5 opções para afinar o nariz

É possível afinar o nariz a partir do uso de modeladores de nariz ou maquiagem, no entanto o efeito causado por essas técnicas são temporárias. Para ter um efeito mais definitivo, é necessário que sejam realizados procedimentos estéticos mais invasivos, como a bioplastia e a rinoplastia, que podem, além de afinar, interferir na estrutura do nariz, de modo de pode ficar mais empinado, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Outro procedimento estético para afinar o nariz é a alectomia, que consiste na remoção cirúrgica do excesso de cartilagem das "asas do nariz", deixando-o mais fino.

No caso dos procedimentos estéticos para afinar o nariz, é importante que sejam recomendados pelo dermatologista, profissional habilitado para o procedimento ou cirurgião plástico, para que, assim, possam ser realizados de maneira segura.

Imagem ilustrativa número 5

Opções para afinar o nariz

Algumas das opções para afinar o nariz são:

1. Maquiagem

A maquiagem é a maneira mais fácil de afinar o nariz, no entanto os resultados são temporários. Para afinar o nariz com maquiagem é primeiro preciso preparar a pele com o primer, base e corretivo. Em seguida, deve-se aplicar corretivo e base de pelo menos 3 tons acima do tom da pele no contorno do nariz, ou seja, desde a parte interna da sobrancelha até as laterais do nariz.

Em seguida, deve-se espalhar a base e o corretivo com a ajuda de um pincel de cerdas macias e certificar-se de que não há nenhuma região marcada, ou seja, que a pele encontra-se uniforme. Em seguida, deve-se fazer um triângulo na região por baixo os olhos com uma sombra perolada ou um iluminados e esfumar o local, assim como esfumar a ponta do nariz e a região frontal do nariz, que é a parte do osso.

Para finalizar a maquiagem e dar aspecto mais natural ao nariz afinado, deve-se passar um pó do tom da pele, porém não deve-se aplicar com tanta força para não desfazer os efeitos de luz que foram feitos anteriormente.

2. Uso de modelador de nariz

O modelador de nariz é uma espécie de 'gesso' que deve ser colocado diariamente para que o nariz tome a forma desejada e pode ser usado para estreitar o nariz, reduzir o comprimento, remover a curva no alto do nariz, corrigir a ponta, diminuir as narinas e corrigir o desvio de septo.

Para que se tenha o resultado desejado, é recomendado que o modelador de nariz seja utilizado por cerca de 20 minutos por dia, podendo os resultado serem observados depois de 2 a 4 meses de uso.

3. Bioplastia de nariz

A bioplastia de nariz, também conhecida como rinomodelação, é uma técnica que corrige pequenas falhas, como a curva no alto do nariz, através do uso de substâncias como o polimetilmetacrilato e o ácido hialurônico, que são aplicadas com uma agulha nas camadas mais profundas da pele para preencher e corrigir as falhas do nariz. Veja o que é e como é feita a bioplastia.

O resultado dessa técnica pode ser temporário ou definitivo, dependendo da substância utilizada no preenchimento, e durante o procedimento utiliza-se apenas anestesia local. Além disso, o paciente pode retomar suas atividades normais logo depois do procedimento, pois o nariz fica apenas levemente inchado por cerca de 2 dias.

4. Rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento definitivo para afinar o nariz, pois é feita por meio de cirurgia que pode melhorar o perfil do nariz, alterar e/ou mudar a direção da ponta, diminuir o tamanho das narinas ou diminuir a largura do osso, por exemplo.

Esse procedimento é definitivo e, por isso, é importante que antes de ser realizado sejam feitas consultas com o cirurgião plástico com o objetivo de fazer uma simulação de como o nariz ficaria após o procedimento. 

A rinoplastia pode ser feita sob anestesia geral ou local e consiste na realização de um corte no nariz ou no tecido que recobre o nariz para que seja possível realizar a remodelação do nariz de acordo com o objetivo da pessoa. Os resultados definitivos da rinoplastia costumam aparecer após cerca de 15 dias, sendo importante que a pessoa permaneça com o rosto enfaixado e siga as orientações do médico. Confira como é feita a rinoplastia e quais os cuidados após a cirurgia.

5. Alectomia

A alectomia é um procedimento cirúrgico que também pode ajudar a deixar o nariz mais fino, já que é feito a partir de um corte nas "asas do nariz", que é a parte mais externa do nariz. A partir do corte, o médico deve retirar o excesso de cartilagem do local e depois costurar novamente as asas do nariz, tornando-o mais fino. Veja mais sobre a alectomia.