele com cor uniforme deve-se aplicar o creme fazendo movimentos circulares, além de utilizar filtro solar, já que esse bronzeamento não protege contra os raios ultravioletas do sol, podendo causar manchas escuras na pele. Veja como usar o autobronzeador.
2. Fazer bronzeamento artificial
O bronzeamento artificial é uma alternativa para bronzear a pele sem que seja necessário pegar sol. Esse procedimento é feito em clínicas de estéticas ou dermatológicas, por meio do bronzeamento à jato, onde o profissional, com o uso de um spray, passa o produto bronzeador na pele da pessoa. Conheça mais sobre o bronzeamento a jato.
O produto usado nesse procedimento contém dihidroxiacetona, uma substância que reage com a queratina da pele, resultando na cor bronzeada. É importante que o bronzeamento artificial com spray ou jato seja sempre recomendado pelo dermatologista, principalmente no caso das pessoas que possuem algum problema na pele.
Além disso, o bronzeamento artificial também pode ser feito por meio de câmaras de bronzeamento. No entanto, a ANVISA proibiu, em 2009, o uso de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, pois foi comprovado que a realização frequente de bronzeamento artificial favorece a ocorrência de câncer de pele.
3. Comer alimentos ricos em betacarotenos
Alguns alimentos, como cenoura, tomate, pimentão e goiaba, possuem em sua composição betacarotenos, que são pigmentos que estimulam a produção de melanina, favorecendo o bronzeamento da pele. Confira outros alimentos ricos em betacaroteno.
Apesar de serem ótimos para bronzear a pele, o consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno pode deixar a pele mais alaranjada, o que pode ser revertido ao diminuir ou parar de consumir os alimentos ricos nesse pigmento.
4. Usar maquiagens bronzeadoras
Algumas maquiagens bronzeadoras, como bronzer e maquiagem corporal, são indicadas para dar um efeito dourado na pele do rosto ou do corpo.
As maquiagens são encontradas na forma de cremes ou em pó e podem ser aplicadas espalhando-se o produto, com um pincel ou as pontas dos dedos, no rosto e pescoço, ou no corpo.
5. Tomar suplementos de betacaroteno
Os suplementos de betacaroteno, um pigmento que atua na formação de melanina, estimulam a pigmentação e prolongam o bronzeado uniforme da pele.
Esses suplementos, também podem conter vitamina C, selênio e cobre, nutrientes antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos raios solares, prevenindo o envelhecimento da pele.
Confira no vídeo a seguir mais dicas para bronzear a pele: