Normalmente as pessoas que são dependentes do álcool sentem-se frustradas quando estão em um ambiente que não existe bebidas alcoólicas, tentam beber escondido e têm dificuldade para passar um dia sem consumir bebidas alcoólicas.
Nesses casos, é importante que essa pessoa reconheça o vício e tente evitar o consumo de bebidas alcoólicas de forma gradual e voluntária. No entanto, quando isso não acontece, é recomendado que essa pessoa seja internada em uma clínica de reabilitação para que o vício seja tratado.
Como identificar uma pessoa alcoólatra
Para se saber se está perdendo a batalha contra o álcool, existem alguns sinais que podem indicar um possível vício e que incluem:
- Beber muito quando está desapontado, vivendo uma situação de estresse ou se discutiu com alguém;
- Beber tornou-se uma forma de aliviar o estresse do dia-a-dia;
- Não ser capaz de recordar o que aconteceu depois de começar a beber;
- Conseguir tolerar beber mais álcool agora do que no início;
- Ter dificuldade em ficar um dia sem beber uma bebida alcoólica;
- Tentar beber escondido, mesmo estando em um jantar com amigos;
- Sentir-se frustrado quando se está num local onde não existe álcool;
- Ter vontade de beber mais quando os outros já não querem;
- Sentir-se culpado quando se está a beber ou quando se pensa em beber;
- Ter mais brigas com os familiares ou amigos;
Normalmente, ter mais de dois destes sinais pode indicar que se está desenvolvendo ou vivendo um vício pelo álcool, mas uma das melhores formas de entender se, se está realmente perdendo o controle sobre a quantidade de álcool ingerida é falar com um familiar ou amigo próximo.
Além disso, também existem casos onde a bebida alcoólica serve como substituto da comida e nestes casos isso pode ser sinal de um distúrbio alimentar conhecido como Drunkorexia ou Anorexia Alcoólica.
O que fazer
Em caso de alcoolismo é importante fazer com que a pessoa dependente de bebidas alcoólicas reconheça o seu vício e adote atitudes que possam ajudá-la a diminuir o consumo de bebidas. Uma das atitudes que pode ser adotada é ir a encontros de Alcoólicos Anônimos, por exemplo, pois permitem que a pessoa entenda o seu vício e o porquê de beber em excesso, além de fornecer tratamento e acompanhamento para a pessoa.
Em alguns casos pode ser recomendado que a pessoa seja internada em clínicas de reabilitação com o objetivo de tratar o vício por meio da suspensão do consumo de bebidas alcoólicas, acompanhamento psicológico e uso de medicamentos que controlam os sintomas de abstinência e que ajudam no processo de desintoxicação. Entenda como é feito o tratamento para alcoolismo.