Antes da herpes se manifestar em forma de ferida, começa a ser sentido no local um formigamento, dormência, ardência, inchaço, desconforto ou uma coceira. Estas sensações podem durar várias horas ou até 3 dias antes das vesículas aparecerem.
Mal surjam estes primeiros sintomas, é aconselhado aplicar um creme ou pomada com antiviral, para que o tratamento seja mais rápido e o tamanho das vesículas não aumente muito de tamanho.
Quando começam a surgir, as erupções na pele são circundadas por uma borda avermelhada, aparecendo com mais frequência no interior e em torno da boca e nos lábios.
As vesículas podem ser dolorosas e formar aglomerados, com líquido, que se fundem, transformando-se em uma única região afetada, que após alguns dias começam a secar, formando uma crosta fina e amarelada de úlceras rasas, que normalmente cai sem deixar cicatriz. Entretanto, a pele pode gretar e provocar dor ao comer, beber ou falar.
Depois de surgirem as vesículas, o tratamento demora cerca de 10 dias para se completar. No entanto, quando a erupção da herpes se localiza em áreas úmidas do corpo, elas demoram mais tempo para curar.
Ainda não se sabe ao certo o que leva ao surgimento da herpes, mas pensa-se que certos estímulos podem reativar o vírus que retorna às células epiteliais, como a febre, menstruação, exposição solar, fadiga, estresse, tratamentos dentais, algum tipo de trauma, resfriado e fatores que deprimem o sistema imunitário.
O herpes pode-se transmitir para outras pessoas através do contacto direto ou de objetos infetados.
Saiba como prevenir o aparecimento da herpes e como é feito o tratamento.