Levantar uma pessoa mais velha acamada ou uma pessoa que tenha sido submetido a uma cirurgia e necessita ficar em repouso, pode ser sensível, sendo importante seguir algumas técnicas adequadas.
Aplicar técnicas como flexionar os joelhos e fazer força com as pernas, por exemplo, ajuda a evitar lesões nas costas do cuidador, além de aumentar a comodidade e o bem-estar da pessoa acamada.
As pessoas que estão acamadas muitas horas por dia precisam ser levantadas da cama regularmente para evitar atrofias musculares e articulares, assim como prevenir o aparecimento de feridas na pele, conhecidas como escaras ou úlceras por pressão.
Como levantar uma pessoa acamada
01:22 | 787.111 visualizações9 passos para levantar uma pessoa acamada
O processo para levantar uma pessoa acamada facilmente e com menos esforço, pode ser resumido em 9 passos:
1. Coloque a cadeira de rodas ou a poltrona ao lado da cama e trave as rodas da cadeira, ou encoste a poltrona na parede, para que ela não ande.
2. Com a pessoa ainda deitada, arraste-a para a beira da cama, colocando os dois braços por baixo do corpo. Veja como movimentar a pessoa na cama.
3. Coloque o braço debaixo das costas na altura dos ombros.
4. Com a outra mão, segure na axila e sente a pessoa na cama. Para este passo, o cuidador deve dobrar as pernas e manter as costas retas, esticando as pernas enquanto levanta a pessoa até à posição de sentada.
5. Mantenha a mão suportando as costas da pessoa e puxe os joelhos para fora da cama, rodando-o para que fique sentada com as pernas penduradas na beira da cama.
6. Arraste a pessoa até a beira da cama de forma a que os pés fiquem apoiados no chão. Atenção: Para garantir a segurança é muito importante que a cama não possa deslizar para trás. Por isso, se a cama tiver rodas, é importante travar as rodas. Nos casos em que o piso permite o deslizamento da cama, pode-se tentar encostar o lado oposto à parede, por exemplo.
7. Abrace a pessoa por baixo dos braços e, sem deixá-la deitar novamente, segure-a por trás, no cós da calça. Porém, se possível, peça para que se agarre no seu pescoço, entrelaçando as mãos.
8. Levante a pessoa ao mesmo tempo que roda o seu corpo, em direção à cadeira de rodas ou poltrona, e deixe-a cair o mais lentamente possível sobre o assento.
9. Para deixar a pessoa mais confortável ajuste a sua posição, puxando-o contra as costas da cadeira, ou a poltrona, passando os braços ao seu redor como um abraço.
Idealmente, a pessoa deve ser movida da cama para a cadeira, e vice-versa, a cada 2 horas, ficando deitada na cama apenas na hora de dormir.
Geralmente, a cadeira de rodas ou a poltrona, devem ser colocadas junto à cabeceira do lado em que a pessoa tem mais força. Isto é, caso o a pessoa tenha tido um AVC e apresente mais força do lado direito do corpo, a cadeira deve ser colocada do lado direito da cama e o levantamento deve ser feito por esse lado, por exemplo.
Como girar uma pessoa acamada
Para girar uma pessoa acamada para um dos lados e, assim, evitar que permaneçam na mesma posição, deve-se chegar o mais próximo da pessoa possível, manter um pé na frente do outro e colocar uma mão sobre o ombro e a outra no quadril.
Em seguida, mudar o peso para o pé da frente ao mesmo tempo que puxa suavemente o ombro da pessoa na sua direção e muda progressivamente o seu peso para o pé de trás.
Por que a pessoa acamada deve ser movimentada
- É importante mover a pessoa acamada para:
- Facilitar a circulação sanguínea;
- Prevenir a formação de escaras ou úlceras de pressão;
Verificar constantemente sinais que indique que está sendo formada uma úlcera, que deve ser tratada o mais breve possível para prevenir complicações.
Além disso, a movimentação da pessoa acamada também ajuda a aliviar a dor ou o mal-estar que pode acontecer ao se ficar por muito tempo na mesma posição.
Com que frequência a pessoa deve ser movida?
O ideal é que a pessoa se movimente a cada 2 horas, de forma a garantir os benefícios, sendo importante verificar se a pessoa está acomodada e na posição correta.