Glicemia capilar: o que é, como medir e valores de referência

O teste da glicemia capilar é feito com objetivo de verificar os níveis de glicose no sangue em determinado momento do dia e, para isso, deve ser utilizado um aparelho de glicemia que realiza a análise de uma pequena gota de sangue que é retirada da ponta do dedo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A dosagem da glicemia capilar normalmente é utilizada para verificar rapidamente dos níveis de glicose no sangue, sendo bastante útil para acompanhar o tratamento da diabetes. Neste caso, geralmente é indicada antes e após as refeições.

Em caso de suspeita de alterações na glicemia capilar, é importante consultar um endocrinologista ou clínico geral. O médico pode indicar outros exames para confirmar os níveis de glicose no sangue ou, caso a pessoa já apresente diabetes, ajustes no seu tratamento, por exemplo.

Um profissional de saúde medindo a glicemia capilar de uma pessoa

Como medir a glicemia capilar

Para medir a glicemia capilar, deve-se:

  1. Lavar e secar as mãos corretamente;
  2. Inserir uma fita de teste no aparelho de glicemia;
  3. Espetar o dedo com a agulha do aparelho;
  4. Encostar a fita de teste na gota de sangue até preencher o depósito da fita de teste;
  5. Esperar alguns segundos até que o valor de glicemia apareça no monitor do aparelho.

Para evitar espetar sempre o mesmo local, é recomendado trocar de dedo a cada nova medição da glicemia capilar, por exemplo. Além disso, é importante ler as instruções de utilização do fabricante, antes de usar o aparelho, porque alguns também podem funcionar de forma diferente.

Para evitar leituras incorretas, é importante que a limpeza do equipamento seja feita de forma regular e de acordo com a recomendação do fabricante, as fitas estejam dentro do prazo de validade, o glicosímetro esteja calibrado e a quantidade de sangue seja suficiente para a análise.

Valores de referência da glicemia

Após medir a glicemia capilar, é importante comparar o resultado com os valores de referência:

  Crianças e adolescentes Adultos e idosos saudáveis
Em jejum 70 a 130 mg/dl 80 a 130 mg/dl
2h após a o início das refeições Inferior a 180 mg/dl Inferior a 180 mg/dl

Estes valores de referência são recomendados para acompanhar o tratamento da diabetes. No entanto, mesmo que a pessoa não saiba se tem essa condição e apresente níveis de glicose medida na ponta do dedo acima destes valores, é recomendado consultar um médico para uma avaliação.

Nos casos em que a glicemia está abaixo de 70 mg/dl, condição conhecida como hipoglicemia, deve-se tomar um copo de suco ou um copo de água com açúcar, por exemplo. Conheça o tratamento para glicose baixa.

Calculadora dos níveis de glicose

Para entender melhor o resultado do seu exame de glicose, selecione na calculadora a seguir o teste realizado e indique o seu resultado:

Erro
Erro

Caso a glicemia capilar esteja acima dos valores recomendados, o ideal é consultar um médico para uma avaliação. Pode ser indicado realizar ajustes no tratamento da diabetes ou, caso a pessoa não saiba se tem essa condição, realizar exames mais precisos para confirmar o resultado, por exemplo.

Como baixar os níveis de glicose

Os níveis de glicose podem ser controlados com mudança simples no dia-a-dia, como por exemplo a prática de atividades físicas regulares e uma dieta balanceada pobre em alimentos que contenham muito açúcar.

No entanto, caso os níveis de glicose não voltem ao normal, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, que devem ser utilizados conforme orientação. Veja como diminuir os níveis de açúcar no sangue.