Rejuvenescimento é a restauração da aparência da pele através de um conjunto de cuidados diários e tratamentos dermatológicos e/ou cirúrgicos, de forma a minimizar ou reverter os sinais de envelhecimento da pele, como rugas, linhas de expressão ou flacidez.
O envelhecimento da pele é um processo natural com o avançar da idade, e pode ser influenciado por fatores genéticos, ambientais e hábitos de vida, como exposição ao sol, hábito de fumar ou má alimentação, por exemplo.
Leia também: Envelhecimento precoce: sintomas, causas, tipos (e como combater) tuasaude.com/envelhecimento-precoceO tratamento para rejuvenescimento da pele é feito pelo dermatologista com o uso de cremes tópicos ou procedimentos estéticos, mas também pode ser feito com cirurgia plástica, o que varia de acordo com os objetivos da pessoa e duração dos resultados.
Como ocorre o envelhecimento da pele
O envelhecimento da pele ocorre devido a:
- Diminuição da produção e perda de colágeno e elastina: deixa a pele mais flácida e sem elasticidade, e favorece o aparecimento de rugas e linhas de expressão;
- Renovação celular mais lenta: isso pode deixar a pele mais áspera e sem brilho;
- Redução da quantidade de melanócitos da pele: deixa a pele mais fina, pálida e clara, além de poder provocar manchas na pele;
- Menor produção de óleo pela pele: o que deixa a pele mais seca;
- Diminuição da quantidade de gordura subcutânea: deixa a pele com menos volume, menos definida e favorece o surgimento de rugas e linhas de expressão.
O envelhecimento da pele é influenciado por fatores intrínsecos, como genética, alterações hormonais ou estresse oxidativo, o que podem favorecer o envelhecimento precoce da pele.
Além disso, fatores extrínsecos, como hábito de fumar, exposição excessiva aos raios UV do sol, bronzeamento artificial, má alimentação ou sedentarismo, também contribuem para acelerar o envelhecimento da pele.
Leia também: Envelhecimento precoce: sintomas, causas, tipos (e como combater) tuasaude.com/envelhecimento-precoceTratamentos tópicos para rejuvenescimento facial
Os tratamentos tópicos para rejuvenescimento facial são feitos com aplicação de substâncias na pele, como
1. Retinoides
Os retinoides, como a tretinoína ou ácido retinoico, são derivados da vitamina A que ajudam a aumentar a produção de colágeno pela pele, além de estimular a regeneração celular.
Leia também: Tretinoína: o que é, para que serve (e como usar) tuasaude.com/acido-retinoicoEsse tipo de tratamento tópico pode ajudar no rejuvenescimento facial, pois reduz rugas e linhas de expressão, manchas na pele ou acnes, e deve ser indicado pelo dermatologista.
Como usar: aplicar ou creme ou gel de tretinoína ou ácido retinoico sobre a pele 1 vez ao dia, de preferência à noite, conforme orientação do dermatologista
Os retinoides não devem ser usados durante a gravidez suspeita ou confirmada, pois pode causar defeitos graves no bebê.
2. Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um creme ou sérum para aplicar na pele do rosto pois hidrata profundamente a pele, estimula a produção de colágeno e promove a renovação celular.
Assim, o ácido hialurônico ajuda a combater as rugas, flacidez da pele e deixar o rosto mais firme e a pele mais macia e suave.
Como usar: aplicar uma fina camada do creme ou sérum de ácido hialurônico em todas as rugas ou regiões em que as rugas podem surgir, como testa, entre as sobrancelhas, entre o nariz e a boca e cantos dos olhos. Aplicar sempre à noite, antes de dormir.
3. Alfa hidroxiácidos
Os cremes ou séruns com alfa hidroxiácidos, como ácido glicólico ou ácido lático, promovem uma esfoliação química da pele, além de estimular a produção de colágeno.
Esses cremes melhoram a aparência da pele e o rejuvenescimento facial e devem ser usado com indicação do dermatologista.
Como usar: aplicar o creme ou o sérum de alfa hidroxiácido na pele do rosto, espalhando suavemente até que seja totalmente absorvido. A aplicação deve se feita de preferência à noite.
4. Vitamina C
A vitamina C. na forma de creme ou sérum também é uma ótima forma de rejuvenescimento facial pois tem ação antioxidante que evita os danos na pele causados pelos radicais livres e raios UV do sol.
Leia também: Radicais livres: o que são, efeitos no corpo e como se proteger tuasaude.com/radicais-livres-e-envelhecimentoAlém disso, a vitamina C estimula a produção de colágeno pela pele, ajudando a minimizar as rugas e linhas de expressão.
Como usar: pode-se aplicar uma fina camada no rosto pela manhã diariamente e passar o protetor solar em seguida. Veja como escolher o creme com vitamina C.
Leia também: 7 melhores cremes para rugas (e como usar) tuasaude.com/3-cremes-anti-idade-que-realmente-funcionamTratamentos estéticos para rejuvenescimento facial
Os principais tratamentos para rejuvenescimento facial são:
1. Peeling químico
O peeling químico é um tratamento estético feito pelo dermatologista indicado para remover as camadas danificadas da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão, manchas na pele ou cicatriz de acne.
Como é feito: esse tipo de tratamento consiste na aplicação de ácido tricloroacético ou fenol, com o objetivo de promover a renovação celular e eliminar as células mortas, melhorando a aparência da pele. Veja como é feito o peeling químico.
2. Microagulhamento
O microagulhamento é outro tratamento de rejuvenescimento facial que ajuda a estimular a formação de colágeno e elastina, diminuindo rugas, linhas de expressão e a flacidez da pele do rosto.
Como é feito: o microagulhamento é feito pelo dermatologista passando o aparelho com microagulhas, chamado DermaPen, na pele do rosto, que provocam uma lesão da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina.
Além disso, o microagulhamento também pode ser feito em casa, utilizando o dermaroller. Saiba como fazer o microagulhamento em casa.
3. Microdermoabrasão
A microdermoabrasão é um tratamento para rejuvenescimento facial que promove uma esfoliação e remoção de células mortas da pele, suavizando rugas e linhas de expressão, além de cicatrizes de acne.
Como é feito: a microdermoabrasão é feita pelo dermatologista utilizando um aparelho que promove a sucção ou esfoliação profunda da camada mais superficial da pele. Entenda como é feita a microdermoabrasão.
4. Laser CO2
O tratamento com laser CO2 fracionado também pode ser indicado para o rejuvenescimento facial, pois ajuda a melhorar a aparência e a textura da pele.
Como é feito: esse tipo de tratamento remove as células superficiais da pele, estimulando a renovação celular, e é feito pelo dermatologista, no consultório.
Leia também: Tratamentos a laser para o rosto tuasaude.com/tratamentos-a-laser-para-o-rosto5. Dermaplaning
O dermaplaning é um tratamento para o rejuvenescimento facial que remove as camadas superficiais da pele, deixando o rosto com aspecto mais jovem, saudável, macio e brilhante.
Como é feito: o dermaplaning é feito pelo dermatologista ou cirurgião plástico no consultório utilizando uma lâmina estéril semelhante a um bisturi, após aplicação de anestesia local. Saiba como é feito o dermaplaning.
6. Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento facial com ácido hialurônico é um tratamento para rejuvenescimento facial indicado para dar mais volume à pele e tratar linhas de expressão ou rugas finas.
Como é feito: o preenchimento facial com ácido hialurônico é feito pelo dermatologista através da aplicação de injeções nas regiões com rugas, linhas de expressão ou diminuição do volume facial.
Leia também: Harmonização facial: o que é, como é feita e riscos tuasaude.com/harmonizacao-facial7. Injeção de botox
A injeção de toxina botulínica (botox) é um tratamento de rejuvenescimento facial indicado para tratar rugas dinâmicas, pois promove a paralisação dos músculos da testa, em volta dos olhos, chamado de pé de galinha.
Como é feito: a injeção de botox é feita pelo dermatologista aplicando a toxina botulínica em pequenas concentrações nas regiões com rugas ou linhas de expressão.
Leia também: Botox: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/botox8. Jato de plasma
O jato de plasma é um procedimento de rejuvenescimento facial que estimula a produção de colágeno, dando mais firmeza à pele e reduzindo a aparência de rugas profundas na pele.
Como é feito: o jato de plasma é feito pelo dermatologista aplicando plasma, que é um gás ionizado, diretamente nas rugas. Conheça mais sobre o jato de plasma.
9. Bioestimulador de colágeno
O bioestimulador de colágeno é um tratamento que estimula a produção de colágeno pele pele, promovendo o rejuvenescimento facial pois reduz rugas e linhas de expressão, tendo um efeito mais prolongado de 12 a 24 meses.
Como é feito: o bioestimulador de colágeno é feito com a aplicação, pelo dermatologista, de substâncias ácido poli-L-lático, hidroxiapatita de cálcio ou policaprolactona, em camadas mais profundas da pele. Entenda o que é bioestimulador de colágeno e como funciona.
10. Radiofrequência
A radiofrequência é um tratamento estético de rejuvenescimento facial estimula a produção de novas fibras de colágeno e elastina, corrigindo linhas de expressão e rugas, melhorando a hidratação e a firmeza do rosto.
Como é feito: a radiofrequência é feita pelo dermatologista utilizando um aparelho que produz calor, aumentando a temperatura local, o que ajuda a dar mais sustentação e firmeza à pele.
Leia também: Radiofrequência no rosto: para que serve e como é feita tuasaude.com/radiofrequencia-para-flacidez11. Ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado é um tratamento estético que tem um efeito de lifting facial, pois reduz a flacidez da pele por produzir micro coagulação e um processo inflamatório na pele, que estimula a produção de colágeno e de um novo tecido.
Como é feito: o ultrassom microfocado é feito pleo dermatologista utilizando um aparelho que possui um formato de caneta e que dispara o ultrassom para atingir camadas mais profundas da pele, promovendo o rejuvenescimento facial.
Leia também: Ultrassom microfocado: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/ultrassom-microfocadoTratamentos cirúrgicos para rejuvenescimento facial
Os principais tratamentos cirúrgicos para rejuvenescimento facial são:
1. Facelift
O facelift, também conhecido como ritidoplastia ou lifting facial, é uma cirurgia plástica para rejuvenescimento facial indicado para eliminar a flacidez da parte inferior do rosto e do pescoço.
Como é feito: o facelift é feito com anestesia geral, no hospital, pelo cirurgião plástico, fazendo um corte atrás ou na frente da orelha ou no couro cabeludo, para reposicionar a musculatura da face e posteriormente remover o excesso de pele do rosto.
Leia também: Lifting facial: o que é, quando é indicado e como é feito tuasaude.com/lifting-facial2. Deep plane facelift
O deep plane facelift (lifting facial de plano profundo) é uma cirurgia de rejuvenescimento facial que pode ter resultados mais duradouros do que o facelift tradicional, pois tem como foco músculos e ligamentos do rosto.
Como é feita: esse tipo de cirurgia plástica é feita com anestesia geral, pelo cirurgião plástico, que reposiciona músculos e gordura do rosto e libera ligamentos faciais, dando um aspecto mais natural ao rosto.
3. Lifting de testa
O lifting de testa, também chamado de frontoplastia, é outro procedimento cirúrgico de rejuvenescimento facial eliminar o excesso de pele e rugas da testa, além de levantar as sobrancelhas, dando um aspecto mais jovem.
Como é feito: essa cirurgia é feita pelo cirurgião plástico, com pequenos cortes na linha do cabelo ou através de endoscopia para levantar e apertar a pele da testa.
Leia também: Frontoplastia: o que é, como é feita, recuperação e complicações tuasaude.com/frontoplastia4. Cervicoplastia
A cervicoplastia é um tratamento cirúrgico de rejuvenescimento facial que melhora a aparência e a flacidez do pescoço.
Como é feito: essa cirurgia é feita retirando o excesso de pele do pescoço e apertando os músculos, dando uma aparência mais jovem ao pescoço e melhorando também a linha da mandíbula. Geralmente, essa cirurgia é feita junto com o lifting facial.
5. Lipo de papada
A lipo de papada é um procedimento cirúrgico para melhorar a aparência do pescoço em pessoas com excesso de gordura no queixo e pescoço.
Como é feito: essa cirurgia é feita pelo cirurgião plástico removendo o excesso de gordura da região do pescoço através da lipoaspiração.
Leia também: Lipo de papada: o que é, como é feita, riscos e recuperação tuasaude.com/lipo-de-papada6. Lipoenxertia ou transferência de gordura
A transferência de gordura é uma cirurgia em que se retira gordura de uma área do corpo e transfere para regiões do rosto para dar preenchimento e volume ao rosto e reduzir rugas e linhas de expressão.
Como é feita: essa cirurgia é feita através da lipoaspiração, removendo o excesso de gordura de outras regiões do corpo, como barriga ou coxas, que depois é transferida pelo cirurgião plástico para regiões específicas do rosto a ser tratada, dando um aspecto mais jovem à pele.
7. Lifting labial
O lifting labial é um procedimento de rejuvenescimento facial que permite corrigir a flacidez dos lábios e a diminuição do volume labial.
Como é feita: essa cirurgia é feita pelo cirurgião plástico com um pequeno corte na região inferior do nariz e remoção do excesso de pele para levantar o lábio superior.
8. Blefaroplastia
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que melhora a aparência dos olhos caídos e cansados ou olheiras, sendo geralmente feita junto com outras cirurgias, como facelift, por exemplo.
Como é feita: a blefaroplastia é feita pelo cirurgião plástico ocular retirando o excesso de pele ou gordura das pálpebras superiores ou inferiores, além de reposicioná-las corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida.
Leia também: Blefaroplastia: o que é, quando é indicada, como é feita e recuperação tuasaude.com/blefaroplastiaCuidados diários com a pele
Os principais cuidados diários com a pele são:
- Aplicar protetor solar, com no mínimo FPS 30, diariamente, mesmo em dias nublados;
- Evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente entre 11h e 16h;
- Limpar o rosto com água e sabonete suave ou sabonete próprio para o rosto, pelo menos 2 vezes por dia;
- Passar uma solução tônica na pele após lavar o rosto;
- Aplicar cremes no rosto para hidratar a pele;
- Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
- Evitar ficar franzindo a testa, enviesando ou apertando os olhos, com frequência;
- Não fumar e evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso e/ou com frequência.
Além disso, deve-se praticar exercícios físicos regularmente e .
Esses cuidados ajudam a evitar ou minimizar as rugas e linhas de expressão, e flacidez da pele, retardando o envelhecimento da pele e promovendo o rejuvenescimento facial.
Bons hábitos de vida para rejuvenescer
Alguns hábitos de vida para rejuvenescer, como dormir pelo menos 8 horas por noite e praticar exercícios físicos regularmente ajudam a evitar o estresse oxidativo nas células e os danos causados pelo s radicais livres.
Além disso, é muito importante manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia, para aumentar a hidratação da pele.
Alimentação para evitar o envelhecimento precoce
Manter uma dieta equilibrada e saudável fornecendo nutrientes que ajudam a aumentar a produção de colágeno e com ação antioxidante, ajudam a retardar o envelhecimento da pele.
Assim, a alimentação para evitar o envelhecimento precoce, deve incluir:
- Frutas, legumes e verduras todos os dias;
- Carnes brancas, como peixe e frango;
- Azeite extra virgem;
- Castanhas-do-pará no café da manhã;
- Farinha de trigo integral;
- Laticínios desnatados.
Além disso, deve-se fazer uma alimentação antioxidante e rica em colágeno para ajudar a minimizar as rugas e linhas de expressão e evitar o envelhecimento precoce. Veja a lista completa de alimentos antioxidantes.
Leia também: 12 alimentos ricos em colágeno (com cardápio) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-colageno