Como acabar com a flacidez dos seios

Para acabar com a flacidez dos seios, é possível recorrer ao uso de cremes firmadores da pele, exercícios para fortalecer a musculatura ou procedimentos estéticos, como radiofrequência, para levantar os seios.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Mastologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Em casos mais graves ou que não melhoram com os tratamentos anteriores, existe a opção de cirurgia plástica, chamada de lifting dos seios ou mastopexia, que remove o excesso de pele e levanta os seios. Estes tratamentos, de preferência, devem ser realizados após avaliação pelo mastologista ou ginecologista, que avaliam a saúde dos seios e a ausência de nódulos ou alterações que podem ser prejudiciais à saúde.

A flacidez dos seios acontece devido a alterações nas fibras de sustentação da mama, principalmente, pelo envelhecimento, perda de peso excessivo, amamentação ou fumo.

Imagem ilustrativa número 1

O que fazer

As principais opções para levantar os seios e combater a flacidez das mamas são:

1. Usar um creme firmador

Uma ótima dica para levantar os seios e mantê-los em cima é passar um creme hidratante à base de ativos como tensine e DMAE. Essas duas substâncias promovem uma tensão na área onde são aplicados e favorecem a sustentação dos seios, além de estimular a produção de colágeno.

O creme deve ser aplicado no sentido de baixo para cima, sempre pela manhã e, por ser forte, não deve ser aplicado todos os dias. Recomenda-se utilizá-lo de 3 a 4 vezes por semana, em dias intercalados. 

2. Usar um sutiã modelador

A escolha do sutiã correto para o busto de cada mulher ajuda a deixar os seios mais firmes, mesmo que de forma não definitiva, o que melhora a aparência e a auto-estima da mulher. 

O sutiã redutor ou esportivo ajuda a sustentar melhor os seios, evitando assim possíveis complicações relacionadas com o peso dos seios, como dores nas costas ou problemas de coluna. Veja outras dicas para quem tem peito grande em 3 dicas para diminuir as mamas e ficar com tudo em cima.

3. Praticar exercícios para os peitorais 

Exercícios de flexão e levantamento de peso com halteres, como supinos e aberturas laterais, ajudam a fortalecer os músculos peitorais, que se posicionam atrás dos seios, além de ajudarem a diminuir a quantidade de gordura ao redor dos seios, reduzindo, também, a flacidez dos braços. 

Estes exercícios são muito simples, podendo ser feitos na academia ou em casa, bastando ter pesinhos para levantar, de preferência halteres. Algumas opções de exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura so peitoral são:

  • Exercício 1: deitada de barriga para cima, com os joelhos dobrados, segurar os pesos em cima do peito. Enquanto expira, esticar os braços para cima e depois trazer novamente os pesos até ao peito enquanto inspira.
  • Exercício 2: deitada de barriga para cima, com os joelhos dobrados, abrir e fechar os braços com os pesos na mão. Enquanto expira, levantar os braços e, em seguida, abrir lateralmente e depois voltar à posição inicial;
  • Exercício 3: fazer flexões no chão, esticando e contraindo os braços, como mostra a imagem. Os joelhos podem ou não estar apoiados no chão.

É importante seguir as orientações do profissional de educação física, sendo normalmente recomendado que sejam feita 3 séries de 10 a 12 repetições.

4. Tratamentos estéticos

Alguns tratamentos estéticos modernos atuam usando métodos que prometem levantar os seios, através de:

  • Radiofrequência: procedimento que gera calor no tecido mamário, e promete estimular a contração do colágeno e dos ligamentos presentes na mama, o que ajuda a firmar e os seios e dar um aspecto tonificado.
  • Lifting não cirúrgico: também conhecido como laser à frio, é feito com a aplicação de gel de ácido hialurônico sobre a pele das mamas e promete transportar este ácido para as camadas mais profundas da pele, proporcionando uma melhora no aspecto, aumento do volume e a firmeza dos seios.

Estes tratamentos são encontrados em clínicas de estética, e devem ser feitos por profissionais especializados e experientes, de preferência sob orientação do dermatologista ou cirurgião plástico.

Preço: estes tratamentos custam cerca de 350 a 500 reais, o que pode variar de acordo com a clínica que realiza o procedimento.

5. Mastopexia ou lifting das mamas

Para casos mais graves, ou para quem busca uma solução mais definitiva para a flacidez dos seios, existe a cirurgia plástica para levantar os seios, também conhecida como mamoplastia, mastopexia ou lifting da mama, capaz de remover o excesso de pele dar um aspecto mais firme e jovem ás mamas.

Ela pode ser feita somente para levantar os seios, ou pode ser associada ao implante de silicone. Saiba mais sobre como é feita esta cirurgia em mastopexia.

Como evitar a flacidez da mama

A flacidez dos seios que surge ao longo dos anos também pode ser evitada com algumas atitudes, como:

  • Beber cerca de 2 litros de água por dia, mantendo a pele hidratada;
  • Evitar o efeito sanfona, pois engordar e emagrecer é uma das principais causas de flacidez nos seios;
  • Evitar o cigarro e o consumo de álcool em excesso, pois prejudica a circulação e a saúde da pele;
  • Manter o corpo ativo com a prática de exercícios físicos regulares, para tonificar os músculos do corpo;
  • Ter uma alimentação rica em proteínas e colágeno, para ajudar a fortalecer a musculatura e a manter a firmeza da pele. Confira um cardápio com alimentos ricos em colágeno.

Além disso, a alimentação equilibrada, rica em vegetais e pobre em produtos industrializados, além do consumo de chá verde e frutos vermelhos, aumenta os níveis de antioxidantes no corpo, o que é importante para evitar a flacidez da pele, já que estas substâncias combatem o envelhecimento precoce.