Glicemia capilar: o que é, como medir e valores de referência

O que é:

O teste da glicemia capilar é feito com objetivo de verificar os níveis de açúcar no sangue em determinado momento do dia e para isso deve ser utilizado um aparelho de glicemia que realiza a análise de uma pequena gota de sangue que é retirada da ponta do dedo.

A dosagem da glicemia capilar é mais indicada para pessoas que possuem hipoglicemia, pré-diabetes e diabetes, sendo nesse caso recomendado que a dosagem seja feita antes e após as refeições para que se possa fazer um controle dos níveis de glicose e, assim, possam ser feitos ajustes na dieta ou mudança na dose do medicamento caso haja necessidade.

Apesar da dosagem ser mais indicada antes e após as refeições, o endocrinologista pode recomendar a dosagem em outros momentos do dia, como antes de dormir e assim que acordar, por exemplo, pois assim é possível verificar o comportamento do organismo em períodos de jejum, sendo importante no tratamento do paciente diabético.

Imagem ilustrativa número 4

Como medir a glicemia capilar

Para medir a glicemia capilar, deve-se:

  1. Lavar as mãos e secar corretamente;
  2. Inserir uma fita de teste no aparelho de glicemia;
  3. Espetar o dedo com a agulha do aparelho;
  4. Encostar a fita de teste à gota de sangue até preencher o depósito da fita de teste;
  5. Esperar alguns segundos até que o valor de glicemia apareça no monitor do aparelho.

Para evitar espetar sempre o mesmo local, deve-se trocar de dedo a cada nova medição da glicemia capilar. Os aparelhos de glicemia mais recentes também conseguem medir o açúcar de sangue retirado do braço ou coxa, por exemplo. Alguns aparelhos de glicemia podem funcionar de forma diferente, sendo, por isso, importante ler as instruções de utilização do fabricante, antes de usar o aparelho.

Para evitar leituras incorretas, é importante que a limpeza do equipamento seja feita de forma regular e de acordo com a recomendação do fabricante, que as fitas estejam dentro do prazo de validade, que o glicosímetro esteja calibrado e que a quantidade de sangue seja suficiente para a análise.

A glicemia também pode ser medida por meio de um pequeno sensor que é acoplado no braço e que realiza medições constantemente durante o dia e a noite. Esse sensor indica a glicemia em tempo real, nas 8 horas anteriores e qual a tendência da curva glicêmica para os próximos momentos, sendo esse sensor muito eficaz no que diz respeito ao controle da diabetes e prevenção de hipo e hiperglicemia.

Valores de referência da glicemia

Após medir a glicemia capilar, é importante comparar o resultado com os valores de referência:

  Glicemia normal Glicemia alterada Indica diabetes
Em jejum Inferior a 99 mg/dl Entre 100 e 125 mg/dl Superior a 126 mg/dl
2h após as refeições

Inferior a 140 mg/dl

  Superior a 140 mg/dl

No caso dos recém-nascidos, é difícil que o exame seja realizado em jejum, por isso, é recomendado que os níveis de glicose no sangue do recém-nascido estejam entre 50 e 80 mg/dL.

Caso a pessoa não tenha diabetes, mas o valor de glicemia esteja na coluna da glicemia alterada ou da diabetes, é recomendado que volte a repetir a medição no dia seguinte, e caso o resultado persista, consultar o endocrinologista para que seja feito o diagnóstico conclusivo.

Nos casos em que a glicemia está abaixo de 70 mg/dl, deve-se tomar um copo de suco ou um copo de água com açúcar, por exemplo. Conheça o tratamento para glicose baixa.

Valores normais em pessoas com diabetes

No caso das pessoas com diagnóstico de diabetes, os valores normais devem ser:

  • Glicemia em jejum: entre 80 e 130 mg/ dL;
  • 1 a 2 horas após a refeição: menos de 180 mg/ dL.

Caso a glicemia capilar esteja acima dos valores normais, é recomendado que o médico seja consultado para adaptar o tratamento ou tomar medicamentos de acordo com a dose indicada pelo médico.

Para entender melhor o resultado do seu exame de glicose, selecione na calculadora a seguir o teste realizado e indique o seu resultado:

Erro
Erro

Como baixar os níveis de glicose

Os níveis de glicose podem ser controlados com mudança simples no dia-a-dia, como por exemplo a prática de atividades físicas regulares e uma dieta balanceada pobre em alimentos que contenham muito açúcar.

No entanto, caso os níveis de glicose não voltem ao normal, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, que devem ser consumidos conforme orientação. Veja como diminuir os níveis de açúcar no sangue.