O tampão mucoso é uma secreção que é formada no início da gravidez e que protege o útero contra a entrada de bactérias e outros microrganismos que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e a continuidade da gestação.
A saída do tampão mucoso é um sinal de que o colo do útero começou a amolecer/amadurecer e, por isso, é normal que aconteça por volta das 37 semanas, quando o trabalho de parto está próximo. O tampão quase sempre tem consistência gelatinosa, mas sua cor pode variar desde transparente até marrom avermelhado.
Após a saída do tampão, é comum que cólicas leves comecem e que a barriga apresente momentos de endurecimento ao longo do dia, no entanto isso não significa que já se esteja em trabalho de parto, pois essa fase é marcada por outros sintomas, como contrações ritmadas e o rompimento da bolsa das águas. Confira os principais sintomas de início do trabalho de parto.
Como identificar o tampão mucoso
O tampão é semelhante a uma clara de ovo esbranquiçada com 4 a 5 centímetros. No entanto, o tampão pode variar de forma, textura e cor, mesmo em uma gravidez sem nenhum risco ou complicação.
As variações que o tampão mucoso pode ter são:
- Forma: inteiro ou em pedaços;
- Textura: clara de ovo, gelatina firme, gelatina amolecida;
- Cor: transparente, embranquecida, amarelada, avermelhada ou e alguns casos, em tons terrosos parecidos com o marrom.
Por ter um aspecto bastante característico, a saída do tampão quase nunca é confundida com o rompimento da bolsa amniótica, por não gerar dores e acontecer cerca de 3 semanas antes da data prevista para o nascimento.
Quando sai o tampão mucoso?
O mais comum é que o tampão mucoso seja liberado entre as 37 e as 42 semanas de gravidez e, em casos mais raros, isso pode acontecer apenas durante o trabalho de parto ou quando o bebê já esta nascendo. Veja tempo que leva entre a saída do tampão, até o nascimento do bebê.
No caso de mulheres que já tiveram partos anteriores, o tampão pode sair várias vezes ao longo da gestação, sem ser sinal de nenhum problema ou de parto prematuro.
O tampão pode sair antes do tempo?
Quando o tampão sai numa fase inicial da gravidez, geralmente não é sinal de um problema, podendo indicar apenas que o corpo ainda esta se adaptando às mudanças provocadas pela gravidez. Embora o bebê fique mais suscetível a infecções nesse período, o corpo volta a produzir um novo tampão rapidamente para voltar a proteger o útero.
Por isso, o tampão saindo antes do tempo não deve ser motivo para preocupações. No entanto, sempre é importante informar o obstetra que está acompanhando a gravidez, para que possa ser avaliado se existe algum risco para a gestação.
O que fazer após a saída do tampão mucoso
Após a saída do tampão mucoso é recomendado ficar atenta a outros sinais do inicio do trabalho de parto, como rompimento da bolsa de água ou contrações frequentes e regulares.
A saída do tampão mucoso não indica necessariamente que o trabalho de parto irá começar, podendo levar até 3 semanas, ou mais, para isso acontecer. Saiba como identificar as contrações que indicam o nascimento do bebê.